Cinco das 8 atividades do varejo sobem em abril ante março, revela IBGE

Os Combustíveis e lubrificantes avançaram 2,2%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 1,5%.

© Pixabay

Economia IBGE 13/06/24 POR Estadao Conteudo

Cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os Combustíveis e lubrificantes avançaram 2,2%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 1,5%.

Houve recuo de 0,7% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 2,4% de Móveis e eletrodomésticos.

Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 0,6% em abril.

Livros, jornais, revistas e papelaria caíram 0,4%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 14,2%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve estabilidade.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 1,6%, enquanto Material de construção subiu 1,9%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada.

No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal. O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com abril de 2023

Conforme os dados do IBGE, seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em abril ante abril de 2023.

Os Combustíveis e lubrificantes avançaram 1,8%, enquanto os Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo caíram 1,3%.

Houve recuo de 1,5% de Tecidos, vestuário e calçados e alta de 8% de Móveis e eletrodomésticos. Os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram avanço de 18,9% em abril.

Livros, jornais, revistas e papelaria subiram 2,4%. Nos Equipamentos e material para escritório informática e comunicação houve avanço de 16,1%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve alta de 4,6%.

No varejo ampliado, o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 28,8%, enquanto Material de Construção subiu 16,3%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 13%.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 13 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 15 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 12 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 13 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 14 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 13 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 13 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Afogamento Há 23 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes