Mais de 55% dos alunos que ingressam na USP são de escolas públicas

Na primeira edição do Provão Paulista, foram oferecidas 1,5 mil vagas para a USP

© Getty

Brasil USP 19/06/24 POR Agência Brasil

Mais de 55% dos ingressantes na Universidade de São Paulo (USP) em 2024 por meio da Fuvest, do Enem USP e do Provão Paulista (exame promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) são de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas (PPI). Do total de 10.753 vagas preenchidas, 5.954 (55,4%) são estudantes que cumpriram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas (EP), incluindo 2.965 (27,6%) autodeclarados PPI. No ano passado, esses índices foram de 54,1% e 27,2%, respectivamente.

PUB

Na primeira edição do Provão Paulista, foram oferecidas 1,5 mil vagas para a USP. Quase 400 mil inscritos e 260 mil estudantes fizeram as provas. Do total de vagas oferecidas pela USP nesta modalidade, 1.365 foram preenchidas. “Nossa universidade se aproximou do ensino público com o Provão Paulista e passou a ser conhecida por esses estudantes e se tornou uma possibilidade real para que eles possam prosseguir seus estudos”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, um dos fatores que contribuiu para esse número de ingressantes de escolas públicas e PPI foi a implementação da uma alteração na forma de convocação dos estudantes inscritos para as políticas afirmativas em 2023.

Nesse sistema, todos os candidatos concorreram às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC), independentemente da categoria em que se inscreveram. Primeiro foram preenchidas essas vagas, seguidas das vagas para Escola Pública e depois as vagas para PPI. Com essa mudança, 118 candidatos autodeclarados PPI foram aprovados pela AC e 726 em vagas reservadas para EP. Quanto aos estudantes egressos de escola pública, mas não PPI, 392 ingressaram pela AC.

“Neste processo seletivo, identificamos um fenômeno importante: muitos candidatos, embora egressos das escolas públicas e também PPI, se inscreveram somente em vagas de ampla concorrência, isto é, optaram por não disputar as vagas reservadas para as políticas afirmativas”, disse o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

Leia Também: Enem: pelo menos 5 milhões se inscreveram para a edição de 2024

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 7 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 11 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 13 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 12 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

mundo Cazaquistão Há 11 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 11 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

fama Emergência Médica Há 5 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Celebridades Há 20 Horas

Por que esses famosos não comemoram o Natal?

politica Justiça Há 12 Horas

Chefe da PM responsável pela Esplanada sugeriu combinar defesa sobre 8/1