Os benefícios surpreendentes que só chorar pode fazer para a saúde
O choro realmente lava a alma?
Os benefícios surpreendentes que só chorar pode fazer para a saúde
O choro costuma ser visto como uma emoção negativa ou mesmo como um sinal de fraqueza. Mas derramar lágrimas pode ser bem mais abrangente. Nós podemos tanto estar tristes, frustrados ou com raiva como ainda felizes e comovidos.
Mais do que uma forma de extravasar sentimentos, chorar pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde física e mental. Como? Veja na galeria!
© Shutterstock
Choro lava e fortalece a alma?
Até a potência Ivete Sangalo desabou no choro após enfrentar uma série de problemas no Carnaval 2024 de Salvador. A cantora desabafou para os fãs que poderia ser a despedida dela da folia depois de vazamento de gás interromper a sua apresentação e o trio elétrico precisar ser evacuado na segunda, dia 12 de fevereiro de 2024. Felizmente, a Rainha do Axé deu a volta por cima e retornou no outro dia para a avenida mais forte e inabalável:
"É sempre sobre amor. Sempre sobre saber que através do amor existe uma onda poderosa de coisas boas arrebentando na beira do mar dos nossos corações", disse Ivete na rede X.
©
AgNews/Dilson Silva
O choro desintoxica o corpo
As lágrimas podem desintoxicar o corpo de várias maneiras diferentes. Por exemplo, as lágrimas de reflexo podem limpar detritos, como fumaça, poeira e areia, que podem estar nos seus olhos. E os irritantes cílios soltos? Pois!
©
Shutterstock
Lágrimas contínuas
Lágrimas contínuas lubrificam seus olhos e ajudam a protegê-los de infecções. Elas ajudam a manter a função dos dutos lacrimais e conservar os olhos úmidos o suficiente para ficarem confortáveis sem transbordamento.
©
Shutterstock
Lágrimas emocionais
Os efeitos das lágrimas emotivas são mais benéficos do que você imagina. Lágrimas derramadas como resultado de uma reação emocional possuem hormônios do estresse, como cortisol e outras toxinas. Essas toxinas podem causar estragos no corpo e por isso que é bom que sejam eliminadas. Chorar bem, portanto, reduz os níveis gerais de estresse.
©
Shutterstock
Chorar ajuda a acalmar
De acordo com muitos psicólogos, o choro pode ser um dos melhores mecanismos para acalmar alguém.
©
Shutterstock
Chorar como forma de regulação emocional
O efeito auto-calmante é considerado uma forma de regulação da emoção; ele ativa o sistema nervoso parassimpático (SNP), que por sua vez ajuda o corpo a descansar e digerir.
©
Shutterstock
Chorar atenua a dor
Soluçar bem pode ajudar a aliviar a dor física e emocional. Quando choramos por longos períodos, nosso corpo libera oxitocina e opioides endógenos, também conhecidos como endorfinas.
©
Shutterstock
Uma sensação de bem-estar
Depois que essas substâncias químicas do bem-estar são liberadas, seu corpo pode entrar no que é melhor descrito como um estágio de dormência. A oxitocina é um hormônio poderoso normalmente liberado quando as pessoas se aconchegam, fazem s e x o ou se relacionam socialmente. Portanto, a oxitocina dá uma sensação de calma ou bem-estar. Na verdade, é outro exemplo de como o choro é uma ação que acalma.
©
Shutterstock
Chorar melhora o humor
Além de ajudar a aliviar a dor, pesquisas sugerem que o choro, especificamente a parte do soluço, pode até melhorar o seu humor. Na verdade, chorar de vez em quando é visto como uma forma positiva de levantar o ânimo. Mas como isso funciona?
©
Shutterstock
Esfria a cabeça
Quando você soluça, muitas vezes inspira várias vezes o ar fresco. Respirar o ar mais frio pode ajudar a regular e até mesmo diminuir a temperatura do cérebro. A mesma coisa pode acontecer quando você boceja. A conclusão é que um cérebro frio agrada mais ao corpo e à mente do que um cérebro quente. Entregar-se a uma sessão de soluços de vez em quando pode, portanto, melhorar seu humor.
©
Shutterstock
Chorar pode atrair apoio
O choro é desencadeado por uma série de sentimentos - de empatia e surpresa à raiva e tristeza. Seja qual for o motivo, se abrir com alguém é uma maneira de informar as pessoas ao seu redor que você precisa de apoio. Isso é conhecido como um benefício interpessoal.
©
Shutterstock
Benefício interpessoal
Chorar é conhecido como comportamento de apego. Basta ouvir o choro de um bebê para perceber que ele precisa de cuidados amorosos e carinhosos. Da mesma forma, os adultos choram para obter conforto e cuidado de outras pessoas. Mas isso só funciona se você tiver uma rede de apoio social forte para recorrer quando as coisas estiverem ruins.
©
Shutterstock
Chorar ajuda você a se recuperar da dor
Nunca é fácil controlar a morte de um ente querido, e o choro costuma ser uma parte importante do processo de luto.
©
Shutterstock
O processo de luto
O processo de luto pode ser demorado e envolve períodos de tristeza, entorpecimento, culpa e raiva. Cada um lida com a perda à sua maneira. O choro pode ajudá-lo a processar e aceitar o luto, e funciona da mesma maneira que derramar lágrimas para aliviar a dor e melhorar o humor.
©
Getty Images
Chore para restaurar o equilíbrio emocional
Todos nós choramos por motivos diferentes. Pode ser em resposta a algo triste ou mesmo engraçado. As lágrimas também podem fluir em momentos de estresse ou como resultado de medo ou ameaça. Mas o que induz a necessidade de chorar em situações como essas?
©
Shutterstock
Uma maneira de recuperar o equilíbrio
É tudo uma questão de restaurar o equilíbrio emocional. Às vezes, o choro é necessário para recuperar o equilíbrio físico e mental. Por exemplo, quando você está incrivelmente feliz ou assustado com algo e chora, pode ser a maneira do seu corpo de se recuperar de uma emoção tão forte e avassaladora.
©
Shutterstock
Chorar ajuda o bebê a respirar
Bebês choram. Nós todos sabemos isso. Mas você sabe por que o primeiro choro de uma criança fora do útero é muito importante?
©
Shutterstock
Um bebê que chora é saudável
O primeiro choro de um bebê é algo que significa sua entrada no mundo. Mais importante ainda, indica que o bebê está respirando sozinho e que seus pulmões se adaptaram imediatamente à vida fora do útero.
©
Shutterstock
Chorar também ajuda o bebê a dormir
O choro também pode ajudar os bebês a respirarem melhor à noite. Embora o choro à noite possa ser um indicador de que o bebê possa estar com fome ou angustiado, existe também algo chamado choro controlado. É assim que funciona.
©
Shutterstock
Choro controlado
O choro controlado é um método de treinamento do sono em que os pais ou responsáveis permitem que o bebê chore por incrementos graduais de tempo antes de lhe pegarem no colo para confortá-lo. Isso incentiva os bebês a aprenderem a se acalmarem e adormecerem por conta própria.
©
Shutterstock
Chorar melhora a comunicação
As lágrimas de bebês e crianças costumam ser um grito por ajuda ou conforto, dirigido a um dos pais ou responsável. Os adultos adaptaram essa função biológica a uma emocional.
©
Shutterstock
As lágrimas do adulto
Simplificando, o choro melhora a comunicação. As lágrimas dos adultos, como os soluços vocais, transmitem principalmente a mensagem de que eles precisam da ajuda de alguém. Na verdade, é uma reação positiva a um estado de desamparo.
©
Shutterstock
Chorar cria laços
Nós nos comunicamos com lágrimas. É uma demonstração de emoção e vulnerabilidade. Se você confia em alguém o suficiente para chorar perto de uma pessoa, então está demonstrando que se sente próximo dela. Na verdade, o choro cria laços.
©
Shutterstock
Compartilhe suas lágrimas
O ato de chorar torna-se uma função social mais complexa à medida que as pessoas envelhecem. Derramar lágrimas na frente de alguém pode gerar uma resposta de empatia e uma conexão emocional. Mas as pessoas raramente choram na frente de estranhos. Em vez disso, as lágrimas são compartilhadas com aqueles de quem somos mais próximos.
©
Shutterstock
O choro feliz ajuda a relaxar o corpo
Um nível de excitação elevada devido a sentimentos positivos pode levar ao choro, as chamadas lágrimas de alegria. O choro ocorre durante emoções extremamente positivas, como felicidade, admiração e deslumbramento.
©
Shutterstock
Chorar tem grandes efeitos físicos
Embora o choro possa ser a ponte que leva a um estado mais tranquilo (o efeito auto-calmante), o próprio ato de chorar é altamente excitante. Isso ocorre porque chorar não é apenas um ato emocional - é um ato físico.
©
Shutterstock
'Treino' emocional e físico
Claro, derramar lágrimas pode liberar toxinas, como já observamos. Mas soluçar incontrolavelmente pode causar dor de cabeça, coriza, manchas na pele, suor e tremores no corpo inteiro. Em outras palavras, chorar bem pode proporcionar ao seu corpo um ótimo 'treino' físico.
©
Shutterstock
Choro diminui a pressão arterial
Se você precisa chorar, chore. Segurar as lágrimas pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Chorar e respirar é uma experiência catártica, após a qual a pressão arterial e a pulsação diminuem lentamente.
©
Shutterstock
Quanto você deve chorar?
Não há regras para saber quanto chorar é demais. A frequência pode variar dramaticamente por idade, cultura e entre homens e mulheres. Por exemplo, a quantidade de bebês chorando atinge o pico às seis semanas, cai drasticamente por volta dos dois anos de idade e continua diminuindo à medida que envelhecem. Mas e quanto aos adultos?
©
Shutterstock
Lifestyle
Emoções
11/06/24
POR Notícias Ao Minuto
O choro costuma ser visto como uma emoção negativa ou mesmo como um sinal de fraqueza. Mas derramar lágrimas pode ser bem mais abrangente. Nós podemos tanto estar tristes, frustrados ou com raiva como ainda felizes e comovidos.
Mais do que uma forma de extravasar sentimentos, chorar pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde física e mental. Como? Veja na galeria!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA