Stalking: saiba como identificar e qual a pena para quem comete o crime

O advogado Vinicios Cardozo explica como denunciar a perseguição

© <p>Shutterstock</p>

Lifestyle Alerta 18/06/24 POR Rafael Damas

Na última semana, a atriz Débora Falabella trouxe a público uma história de mais de 10 anos de perseguição. Durante uma década, uma mulher de 40 anos enviou presentes e mensagens para a atriz, de forma contínua, além de tentar encontrá-la em diversos endereços, configurando o crime de stalking, que motivou a apresentação de uma representação criminal contra a suspeita pelo crime.

PUB

O crime de stalking, também conhecido como perseguição, tornou-se uma preocupação crescente no Brasil, especialmente após a sua tipificação no Código Penal, pelo artigo 147-A, que afirma: “Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa”.

“Essa prática envolve ações repetitivas de alguém que ameaça, assedia ou invade a privacidade de outra pessoa, gerando medo ou prejudicando a sua liberdade”, conta o advogado Vinicios Cardozo, do escritório GMP | G&C Advogados Associados. Entre as formas de stalking estão contatos presenciais indesejados, como seguir a vítima; ligações telefônicas repetitivas; mensagens insistentes; e monitorar, comentar ou enviar mensagens constantes por meio das plataformas digitais.

Segundo Cardozo, em casos de perseguição é necessário adotar algumas medidas imediatas, como a documentação das evidências. “Salve todas as mensagens, grave ligações e tire prints das interações nas redes sociais. Esses registros serão fundamentais para a denúncia”, explica o especialista. Também é necessário fazer um Boletim de Ocorrência para formalizar a denúncia para, na sequência, com base no relato e provas, solicitar medidas protetivas.

“As consequências para quem pratica o crime de stalking são sérias. A pena prevista é de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa. Em situações agravantes, como quando a vítima é menor de idade, idosa, ou possui alguma deficiência, a pena pode ser aumentada em até metade. Além disso, se houver relação de afeto ou parentesco com o perseguidor, isso também pode agravar a punição”, completa Cardozo.

Leia Também: 5 mitos e verdades sobre as bebidas proteicas

    

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Cometa Há 16 Horas

'Cometa do Século': fenômeno pode ser visto a olho nu em todo o Brasil

fama Eduardo Xol Há 15 Horas

Astro de 'Extreme Makeover' morre aos 58 anos após ser esfaqueado

mundo Espanha Há 8 Horas

Homem ganha na loteria e 'perde' família por não dividir prêmio

tech Ciberataque Há 11 Horas

'Hackers' estão usando o TikTok em ciberataques; entenda

justica Violência Há 17 Horas

Mulher perde 46 kg após marido proibi-la de comer; agressor é preso em RO

fama DEOLANE-BEZERRA Há 10 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

fama Maggie Smith Há 11 Horas

Maggie Smith, atriz de 'Harry Potter', morre aos 89 anos

lifestyle Alimentação Há 15 Horas

É saudável comer ovos todos os dias? Nutricionistas esclarecem a dúvida

justica Salvador Há 15 Horas

Pescador esfaqueia o próprio filho em alto-mar e grava crime com celular

mundo China Há 15 Horas

Cano de saneamento 'explode' e lança dejetos pelo ar em plena autoestrada