Até 20h de maquiagem? O tempo que os atores levam para virar personagens icônicos!
Quilos e horas de maquiagem!
Até 20h de maquiagem? O tempo que os atores levam para virar personagens icônicos!
Enquanto alguns filmes usam efeitos digitais para colocar personagens na tela, há outros que preferem usar maquiagem e próteses. A maior desvantagem? Viver esses papéis muitas vezes pode levar horas do dia de um ator antes que eles realmente acabem na frente das câmeras. Ou seja, um chá de cadeira de tanta espera pra o visual ficar pronto. São muitas horas e quilos de make!
Curioso? Clique nesta galeria para ver alguns personagens que tiveram um tempo de maquiagem exaustivo para os atores que interpretaram. Alguns detestaram a experiência.
©
NL Beeld
Lawrence Makoare na trilogia 'O Senhor dos Anéis' – 4,5 horas
O ator Lawrence Makoare encarnou muitos personagens durante as filmagens da franquia da Terra Média, mas para seu papel como Lurtz ele teve que ficar sentado na cadeira de maquiagem por mais de quatro horas!
©
Getty Images
Michael Chiklis em 'Quarteto Fantástico' (2005) – 4,5 horas
Apesar do fracasso crítico que este filme foi, Michael Chiklis estava comprometido com seu papel como o herói A Coisa – um personagem que exigia mais de quatro horas para aplicar próteses.
©
NL Beeld
Marion Cotillard em 'Piaf - Um Hino ao Amor' (2007) – 5 horas
A interpretação de Marion Cotillard como a cantora francesa da vida real Édith Piaf lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Mas o filme também ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado. O cabeleireiro do longa, Jan Archibald, raspou a linha do cabelo de Cotillard para 'aumentar' a testa e ficar mais parecida com Piaf.
©
NL Beeld
Jeff Goldblum em 'A Mosca' (1986) – 5 horas
O personagem Seth Brundle é, sem dúvida, um dos personagens mais icônicos de Jeff Goldblum, com o diretor David Cronenberg no comando do filme. O departamento de maquiagem do filme ganhou um Oscar por suas ousadas próteses.
©
NL Beeld
John Matuszak em 'Os Goonies' (1985) – 5 horas
Para seu papel como Lotney "Preguiça" Fratelli em 'Os Goonies', John Matuszak usou grandes quantidades de látex e uma máscara, que levava cinco horas para ser aplicada todos os dias.
©
Getty Images
John Travolta em 'Hairspray - Em Busca da Fama' (2007) – 5 horas
A personagem de John Travolta, Edna Turnblad, na comédia musical de John Waters, exigia copiosas próteses de silicone que permitiriam ao ator usar vários trajes reveladores. A escalação de um homem para o papel de Edna deu continuidade à tradição do filme original de 1988, que viu a d rag queen Divine encarnar a personagem.
©
NL Beeld
Brad Pitt em 'O Curioso Caso de Benjamin Button' (2008) – 5 horas
A representação de Benjamin Button pelo diretor David Fincher, um personagem que envelhece ao contrário, rendeu ao filme impressionantes 13 indicações ao Oscar - acabou ganhando o prêmio de Melhor Maquiagem.
©
BrunoPress
Zoe Saldana em 'Guardiões da Galáxia' (2014) – 5 horas
A adaptação de James Gunn desta franquia MCU incluiu a personagem Gamora de Zoe Saldana, um papel que lhe exigia um chá de cadeira de cinco horas para aplicar próteses e pintura corporal.
©
NL Beeld
Dave Bautista em 'Guardiões da Galáxia' (2014) – 5 horas
Para dar vida ao personagem Drax, Dave Bautista teve que suportar a aplicação de 18 peças protéticas ao longo de cinco horas.
©
NL Beeld
Arnold Schwarzenegger em 'O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final' (1984) – 5 horas
O segundo filme da franquia 'O Exterminador do Futuro' ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e exigiu que Arnold Schwarzenegger usasse próteses de látex que faziam metade de seu rosto parecer deformado. O ator relembrou como sua filha não reagiu bem ao vê-lo maquiado.
©
NL Beeld
Doug Bradley em 'Hellraiser - Renascido do Inferno' (1987) – 5 a 6 horas
O filme de terror sobrenatural, escrito e dirigido por Clive Barker, conquistou seguidores cult desde seu lançamento. A equipe criativa do filme encontrou muitos obstáculos orçamentários ao planejar o design do personagem Pinhead.
©
NL Beeld
Arnold Schwarzenegger em 'Batman e Robin' (1997) – 6 horas
Outro personagem de Schwarzenegger, o Sr. Freeze, exigiu muita maquiagem para ganhar vida, incluindo a colocação de um LED dentro da boca do ator para os close-ups do filme. Isso se mostrou perigoso, pois a saliva do ator destruiu as baterias e causou o vazamento de ácido em sua boca.
©
Getty Images
Doug Jones em 'O Labirinto do Fauno' (2006) – 6 horas
Doug Jones é famoso por papéis na televisão e no cinema que exigem transformações radicais com uso de próteses. Um desses personagens é o do Homem Pálido de 'O Labirinto do Fauno', de Guillermo del Toro. Jones também apareceu no filme como o Fauno, o que exigiu mais cinco horas de aplicação!
©
BrunoPress
Brendan Fraser em 'A Baleia' (2022) – 6 horas
Para seu papel como Charlie no filme dramático de Darren Aronofsky, Fraser teve que usar um macacão de 272 kg que demorava seis horas diárias para ser aplicado. No entanto, esse processo assustador pareceu valer a pena, já que Fraser ganhou o Oscar de Melhor Ator e a equipe de próteses ganhou o prêmio de Melhor Maquiagem.
©
NL Beeld
Ryan Reynolds em 'Deadpool' (2016) – 7 horas
Reynolds é conhecido como o intérprete do personagem Wade Wilson em 'Deadpool', herói da Marvel, que exigiu a aplicação de vários moldes de silicone que incluíam orelhas mutiladas e pele com cicatrizes.
©
NL Beeld
Jessica Chastain em 'Os Olhos de Tammy Faye' (2021) – 7,5 horas
O drama, dirigido por Michael Showalter, é uma representação biográfica da evangelista americana Tammy Faye, que era conhecida por seu uso extremo de maquiagem, incluindo tatuagem no lábio.
©
NL Beeld
John Hurt em 'O Homem Elefante' (1980) – 7 a 8 horas
Este drama biográfico dirigido por David Lynch e apresentando John Hurt como Joseph Merrick foi indicado a oito Oscars. Foi um sucesso de crítica e comercial, mas não levou nenhum prêmio. Após a cerimônia, a Academia recebeu críticas generalizadas por não honrar a produção com nenhuma estatueta. Por isso, criou o Oscar de Melhor Maquiagem para a edição seguinte. O primeiro filme a ganhar essa estatueta está nesta lista. Continue clicando.
©
NL Beeld
Boris Karloff em 'A Múmia' (1932) – 8 horas
O filme mais antigo desta lista mostra a dedicação que os primeiros cineastas tinham ao fazer seus amados projetos. Boris Karloff passou oito horas na cadeira de maquiagem para seu papel como Imhotep, mas felizmente apenas metade do filme mostrou seu personagem assim!
©
NL Beeld
Christian Bale em 'Vice' (2018) – 8 horas
Christian Bale conhece bem as transformações corporais extremas que qualquer papel pode exigir. Para o personagem Dick Cheney em 'Vice', o ator ganhou peso até chegar 102 kg, além da maquiagem protética que precisou ser aplicada por cima.
©
NL Beeld
Tim Curry em 'A Lenda' (1985) – 8 horas
Apesar da relutância de Tim Curry em aplicar uma maquiagem tão elaborada para seu papel como o Lord das Trevas no clássico cult de Ridley Scott, o ator acabou concordando em ter todo o seu corpo coberto com próteses e maquiagem. A grande estrutura em forma de touro no topo da cabeça de Curry era feita de fibra de vidro e sustentada por um arnês por baixo da maquiagem.
©
NL Beeld
Stellan Skarsgård em 'Duna: Parte 2' (2024) – 8 horas
Skarsgård preferiu efeitos práticos para seu papel como Barão Harkonnen na adaptação de Denis Villeneuve do universo 'Duna', mesmo sendo assustador: o ator falou sobre sua incapacidade de ir ao banheiro enquanto usava as próteses e o traje corporal do personagem.
©
NL Beeld
Jim Carrey em 'O Grinch' (2000) – 8,5 horas
Esta lista estaria realmente incompleta sem a inclusão do Grinch! Depois que Jim Carrey ameaçou deixar a produção devido ao preço que as próteses estavam cobrando dele, a equipe contratou um especialista da CIA para ensinar o ator como resistir à tortura.
©
NL Beeld
Jennifer Lawrence e Rebecca Romijn na franquia 'X-Men' – 8 a 9 horas
Para as diferentes interpretações da Mística na franquia 'X-Men', Lawrence e Romijn tiveram que passar por horas de maquiagem extenuante e aplicações de próteses que cobriam seus corpos inteiros. Esse processo foi posteriormente simplificado para três horas depois que um macacão foi feito para Lawrence.
©
Getty Images
David Naughton em 'Um Lobisomem Americano em Londres' (1981) – 10 horas
Embora o personagem de David Naughton no filme seja, em sua maior parte, fisicamente normal, foi a transformação do personagem em lobisomem que exigiu que o ator ficasse sentado na cadeira de maquiagem por quase meio dia. O filme foi o primeiro da história a ganhar o Oscar de Melhor Maquiagem!
©
Getty Images
Patricia Velasquez em 'A Múmia' (1999) – 13 horas
A pintura corporal e o ouro metálico eram a base da personagem de Velasquez como Anck-Su-Namun. A atriz foi primeiro totalmente coberta com pintura corporal, depois todas as linhas foram cuidadosamente pintadas.
©
Getty Images
Rod Steiger em 'Uma Sombra Passou por Aqui' (1969) – 20 horas
Este filme detém o recorde mundial de maior tempo aplicando maquiagem todos os dias. Um maquiador e uma equipe de oito assistentes pintaram tatuagens à mão no corpo de Steiger para seu papel como Carl no filme dirigido por Jack Smight.
Fontes: (Static Media) (TheRichest) (HalloweenCostumes.com)
Leia também: Irreconhecíveis? Quem são os atores por trás destes personagens
©
Getty Images
Cultura
Cinema
17/06/24
POR Notícias Ao Minuto
Enquanto alguns filmes usam efeitos digitais para colocar personagens na tela, há outros que preferem usar maquiagem e próteses. A maior desvantagem? Viver esses papéis muitas vezes pode levar horas do dia de um ator antes que eles realmente acabem na frente das câmeras. Ou seja, um chá de cadeira de tanta espera pra o visual ficar pronto. São muitas horas e quilos de make!
Curioso? Clique nesta galeria para ver alguns personagens que tiveram um tempo de maquiagem exaustivo para os atores que interpretaram. Alguns detestaram a experiência.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA