Coreia do Norte retoma envio de balões cheios de detritos para o Sul

A Coreia do Norte voltou a enviar balões cheios de detritos para o país vizinho através da fronteira, informou hoje a Coreia do Sul, dias após desertores norte-coreanos terem enviado propaganda na direção oposta.

© Lusa

Mundo Coreia do Norte 09/06/24 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Estado-Maior Conjunto das forças armadas da Coreia do Sul (JCS, na sigla em inglês) recomendou que a população civil não tocasse nos balões e informasse as autoridades militares ou policiais da sua descoberta.

PUB

O exército de Seul alertou ainda para possíveis danos causados pelo impacto do conteúdo dos balões, que se deslocaram do Norte para Sul esta madrugada, de acordo com a agência de notícias pública sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Sul detectou esta madrugada cerca de 330 balões vindos do Norte, dos quais 80 conseguiram chegar a solo sul-coreano, 30 deles na área metropolitana que rodeia a capital.

O JCS disse que não foram registrados feridos ou danos materiais até o momento, mas acrescentou que irá permanecer em alerta para o possível envio de mais balões por parte do Norte.

O Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul deverá realizar hoje uma reunião para discutir uma resposta à campanha de Pyongyang e o Ministério da Defesa emitiu uma ordem para que as tropas permaneçam em prontidão.

"Os nossos militares levam muito a sério os lançamentos adicionais de balões de lixo da Coreia do Norte. É crucial que o Ministério da Defesa e todos os militares mantenham um alto estado de vigilância e disciplina operacional para responder imediatamente ao lançamento de balões e a provocações adicionais", disse o ministério, num comunicado.

A retoma do envio de balões por parte da Coreia do Norte surge dias depois de desertores norte-coreanos terem enviado folhetos de propaganda contra o regime de Pyongyang através da fronteira.

O grupo de desertores Gyeoreul Unification Solidarity informou no sábado que enviou dez balões contendo cerca de 200 mil panfletos de propaganda críticos do líder norte-coreano Kim Jong-un.

Na semana passada, a Coreia do Norte enviou cerca de mil balões cheios de detritos para o Sul, naquilo que o regime classificou como uma resposta "olho por olho" à propaganda sul-coreana.

O governo de Seul ameaçou então com contramedidas, incluindo a possível retoma das emissões de altofalantes nas zonas fronteiriças, o que levou Pyongyang a anunciar a suspensão temporária do envio de balões.

A Coreia do Norte ameaçou, no entanto, enviar "cem vezes mais papel higiénico e lixo" em resposta a quaisquer novos panfletos vindos do Sul.

O envio de balões com detritos levou Seul a suspender um acordo bilateral adotado em 2018 para diminuir as tensões - que o Norte já tinha abandonado unilateralmente - e a retomar os exercícios militares nas zonas de fronteira.

Leia Também: Filipinas rejeitam notificar Pequim sobre operações no mar do Sul da China

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 11 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica Itaúna Há 11 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 9 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

brasil Brasil Há 7 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil São Paulo Há 11 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 3 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 6 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras