Gleisi Hoffmann relaciona o uso de ivermectina com surto de sarna em Balneário Camboriú

Gleisi usou a rede social X (antigo Twitter) para falar sobre o assunto

© REUTERS/Amanda Perobelli

Brasil Santa Catarina 19/06/24 POR Estadao Conteudo

A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse, no último domingo, 16, que o uso de ivermectina poderia ser a causa do surto de escabiose, também conhecida como sarna, em Balneário Camboriú (SC).

PUB

Gleisi usou a rede social X (antigo Twitter) para falar sobre o assunto. De acordo com ela, a popularização do medicamento durante a pandemia teria causado como consequência o avanço da doença na cidade.

"Um surto de sarna em Santa Catarina pode estar relacionado ao uso indiscriminado de ivermectina, assim como ordenou o inelegível durante a pandemia, sem nenhuma evidência científica. Ele, o maior propagador de fake news", escreve a parlamentar que culpa o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pelo incentivo ao uso do remédio.

O Núcleo de Estudos em Farmacoterapia (NEF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) publicou um trabalho em 2021 que analisou como o ácaro sacorptes scabiei, que é o responsável pela propagação da doença, ganha resistência a partir da exposição ao medicamento. Porém, a farmacêutica Sabrina Neves, uma das responsáveis pelo conteúdo, explicou ao Estadão que trata-se de uma hipótese e é necessário haver mais estudos.

"Para se provar que trata-se de escabiose causada por ácaro resistente, deve-se fazer estudo específico, tanto do parasita, quanto estudos clínicos com o diagnóstico correto dos pacientes, e o monitoramento do tratamento para, então, avaliar se há resistência ao tratamento convencional. Isso requer cautela e método", disse.

O médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Camboriú, Rodrigo Emydio, afirmou que é não há indícios dessa relação na cidade, pois a transmissão na região é delimitada a um grupo específico.

Situação em Camboriú

Até o momento, há registro de 43 casos da doença no município. Com início registrado no dia 6 de junho, o surto já causou o fechamento de duas escolas, os Núcleos de Educação Infantil (NEI) Sementes do Amanhã e Rio das Ostras. De acordo com a gestão municipal, está previsto que aulas retornem na próxima segunda-feira, 24, e os locais estão sendo higienizados.

A sarna é uma doença infecciosa transmitida através do contato entre humanos ou por meio do contato com objetos contaminados, como roupas, por exemplo. Os sintomas podem aparecer entre 1 a 42 dias após o contágio. A infecção causa coceira, prurido, lesões na pele e é tratada com medicamentos tópicos e orais após avaliação profissional.

Leia Também: Surto de sarna afeta escolas em Balneário Camboriú (SC)

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Guarujá Há 13 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada; veja

economia Leilão Caixa Há 15 Horas

Caixa Econômica realiza leilão de imóveis com até 95% de desconto

fama Gusttavo Lima Há 16 Horas

Gusttavo Lima é indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa, diz TV

justica Estupro por 3 dias Há 16 Horas

Estuprada por 3 dias, mulher finge pedir pizza à PM e consegue ser salva

esporte Óbito Há 17 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

fama John Ashton Há 16 Horas

Ator John Ashton, de "Um Tira da Pesada", morre aos 76 anos

esporte São Paulo Há 13 Horas

Família culpa São Paulo por depressão e suicídio de goleiro

fama Família Beckham Há 16 Horas

Filho de David Beckham, Cruz Beckham está namorando cantora brasileira

mundo EUA Há 7 Horas

Corpo de criança morta em 2020 é encontrado no quintal da família adotiva

mundo Tensão no Médio Oriente Há 15 Horas

Líder do Hamas no Líbano é morto em ataque aéreo atribuído a Israel