Ibovespa cai para nível de 118 mil pontos, por exterior e insegurança fiscal

Assim, o investidor espera o desfecho da reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e banqueiros na capital paulista, em meio à expectativa de que se pronuncie sobre a situação fiscal do Brasil.

© Paulo Whitaker/Reuters

Economia Ibovespa 14/06/24 POR Estadao Conteudo

O Ibovespa cai desde a abertura nesta sexta-feira, 14, em meio à queda das bolsas do ocidente, apesar da alta das commodities, em dia de vencimento de opções sobre ações. Ao mesmo tempo as incertezas fiscais persistentes e a alta de apenas 0,01% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), aquém da mediana de expansão de 0,40%, reforçam o clima cauteloso neste última dia da semana, que pode caminhar para um quarto recuo seguido semanal.

Assim, o investidor espera o desfecho da reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e banqueiros na capital paulista, em meio à expectativa de que se pronuncie sobre a situação fiscal do Brasil.

O encontro ocorre após o imbróglio da semana passada, que azedou ainda mais o humor do mercado e fez Haddad reclamar publicamente de vazamento de "informações falsas", indicando enfraquecimento do arcabouço fiscal. Desta forma e após o Congresso derrubar a MP que limitaria a compensação de créditos tributários do PIS e da Cofins, houve a percepção de isolamento de Haddad no governo.

"Sem um sinal concreto em relação ao fiscal, o mercado fica sem trigger", observa Thiago Lourenço, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

Apesar dos recentes ruídos envolvendo o nome de Haddad, Lourenço ainda acredita que o ministro é uma figura que sempre gera expectativa positiva ao mercado. "Haddad ainda é uma das "vozes mais prudentes no governo", afirma.

Ontem, o Ibovespa fechou em baixa de 0,31%, aos 119.567,53 pontos, menos intensa do que a queda de 1,40% do dia anterior. A limitação da desvalorização na quinta-feira refletiu o compromisso do governo - Haddad, Tebet e do presidente Lula - por meio de falas, com o fiscal do País.

"A fala de Haddad de que a equipe econômica prepara uma ampla revisão dos gastos e os elogios de Lula ao ministro da Fazenda ajudaram a reduzir um pouco as incertezas com o cenário fiscal", descreve em nota a MCM Consultores. "Mas o quadro das contas públicas para os próximos anos ainda está indefinido, o que justifica a continuidade dos elevados prêmios de risco", pondera a consultoria.

Às 11h20, o Ibovespa cedia 0,54%, aos 118.926,31 pontos, ante recuo de 0,62%, na mínima aos 118.828,08 pontos. A desvalorização é puxada em boa medida por ações de primeira linha. "Caem em bloco, com venda de Brasil", observa o operador de renda variável da Manchester. Assim, acentua a queda semanal a 1,54% - quarta seguida.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Diego Faria Há 23 Horas

Após levar golpe de R$ 500 mil, Silvia Abravanel processa ex-namorado

justica Bahia Há 22 Horas

Fisiculturista de 22 anos é encontrado morto em cabana na BA

fama Separação Há 22 Horas

Justiça determina que Amado Batista pague pensão de 10 mil à ex-namorada

mundo EUA Há 21 Horas

Menino de 8 anos morre após pai o fechar em armário 16h por dia

justica Mongaguá Há 2 Horas

Mãe de 27 anos é brutalmente violentada com filho de 3 anos no colo

brasil Bento Gonçalves Há 22 Horas

Cervo "atropela" pedestre no RS; vídeo

economia Portalbilidade Há 4 Horas

Liberdade financeira: Transfira seu cartão de crédito e pague menos

fama Treta Há 5 Horas

Após treta, Deolane deixa de seguir e apaga postagens com Fiuk nas redes

fama Brigas Há 22 Horas

Famosos que foram expulsos de aviões (e seus barracos)

fama Luto Há 23 Horas

Família quebra silêncio após morte de Shifty Shellshock