Os mares mais hostis e imprevisíveis do mundo

Onde na Terra estão localizados os corpos de água mais selvagens e imprevisíveis?

Os mares mais hostis e imprevisíveis do mundo

Os mares e oceanos do mundo são impressionantes pela sua beleza visual e pela diversidade da sua vida marinha. Mas esses mesmos corpos d’água podem ser perigosos e imprevisíveis. Padrões climáticos extremos, elevados níveis de tráfego marítimo, medidas de segurança inadequadas e conflitos armados podem transformar uma extensão pacífica de água num ambiente mortal e repleto de riscos.

Mas onde estão os mares e oceanos mais traiçoeiros da Terra? Clique na galeria para descobrir.

© Getty Images

Passagem de Drake

A Passagem de Drake é um corpo de água que fica entre o Cabo Horn, na América do Sul, e as Ilhas Shetland do Sul, na Antártida. A passagem leva o nome do explorador e corsário inglês do século 16, Sir Francis Drake.

©

Shutterstock

Passagem de Drake

Considerada uma das extensões de água mais perigosas do mundo, a Passagem de Drake é conhecida pelas suas condições climáticas extremas, incluindo ventos fortes, ondas enormes e padrões de tempestades imprevisíveis. Também é extremamente frio, e os icebergs representam um perigo adicional para o transporte marítimo.

©

Getty Images

Mar do Sul da China

O Mar do Sul da China é um corpo de água estratégico que faz fronteira com Brunei, Malásia, Indonésia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã e China.

©

Shutterstock

Mar do Sul da China

Situado na parte sudeste do Mar do Sul da China está o apropriadamente chamado Solo Perigoso – uma área caracterizada por numerosas ilhas baixas e ilhotas, recifes submersos e atóis. Vários países fizeram reivindicações territoriais sobre o Mar do Sul da China. A China, em particular, tem sido vigorosa para conseguir esse domínio, com disputas ameaçadoras prestes a se transformarem em conflitos militares.

©

Shutterstock

Oceano Pacífico

O maior e mais profundo dos cinco oceanos da Terra, o Pacífico cobre cerca de 46% da superfície da água do planeta e cerca de 32% da sua superfície total.

©

Public Domain

Oceano Pacífico

O seu elevado número de catástrofes naturais, incluindo terremotos, tsunamis e tufões, coloca o Pacífico entre os oceanos mais mortíferos do mundo. E escondidas sob sua superfície estão algumas criaturas ameaçadoras, como a venenosa água-viva.

©

Getty Images

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é o segundo maior dos cinco oceanos do mundo. Tem uma profundidade média de 3.646 m.

©

Shutterstock

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico também é um dos corpos de água mais mortíferos do mundo. É responsável por mais de um terço (36,4%) de todos os acidentes marítimos fatais, de acordo com o Gitnux Marketdata Report 2024. Vários animais aquáticos perigosos vivem nas águas do Atlântico, a exemplo de espécies como a caravela portuguesa, um tipo de água-viva cuja picada causa dor intensa aos humanos.

©

Public Domain

Oceano Índico

O Índico é o terceiro maior oceano da Terra. Tem uma profundidade média de 3.741 m.

©

Shutterstock

Oceano Índico

Navegar pelo Oceano Índico é um desafio. As temperaturas quentes tornam a região suscetível a mudanças climáticas como monções, tsunamis e ciclones. A pirataria é um problema inerente e os naufrágios podem tornar a navegação perigosa. O mortal polvo de anéis azuis é um dos mamíferos marinhos mais perigosos que patrulha suas profundezas.

©

Getty Images

Oceano Ártico

O Oceano Ártico, que inclui a região do Polo Norte, é o menor e mais raso dos cinco principais oceanos do mundo. É principalmente coberto por gelo marinho durante todo o ano e quase completamente no inverno.

©

Shutterstock

Oceano Ártico

Navegar numa rota através do Oceano Ártico no verão exige extrema cautela. Icebergs e blocos de gelo representam uma ameaça constante. As temperaturas das águas superficiais são em média de -1,8°C, e a presença de vida selvagem perigosa, como os ursos polares, também aumenta os riscos.

©

Getty Images

Golfo Pérsico

Efetivamente uma extensão do Oceano Índico, o Golfo Pérsico, também conhecido como Golfo Arábico, está localizado entre o Irã e a Península Arábica. O corpo de água está conectado ao Golfo de Omã, a leste, pelo Estreito de Ormuz.

©

Shutterstock

Golfo Pérsico

Uma via navegável estratégica e durante décadas um ponto de tensão geopolítico, o Golfo Pérsico foi campo de batalha da Guerra Irã-Iraque de 1980-1988, na qual cada lado atacava os petroleiros do outro (foto). Um terço do gás natural liquefeito mundial e quase 25% do consumo global total de petróleo passam pelo Estreito de Ormuz. Em 2019, vários tanques de petróleo foram danificados num contexto de tensões crescentes entre os Estados Unidos e o Irã.

©

Getty Images

Mar Negro

O Mar Negro é um grande mar interior situado na extremidade sudeste da Europa. Faz fronteira com a Ucrânia, Rússia, Geórgia, Turquia, Bulgária e Romênia.

©

Shutterstock

Mar Negro

Bem conhecido pelos seus padrões climáticos imprevisíveis, sendo as tempestades repentinas e violentas uma ocorrência comum, o Mar Negro é atualmente um campo de batalha da guerra em curso na Ucrânia. Na foto em 2023, um militar ucraniano a bordo de um barco patrulha a parte noroeste do Mar Negro.

©

Getty Images

Golfo da Biscaia

O Golfo da Biscaia é um enorme golfo no nordeste do Oceano Atlântico, situado ao longo da costa ocidental da França. Pode atingir profundidades de 4.735 m.

©

Shutterstock

Golfo da Biscaia

A baía abriga alguns dos climas mais violentos do Oceano Atlântico. Tempestades frequentes, ondas violentas e neblina intensa causaram acidentes em numerosos navios pesqueiros e mercantes.

 

©

Getty Images

Estreito de Cook

O Estreito de Cook separa as Ilhas do Norte e do Sul da Nova Zelândia. Nomeado em homenagem a James Cook, o primeiro comandante europeu a navegar por ele, em 1770, o estreito tem apenas 22 km no seu ponto mais estreito.

©

Shutterstock

Estreito de Cook

Os marinheiros consideram o Estreito de Cook um dos corpos de água mais perigosos e imprevisíveis do mundo. O clima intenso muitas vezes interrompe os serviços de balsas que atravessam o estreito. E os ventos afunilados e as marés fortes tornam a navegação nesta perigosa passagem de água um grande desafio.

©

Getty Images

Oceano Antártico

O Oceano Antártico compreende as águas mais meridionais abaixo de 60 graus de latitude sul e circunda todo o continente Antártico.

©

Shutterstock

Oceano Antártico

Muitas vezes descrito como o mar mais cruel, o Oceano Antártico está repleto de naufrágios. Os marinheiros conhecem as latitudes de 40 a 70 graus ao sul do equador como os "loucos quarenta", "furiosos cinquenta" e "gritantes sessenta" (a Antártica começa oficialmente aos 60 graus) devido aos ventos tempestuosos e às ondas gigantescas. E todo capitão está ciente de que o Oceano Antártico contém o ponto do globo mais distante de qualquer resgate terrestre.

©

Getty Images

Mar do Norte

O Mar do Norte tem mais de 970 km de comprimento e 580 km de largura. Situa-se entre o Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Alemanha, Holanda, Bélgica e França.

©

Shutterstock

Mar do Norte

Tempestades violentas, invernos nebulosos e temperaturas da água que atingem médias baixas de cerca de 6°C no inverno fazem do Mar do Norte um dos mares mais perigosos do mundo. Para agravar os riscos climáticos está a profundidade relativamente rasa do mar, que alimenta fortes correntes que muitas vezes puxam em direções diferentes.

©

Getty Images

Golfo de Aden

O Golfo de Aden é um golfo de águas profundas do Oceano Índico. Encontra-se nos territórios de três nações diferentes: Djibouti ao leste, Somália ao sul e Iêmen ao norte. É uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, ligando a Europa à Ásia e ao Oriente Médio.

©

Shutterstock

Golfo de Aden

O Golfo de Aden é também um dos locais de pirataria mais perigosos do mundo. Na foto está a embarcação USS Farragut passando pela fumaça de um suposto barco pirata desativado.

©

Getty Images

Mar de Bering

O Mar de Bering, juntamente com o Estreito de Bering, marca a divisão entre as duas maiores massas terrestres da Terra: a Eurásia e as Américas. O mar tem o nome de Vitus Bering, um navegador dinamarquês do século XVIII.

©

Shutterstock

Mar de Bering

O clima volátil, as ondas montanhosas e temperaturas congelantes caracterizam o Mar de Bering. É por isso que a pesca do caranguejo nestas águas imprevisíveis está entre os trabalhos mais perigosos do planeta.

©

Getty Images

Mar de Labrador

O Mar de Labrador é o braço noroeste do Oceano Atlântico Norte. Fica entre o Labrador, no Canadá, e a Groenlândia, um território autônomo do Reino da Dinamarca.

©

Getty Images

Mar de Labrador

Os navegadores aproveitam ao máximo os breves meses de verão nesta região do mundo. No inverno, o Mar do Labrador tem ventos hostis, águas agitadas e temperaturas arrepiantes que transformam o mar numa "sopa" beligerante cheia de gelo.

©

Getty Images

Mar da Tasmânia

O Mar da Tasmânia está situado entre a Austrália e a Nova Zelândia. Os locais chamam isso de "vala".

©

Shutterstock

Mar da Tasmânia

Numerosas pessoas perderam a vida ao tentar cruzar o Mar da Tasmânia, que é propenso a tempestades repentinas e poderosas. Em 1998, a corrida de iates de Sydney a Hobart teve de ser abandonada depois que condições climáticas severas atingiram a frota na costa sudeste da Austrália. Cinquenta e cinco marinheiros foram resgatados, mas seis morreram.

Fontes: (Marine Insight) (American Oceans) (Gitnux) (Ocean Conservancy) (Vox) (Reuters) (The Sydney Morning Herald) 

©

Getty Images

Lifestyle Imprevisíveis 23/06/24 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Os mares e oceanos do mundo são impressionantes pela sua beleza visual e pela diversidade da sua vida marinha. Mas esses mesmos corpos d’água podem ser perigosos e imprevisíveis. Padrões climáticos extremos, elevados níveis de tráfego marítimo, medidas de segurança inadequadas e conflitos armados podem transformar uma extensão pacífica de água num ambiente mortal e repleto de riscos.

PUB

Mas onde estão os mares e oceanos mais traiçoeiros da Terra? Clique na galeria para descobrir.

Leia Também: O que é a Síndrome de Münchhausen? Psiquiatra esclarece todas as dúvidas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 22 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 20 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 22 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 22 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 12 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 21 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 20 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 13 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 16 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA