Afinal, o que é e o que faz a Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo?

Empresa tem crescido exponencialmente nos últimos 18 meses, impulsionada pelo investimento na inteligência artificial

© Shutterstock

Tech Nvidia 21/06/24 POR Notícias ao Minuto

A Nvidia se tornou, esta semana, a empresa mais valiosa do mundo, alcançando uma capitalização de mercado de US$ 3,34 trilhões. Mas o que faz essa empresa de tecnologia tão especial? E por que ela é a detentora da ação mais transacionada em Wall Street?

PUB

A empresa dos chips poderosos

Sediada em Santa Clara, na Califórnia, a Nvidia se beneficiou fortemente do crescimento do ChatGPT, a plataforma de inteligência artificial da OpenAI. Seus populares e poderosos microchips são a combinação perfeita para essa ferramenta inovadora.

Fundada em 1993, a Nvidia se destacou por uma decisão estratégica: ao invés de se concentrar em CPUs (unidades centrais de processamento), como a Microsoft, Intel ou AMD, a empresa optou por se especializar em GPUs (unidades de processamento gráfico). As GPUs são mais eficientes na renderização de imagens, tornando-as ferramentas essenciais para gamers e entusiastas de conteúdo audiovisual.

Ascensão impulsionada por pandemia e inteligência artificial

Inicialmente, as GPUs eram usadas principalmente para jogos e conteúdos audiovisuais. No entanto, com sua capacidade de realizar cálculos simultâneos de forma muito mais rápida que CPUs tradicionais, elas abriram um leque de novas possibilidades.

A pandemia da Covid-19 em 2020 acelerou a ascensão da Nvidia. A demanda por data centers baseados em cloud computing e o crescente interesse por videogames durante os lockdowns impulsionaram as vendas da empresa.

Em seguida, veio a "explosão" da inteligência artificial (IA), impulsionada pela OpenAI. A Nvidia, com seu ecossistema completo de software e hardware, estava perfeitamente posicionada para se tornar a fornecedora de microchips preferida para as empresas que buscavam alto poder de processamento para seus projetos de IA, segundo a NBC News.

"Acreditávamos que algo novo surgiria, e o resto foi questão de sorte. Não foi uma previsão, mas sim a aposta na computação acelerada", disse Jensen Huang, cofundador e CEO da Nvidia, nascido em Taiwan.

Dominando o mercado de GPUs

De acordo com a NBC News, praticamente todas as grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Google, Meta, Microsoft e Oracle, já utilizaram os chips da Nvidia em algum momento. A consultora Jon Peddie Research revelou que a Nvidia produziu 88% das GPUs autônomas entregues globalmente no primeiro trimestre de 2024, demonstrando sua enorme dominância no setor.

As ações da empresa subiram cerca de 180% até agora este ano, enquanto as ações da Microsoft, por exemplo, registraram um aumento de apenas 19% no mesmo período, segundo o jornal The Guardian.

Leia Também: Estressado? Saiba as 10 músicas mais ouvidas no Spotify para descontrair

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 13 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 14 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 9 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 16 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 9 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 15 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

fama MARIA-FLOR Há 12 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

mundo autobiografia Há 15 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama Ilhas Há 11 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?