Greve dos empregados da Eletrobras tem 80% de adesão, informa CNE

Segundo o balanço de greve, Furnas parou inteiramente em 15 estados da federação e no Distrito Federal

© Shutterstock

Economia Protesto 11/06/24 POR Estadao Conteudo

O primeiro dia da greve dos empregados da Eletrobras teve 80% de adesão, segundo o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). O objetivo da greve, de acordo com o CNE, é discutir as cláusulas do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em dissídio no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Procurada, a Eletrobras não quis se pronunciar.

PUB

"Primeiro dia de greve é um sucesso e vamos continuar firmes até o dissídio no TST", disse o CNE em nota, informando que os operadores das bases que votaram pela greve estão dobrando o turno de 12 para 24 horas, "o que aumenta o risco de erros na operação", destacou.

Segundo o balanço de greve, Furnas parou inteiramente em 15 estados da federação e no Distrito Federal. Na Eletrosul, a maioria das bases Sindinorte SC (Centro Regional Joinville), Sintresc (Centro Regional Capivari), Sintevi (Blumenau) e Stieel (Centro Regional Oeste) estão paradas

Na Chesf, a sede, que é a maior base da empresa, definiu hoje que vai parar por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, 14.

Na Eletronorte, 10 das 11 bases estão em greve por tempo indeterminado, e elevando os turnos para 24 horas. Tanto a Eletrobras Holding com a Eletropar estariam totalmente paradas, segundo o CNE.

"Amanhã (11), dia em que a Eletrobras completa 62 anos, mais bases entram em greve e mais áreas operacionais vão aderir ao turno de 24 horas. A greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras segue por tempo indeterminado", afirmou o CNE.

A greve foi convocada para esta segunda-feira, por tempo indeterminado, depois de a proposta final de ACT da empresa ter sido rejeitada em assembleias por todo Brasil, informou o CNE. A empresa, privatizada em 2022, quer cortar salários e retirar benefícios da época em que era estatal.

A Eletrobras se negou a participar do processo de mediação no TST, alegando que a proposta final, após cinco rodadas de negociações, já é a melhor versão, e que não seria possível avançar mais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 14 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 21 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 21 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 20 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 20 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Elie Há 21 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama Kate Cassidy Há 21 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

mundo Krish Arora Há 13 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 15 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 19 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga