PF prepara lista de foragidos do 8/1 na Argentina para pedir extradição ao STF

A PF identificou que há mais de 60 pessoas investigadas pelos ataques golpistas do 8 de janeiro que estão no país presidido por Javier Milei, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

© Getty

Política 8 de janeiro 07/06/24 POR Folhapress

JULIA CHAIBBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal prepara uma lista com os nomes dos foragidos das investigações sobre os ataques de 8 de janeiro que estão na Argentina. O objetivo é encaminhar ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que sejam iniciados processos de extradição.

PUB

A PF identificou que há mais de 60 pessoas investigadas pelos ataques golpistas do 8 de janeiro que estão no país presidido por Javier Milei, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eles são considerados foragidos. Os investigadores têm informações de que alguns deles tentam pedir refúgio ao país vizinho, por isso a intenção é de extradita-los. O processo de extradição se inicia pelo STF e passa pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério de Relações Institucionais.

Os brasileiros que serão alvos dos pedidos de extradição são investigados na operação Lesa Pátria.

Os pedidos devem ser embasados com o material colhido pela PF durante as investigações que miram os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Ação da PF já teve 27 fases e investiga os vândalos, incitadores, financiadores e autores intelectuais dos ataques contra os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF.

Nesta quinta (6), a PF foi às ruas para cumprir 208 mandados de prisão, colocação de tornozeleiras eletrônicas e outras medidas contra foragidos da investigação.

Os mandado foram cumpridos em 18 estados e no Distrito Federal. Por enquanto, 50 pessoas foram presas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

"A Polícia Federal continua realizando diligências para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos", disse a corporação em nota.

A Operação Lesa Pátria tem quatro frentes de investigação abertas após os ataques. Uma delas mira os possíveis autores intelectuais, parte que apura ações de envolvimento do ex-presidente Bolsonaro no caso. Outra tem como objetivo mapear financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.

O terceiro foco da investigação da PF são os vândalos. Os investigadores buscaram identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios da capital federal, que acabaram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

A quarta linha de apuração avança sobre autoridades omissas durante o 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos golpistas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 15 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 18 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 16 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 17 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad