Celtics derrubam Mavs, superam Lakers e voltam a reinar na NBA

O Boston Celtics derrotou o Dallas Mavericks por 106 a 88

© Getty

Esporte BASQUETE-NBA 18/06/24 POR Folhapress

 (FOLHAPRESS) - A camisa do adversário tinha a palavra "Dallas", mas, para o público presente no TD Garden na noite de segunda-feira (17), havia outro oponente a ser batido. Sim, o Boston Celtics derrotou o Dallas Mavericks por 106 a 88, fechando em 4 a 1 a série melhor de sete da final da NBA, porém houve momentos em que torcedores gritaram "beat LA".

PUB

"Bater LA" é quase uma obsessão em Boston. A rivalidade da equipe do estado de Massachussetts com o Los Angeles Lakers é, de longe, a maior da liga norte-americana de basquete. E, agora, os fãs dos Celtics podem dizer de novo: têm mais títulos do que o inimigo.

Mais do que qualquer um, na verdade. Com 18 taças, o time alviverde está novamente isolado como o maior campeão da NBA, agora um troféu à frente dos Lakers.

O certame de 2023/24 foi decidido com uma atuação sólida da dupla formada pelos alas-armadores Jayson Tatum e Jaylen Brown, as estrelas do clube. Eles tiveram ao logo da série muito boa contribuição dos experientes Jrue Holiday e Al Horford.

Eleito o melhor das finais, Brown teve no jogo decisivo 21 pontos, 8 rebotes e 6 assistências. Tatum teve números ainda melhores na noite de segunda, com 31 pontos, 8 rebotes e 11 assistências.

Exceção feita à quarta partida, vencida facilmente pelo Dallas, o Boston teve desempenho melhor nos momentos decisivos. A respeitada dupla de armadores dos Mavericks encontrou dificuldades -Kyrie Irving não se achou plenamente no ataque, Luka Doncic foi frágil na defesa-, e os velhos campeões voltaram a reinar.

Agora, Tatum, 26, e Brown, 27, estão na história dos Celtics, ao lado de lendas como Bill Russell, Bob Cousy, John Havlicek, Sam Jones, Kevin McHale, Larry Bird, Paul Pierce e Kevin Garnett.

Pierce e Garnett foram decisivos na conquista anterior da equipe alviverde, em 2008, contra o odiado Los Angeles Lakers. Mas os Lakers os derrotaram em 2010, triunfaram de novo em 2020 e se igualaram aos arquirrivais, com 17 títulos. A formação atual do Boston, dirigida por Joe Mazzulla, tratou de desempatar a disputa.

Mazzulla, 35, é personagem de destaque da conquista, líder improvável do campeão. Ele era auxiliar de Ime Udoka, que surpreendeu ao levar os Celtics à decisão de 2022 com um time que não era apontado entre os favoritos. Então, em seguida, por "um relacionamento inapropriado", ainda que consensual, com uma funcionária do clube, o treinador foi afastado e posteriormente demitido.

A direção promoveu Mazzulla interinamente, gostou dos resultados e o efetivou. Jovem, ele conquistou os jogadores com o que Jrue Holiday chamou de "energia estranha". Respeitado pelo conhecimento tático e pela dedicação aos detalhes, chamou a atenção com discursos motivacionais do tipo "quem mexeu no meu queijo".

Em um deles, mostrou imagens de castelos de areia, explicando que até os melhores castelos são desgastados, dia a dia, e precisam ser reconstruídos. "Foi meio brega", sorriu Holiday. "Mas a gente comprou a ideia."

A ideia foi apresentada, ao longo dos últimos dois anos, bem ao particular estilo de Mazzulla. Em março, o Boston vencia facilmente uma partida, a poucos minutos do fim, quando, após um pedido de tempo, Royce O'Neale, do Phoenix Suns, fez um arremesso como treino, sem a bola em jogo. O técnico dos Celtics agiu como um defensor, tentando um toco.

"Eu vi um cara que não estava acertando uma bola e que estava tentando calibrar seu movimento, e eu não queria que ele ganhasse confiança. Esta é a regra: se eu vou pedir para os jogadores contestarem os arremessos dos nossos oponentes, a comissão técnica vai fazer a mesma coisa", afirmou.

"Você acaba embarcando na doideira", disse Holiday. "Talvez seja uma loucura controlada, mas é uma maneira dele de nos preparar e também uma maneira de ele se preparar. É divertido. É diferente. O Joe definitivamente traz uma faísca... E uma energia estranha."

Tão estranha que, questionado sobre o fato de haver dois técnicos negros na final da NBA pela primeira vez desde 1975, recusou-se a responder. "E quantas vezes houve dois treinadores cristãos?", disse, alimentando uma discussão que acompanha os Celtics há décadas. Em uma cidade com um vasto histórico de manifestações racistas, até Bill Russell, o maior da história do clube, teve sua casa atacada com fezes e, aposentado, foi embora.

Russell atuou como jogador e técnico em 1969, no último de seus quase inacreditáveis 11 títulos. Tinha 35 anos, a idade atual de Mazzulla, o mais jovem técnico em uma final justamente desde 1969.

Foi ele quem uniu da melhor forma Tatum e Brown, que deixaram para trás as questões sobre a compatibilidade da parceria. Eles nem sempre se deram bem, mas abraçaram o conceito de um jogo com menos ego e mais esforço na defesa.

O resultado foi uma campanha sólida. O Boston teve o melhor aproveitamento da primeira fase, com 64 vitórias e 18 derrotas. Nos mata-matas, venceu todas as séries com facilidade: 4 a 1 no Miami Heat, 4 a 1 no Cleveland Cavaliers, 4 a 0 no Indiana Pacers e 4 a 1 no Dallas Mavericks.

Nem a lesão de Kristaps Porzingis -que perdeu quase todos os "playoffs" e teve participação limitada na final, embora tenha sido decisivo no jogo 1- tirou do trilho aquele que foi claramente o melhor time do campeonato. O time que bateu Dallas. O time que bateu LA.

Leia Também: Pai assume carreira de Rodrygo e vê Neymar como exemplo a não ser seguido

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Problemas de Saúde Há 13 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

fama MC Mirella Há 13 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 11 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 13 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 4 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 12 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 13 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 11 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama KIM-KARDASHIAN Há 13 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil

fama ED-MOTTA Há 9 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show