PT critica mudança em pisos de saúde e educação em estudo pela equipe econômica

Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (17), afirma que os pisos são conquistas históricas da sociedade brasileira

© Getty

Economia GOVERNO-FAZENDA 18/06/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A Executiva Nacional do PT criticou a proposta de limitar o crescimento real dos pisos de saúde e educação a 2,5%. Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (17), afirma que os pisos são conquistas históricas da sociedade brasileira.

PUB

Conforme a Folha de S.Paulo mostrou, a mudança é objeto de estudo do Ministério da Fazenda, como forma de aproximar o crescimento dessas despesas à lógica do arcabouço fiscal, que limita o conjunto dos gastos federais a uma alta real de até 2,5% ao ano

"Como defendemos ao longo da campanha presidencial, um dos maiores desafios do país continua sendo colocar o povo no Orçamento e fazer os muito ricos pagarem impostos", afirma.

Sem citar o estudo da Fazenda, a executiva do partido afirma que o governo Lula enfrenta "campanha especulativa e de ataques ao programa de reconstrução do país com desenvolvimento e justiça social".

De acordo com um integrante da equipe econômica, com a mudança o crescimento real dos pisos passaria a ser limitado aos mesmos 2,5% previstos no arcabouço. Também estão em análise alterações nas regras de certos benefícios previdenciários, como o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) -que passariam a ser desvinculados do salário mínimo.

A proposta, no entanto, já enfrenta resistências na ala política do governo e na cúpula do PT. Um técnico do governo afirma que a medida teria impacto pequeno no Orçamento de 2025 e 2026, o que desmotiva a ala política a assumir o elevado custo político da discussão em troca de um "ganho zero" para o restante do mandato.

No fim de semana, Lula criticou publicamente o estudo. O presidente afirmou que não fará ajuste fiscal "em cima dos pobres". O petista disse, no entanto, que vai se reunir com a equipe econômica para discutir o Orçamento e que não haverá "gastos desnecessários".

De acordo com a Executiva Nacional do PT, a arrecadação e o PIB têm crescido e há uma "inexistente crise fiscal" fabricada. "Um país que está saindo de um déficit primário de 2,29% para algo próximo de zero no corrente ano."

Classifica, ainda, a gestão do Banco Central de bolsonarista. Além de se manifestar contra a PEC (proposta de emenda à Constituição) que amplia a autonomia do BC.

"A escancarada sabotagem ao crédito, ao investimento e às contas públicas, movida pela direção bolsonarista do Banco Central com a manutenção da maior taxa de juros do planeta, soma-se à feroz resistência de setores privilegiados diante das necessárias e inadiáveis propostas, encaminhadas ao Congresso Nacional pelo ministro Fernando Haddad, para a correção de um conjunto de desonerações tributárias, muitas injustas e injustificáveis", diz.

Apesar do apoio do presidente do BC, Roberto Campos Neto, a PEC enfrenta a resistência de cardeais do Senado, como Omar Aziz (PSD-AM). O líder da União Brasil, Efraim Filho (PB), avalia que a medida está no radar dos senadores, mas não deve avançar a curto prazo.

A proposta ainda não tem data para votação. O relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), esperava ler o parecer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na quarta (12), mas o presidente, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pediu a realização de uma audiência pública antes.

Um parecer feito pela liderança do governo no Senado afirma que a PEC é inconstitucional, cria insegurança jurídica para os servidores e coloca em xeque a fiscalização de instituições financeiras.

A nota técnica, obtida pela Folha de S.Paulo, diz que a proposta viola a harmonia e a separação de Poderes (uma cláusula pétrea da Constituição) ao retirar o BC da estrutura administrativa do Executivo e submeter a instituição à supervisão do Congresso Nacional.

Leia Também: Três detentos confessam assassinato de líderes do PCC envolvidos em atentado contra Moro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Cometa Há 16 Horas

'Cometa do Século': fenômeno pode ser visto a olho nu em todo o Brasil

fama Eduardo Xol Há 15 Horas

Astro de 'Extreme Makeover' morre aos 58 anos após ser esfaqueado

mundo Espanha Há 8 Horas

Homem ganha na loteria e 'perde' família por não dividir prêmio

tech Ciberataque Há 11 Horas

'Hackers' estão usando o TikTok em ciberataques; entenda

justica Violência Há 17 Horas

Mulher perde 46 kg após marido proibi-la de comer; agressor é preso em RO

fama DEOLANE-BEZERRA Há 10 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

fama Maggie Smith Há 11 Horas

Maggie Smith, atriz de 'Harry Potter', morre aos 89 anos

lifestyle Alimentação Há 15 Horas

É saudável comer ovos todos os dias? Nutricionistas esclarecem a dúvida

justica Salvador Há 15 Horas

Pescador esfaqueia o próprio filho em alto-mar e grava crime com celular

mundo China Há 15 Horas

Cano de saneamento 'explode' e lança dejetos pelo ar em plena autoestrada