Rio Grande do Sul tem alerta de chuvas intensas no fim de semana

Os locais mais afetados devem ser a região metropolitana de Porto Alegre, a lagoa dos Patos e os vales

© Reuters

Brasil Chuvas 14/06/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Sul do país deverá ter um fim de semana com chuvas intensas. O alerta foi feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e é válido para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PUB

Segundo o serviço de meteorologia Climatempo, temporais chegam ao estado nesta sexta-feira (14), continuam no sábado (15) e invadem o início da semana, devido a uma frente fria.

Os locais mais afetados devem ser a região metropolitana de Porto Alegre, a lagoa dos Patos e os vales, bem como a região central gaúcha. São esperados volumes de chuva entre 50 mm e 150 mm nessas áreas.

Para o restante do estado, os volumes previstos são menores, de 20 mm a 40 mm. No entanto, conforme a Climatempo, a situação é de alerta em todo estado devido aos episódios recentes de chuva extrema.

Em Porto Alegre, as chuvas não devem causar uma nova alta no nível do lago Guaíba, mas é motivo de preocupação pelo risco de novos alagamentos em trechos urbanos -conforme a Defesa Civil municipal, o período com maior preocupação será entre as tardes deste sábado e segunda-feira (17)

A situação é agravada pela presença de lixo e entulho nas vias e calçadas da capital, principalmente nos bairros mais afetados da zona norte.

O temor é que ocorram novos alagamentos, provocados pelo entulho de móveis destruídos pela enchente que podem bloquear bueiros após um novo período de chuvas.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que as ações de limpeza do sistema de drenagem e a desobstrução de bueiros, córregos e arroios foram intensificadas nos últimos dias.

"Como medidas iniciais, vamos manter as equipes do Dmae [Departamento Municipal de Água e Esgotos] de prontidão em regiões prioritárias como Sarandi, Humaitá, Anchieta e Ilhas, entre outras", disse ele, em comunicado divulgado na terça (11).

Outra ação é a contratação de mais geradores para manter as casas de bombas funcionando, "caso se confirme o prognóstico de temporal". Atualmente há 26 geradores instalados nas casas de bombas.

A temperatura em Porto Alegre, diz a Climatempo, deve variar entre 20°C e 31°C nesta sexta. No sábado, a máxima cai para 22°C, e a mínima, para 17°C. Para o domingo, a previsão é de máxima de 19°C e mínima de 17°C.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 22 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 19 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 23 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

lifestyle Hipertensão Há 23 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'