Na Eurocopa, Mbappé 'convoca' jovens a votarem contra a extrema-direita na França

Descendente de camaroneses e argelinos, o atacante não escondeu sua preocupação com o avanço da extrema-direita em seu país e espera que os franceses compareçam em peso nas eleições dos dias 30 de junho e 7 de julho.

© Getty Images

Esporte Eurocopa 16/06/24 POR Estadao Conteudo

Na véspera da estreia da França na Eurocopa diante da Áustria, nesta segunda, às 16h (horário de Brasília), o craque da equipe, Kylian Mbappé, aproveitou a coletiva de imprensa deste domingo para dar um recado à população do seu país, especialmente aos jovens.

Descendente de camaroneses e argelinos, o atacante não escondeu sua preocupação com o avanço da extrema-direita em seu país e espera que os franceses compareçam em peso nas eleições dos dias 30 de junho e 7 de julho.

"Vemos que os extremos estão às portas do poder. Temos a possibilidade de mudar tudo", afirmou o capitão. "Estamos em um momento crucial na história do país. Somos cidadãos, acima de tudo, e não podemos ficar desligados do mundo."

A França passa por uma tensão política desde que o presidente Emmanuel Macron dissolveu o Parlamento e antecipou as eleições legislativas depois da vitória da extrema direita no pleito europeu.

A Federação Francesa de Futebol havia pedido "neutralidade" dos jogadores da seleção, mas não foi atendida. "Espero que minha voz seja transmitida o máximo possível. Precisamos nos identificar com valores de tolerância, respeito e diversidade. Cada voz conta", comentou o novo reforço do Real Madrid, fazendo coro ao colega de seleção Marcus Thuram, que, no sábado, já havia se posicionado contra o partido extremista de Marine Le Pen.

"A situação é triste e muito grave. Temos de dizer a todos para irem votar e que lutem diariamente para evitar uma vitória do RN", disse o atacante da Inter de Milão, referindo-se ao partido Reagrupamento Nacional. Uma das principais bandeiras da sigla radical é impedir a entrada de imigrantes e muçulmanos na França.

"Espero que façamos a escolha certa e tenhamos orgulho de vestir esta camisa no dia 7 de julho. Compartilhamos os mesmos valores de Marcus Thuram. Estamos em um país onde há liberdade de expressão. Ele deu sua opinião e estou do lado dele", explicou Mbappé.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 19 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

fama Problemas de Saúde Há 19 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica Bolsonaro Há 17 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 19 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 9 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 18 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 17 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 19 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil