São Paulo tem alerta de frio e pode registrar recorde de calor no mesmo dia

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima nesta terça poderá chegar a 29°C (no geral, a mínima deverá ser de 16°C

© Reprodução

Brasil CLIMA-SP 18/06/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A possibilidade de temperatura e sensação térmica de 13°C -ou até menos-, no início da manhã, faz a Defesa Civil municipal adotar estado de atenção para baixas temperaturas nos bairros mais afastados da região central de São Paulo nesta terça-feira (18). Ao mesmo tempo, à tarde pode ser registrada o dia mais quente para um mês de junho na cidade.

PUB

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima nesta terça poderá chegar a 29°C (no geral, a mínima deverá ser de 16°C).

Medições do instituto apontam que o dia quente mais para o mês foi em 8 de junho de 1992, quando a temperatura de 28,8ºC acabou registrada na estação meteorológica no Mirante de Santana, na zona norte do município.

A amplitude térmica -o frio pela manhã e o calor à tarde com grande diferença de temperatura- ocorre por causa da presença de um bloqueio atmosférico, massa de ar seco que há semanas cobre o centro do país e que vai continuar inibindo a formação de nuvens.

Segundo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura paulistana, nesta segunda-feira (17), as regiões de Capela do Socorro e Marsilac, na zona sul, tiveram 12°C. Ao mesmo tempo, o Inmet registrou no meio da tarde 28,6º na estação automática do Mirante de Santana -o índice seria atualizado com medição manual à noite.

"A combinação de falta de chuva e baixos índices de umidade são comuns nessa época do ano e colaboram para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos", diz o CGE.

A capital paulista deverá ter mais um dia seco. O órgão municipal aponta que a umidade relativa do ar estará baixa nas horas mais quentes do dia, com percentuais próximos a ligeiramente abaixo dos 30%.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que a umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde.

Nos últimos dias do outono -o inverno começa na próxima sexta-feira (21), São Paulo continuará tendo dias frios pela manhã, quentes à tarde e amenos à noite.

Na quarta-feira (19), a mínima prevista para o amanhecer é de 15°C, mas com possibilidade de termômetros marcarem menos nas regiões mais afastadas. À tarde, a tendência é de 28°C de máxima. O mesmo vale para quinta (20).

Leia Também: Cidade de São Paulo tem 42 vezes mais casos de dengue do que no mesmo período de 2023

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 10 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

fama Neymar Há 8 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

mundo Eleições EUA Há 9 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

politica Pesquisa Há 2 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

esporte Óbito Há 7 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

brasil Clima Há 2 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Demência: Estudo revela como identificar idosos em risco

lifestyle Obstipação Há 8 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

justica Rio de Janeiro Há 7 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência

fama Novela Há 10 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'