Séries originais x spin-offs: Quem ganha?

'A Casa do Dragão' já está na sua segunda temporada.

Séries originais x spin-offs: Quem ganha?

Às vezes, uma série faz tanto sucesso que acaba ganhando derivados. Seja explorando a vida de um personagem coadjuvante que se tornou muito popular ou no formato de prequelas ou continuações de sagas, os spin-offs são uma boa forma de fidelizar fãs e grandes audiências.

Mas será que todo spin-off é sempre uma boa ideia? Algumas séries derivadas tiveram êxitos tremendos ao longo das décadas, enquanto outras nem tanto. Curioso para relembrar algumas delas? Clique a seguir na galeria!

©

NL Beeld

'The Walking Dead: Dead City'

A franquia 'The Walking Dead' não é estranha aos spin-offs, mas eles não se destacaram (em termos de audiência) nessa arte de se 'procriar' até agora... Mas 'The Walking Dead: Dead City', estrelado por Lauren Cohan e Jeffrey Dean Morgan em seus respectivos papéis de Maggie e Negan em seu próprio arco de seis episódios, estreou em 18 de junho de 2023 com ótimas críticas. Situado em Manhattan, a trama segue os dois personagens enquanto eles exploram uma Nova York pós-apocalíptica.

© BrunoPress

'Dexter'

Em 2023, foi anunciado que 'Dexter' terá três spin-offs próprios! 'Dexter: Origins' vai mostrar como o jovem Dexter Morgan se torna um serial killer. 'Dexter: New Blood' se concentrará no filho de Dexter, Harrison, enquanto ele luta contra seus próprios impulsos. E, finalmente, um terceiro spin-off acompanhará os passos dos prolíficos serial killers da série original, como o Trinity Killer, originalmente interpretado por John Lithgow.

© BrunoPress

'Billions'

A Showtime está internacionalizando o drama financeiro 'Billions' com 'Billions: London' e 'Billions: Miami', bem como os inteligentemente intitulados 'Millions' e 'Trillions'.

©

BrunoPress

'That '90s Show'

Em janeiro de 2023, foi lançada 'That '90s Show', inspirada na amada 'That '70s Show', série que foi ao ar de 1998 a 2006 e foi o trampolim para as carreiras de estrelas como Laura Prepon, Mila Kunis, Ashton Kutcher e Danny Masterson, que foi recentemente condenado a 30 anos de prisão.

O spin-off da Netflix gira em torno de Leia Forman, filha do famoso casal Eric e Donna, e mostra a adolescente nerd passando o verão em Wisconsin com seus avós. A jovem se relacionará "com uma nova geração de crianças de Point Place sob o olhar atento de Kitty e o olhar severo de Red". Onde se encontrarão? No icônico porão, onde se reuniam Eric, Donna, Michael Kelso, Jackie e Fez!

Debra Jo Rupp e Kurtwood Smith reprisam seus papéis como Kitty e Red e muitos dos atores do elenco original também fazem aparições, tornando a comédia adoravelmente saudosista!

© Getty Images

'A Casa do Dragão'

Os fãs estavam nervosos com os spin-offs de 'Game of Thrones', principalmente depois que a HBO filmou e cancelou uma série prequela separada, mas depois que 'A Casa do Dragão' estreou, os produtores deram um suspiro de alívio.

Esta série prequela cheia de dragões, que já está na sua segunda temporada, segue a saga de ascensão e queda da família Targaryen e se passa quase 200 anos antes dos eventos de 'GoT'.

Criada por George R.R. Martin e Ryan Condal, que também atua como showrunner com o diretor Miguel Sapochnik, a produção presta uma homenagem à série original e pode até corrigir os erros que tornaram a temporada final de 'GoT' tão controversa. 

© NL Beeld

'How I Met Your Father'

Quase oito anos desde que a amada comédia da CBS, estrelada por Josh Radnor, encerrou sua nona temporada em 2014, os fãs finalmente foram presenteados com uma série derivada de 'How I Met Your Mother' ('Como Eu Conheci Sua Mãe').

Lançado em 2022 pelo Hulu, 'How I Met Your Father', inverte o gênero da trama da série original quando uma m u l h e r chamada Sophie (interpretada por Hilary Duff na linha do tempo de 2022 e Kim Cattrall no futuro) conta a seu filho como ela conheceu o pai dele.

De acordo com um comunicado, a série é descrita como "uma história que nos catapulta de volta ao ano de 2022, onde Sophie e seu grupo de amigos estão tentando descobrir quem são, o que querem da vida, e como se apaixonar na era dos aplicativos de namoro e opções ilimitadas".

© BrunoPress

'Isle od The Dead'

'The Walking Dead' não é estranho aos spin-offs, e eles anunciaram que mais dois personagens estão recebendo seu próprio arco de seis episódios. 'Isle of the Dead', da AMC, vai ser estrelada por Lauren Cohan e Jeffrey Dean Morgan em seus papéis de Maggie e Negan, e será ambientada em Manhattan, seguindo os dois personagens enquanto eles exploram uma Nova York pós-apocalíptica, de acordo com o The Hollywood Reporter. O autor de longa data de 'The Walking Dead', Eli Jorné, será o showrunner do drama que deve ir ao ar em 2023.

© Getty Images

'Mork & Mindy'

Robin Williams, que interpretou Mork, um extraterrestre, apareceu pela primeira vez em um sonho na série 'Dias Felizes', no que se tornou um episódio extremamente popular. No spin-off, Mork vem à Terra e acaba sendo acolhido por Mindy, interpretada por Pam Dawber. Eles se tornam colegas de quarto e eventualmente um casal.

©

Getty Images

'Melrose'

Após o sucesso de 'Barrados no Baile', alguns personagens se juntaram ao spin-off 'Melrose'. Este programa seguia um grupo de jovens adultos que viviam em um complexo de apartamentos chamado Melrose Place em Los Angeles, e teve muitas mudanças de elenco durante sua transmissão.

©

Getty Images

'Better Call Saul'

Derivada de 'Breaking Bad', a série mergulha na história pessoal do famoso personagem, o advogado Saul Goodman, mas ainda conta com o mesmo pano de fundo sinistro do deserto.

©

NL Beeld

'Frasier'

Derivado de 'Cheers', uma das maiores comédias da década de 1980, o personagem de Frasier Crane (Kelsey Grammer) tornou-se um candidato instantâneo para o spin-off de grande sucesso.

©

Getty Images

'Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais'

Estrelado por Mariska Hargitay, este drama policial do horário nobre já teve mais temporadas do que qualquer outro, incluindo seu antecessor 'Law & Order'.

©

NL Beeld

'Xena: a Princesa Guerreira'

Esse programa foi um spin-off da série de televisão 'Hércules: A Lendária Jornada', onde Xena era uma personagem recorrente. Mais tarde, ela conquistou a sua própria série, tornando-se a princesa guerreira sem remorso que amamos até hoje.

©

NL Beeld

'Family Matters'

A popular comédia dos anos 1980 'Primo Cruzado' deu origem a personagem Harriette Winslow (Jo Marie Payton), que se torna a protagonista de 'Family Matters'. No entanto, foi Steve Urkel (Jaleel White) o grande responsável pelo sucesso do programa.

©

NL Beeld

'The Flash'

Primeiro spin-off de 'Arrow', 'The Flash' é estrelado por Grant Gustin como o super-herói veloz.

©

NL Beeld

'Lendas do Amanhã'

No original 'Legends of Tomorrow', 'Lendas do Amanhã' reúne vilões de seus antecessores 'Arrow' e 'Flash'. O programa revela uma visão única e divertida da vida dos desajustados.

©

NL Beeld 

'Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine'

O universo de Star Trek continua a se expandir até hoje, mas foi 'Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine' que foi um ponto de virada crítico, já que a série se tornou menos focada nas viagens galácticas e mais centrada nos conflitos políticos em torno da estação espacial Deep Space Nine.

©

NL Beeld 

'A M u l h e r Biônica'

Esta aventura de ficção científica apresenta Jaime Sommers (Lindsay Wagner), que assume missões especiais de alto risco usando seus poderes biônicos sobre-humanos. Nasceu da série 'O Homem de Seis Milhões de Dólares'.

©

NL Beeld

'NCIS'

Nascido da série 'JAG - Juiz Advogado Geral' (também conhecida por 'JAG - Ases Invencíveis'), a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais inspiraram o programa de longa duração 'NCIS – Investigação Naval'.

©

NL Beeld

'A Different World'

'A Different World' é um spin-off do 'The Cosby Show' e originalmente centrado em Denise Huxtable (Lisa Bonet) e a vida estudantil em uma faculdade fictícia historicamente negra. A série foi bastante inovadora na época, pois abordou temas como HIV/AIDS e raça.

©

NL Beeld

'Lou Grant'

Esta série foi o terceiro spin-off de 'Mary Taylor Moore Show' e segue o editor de jornal Lou Grant (Ed Asner, à direita), abordando pautas contundentes de sua redação em Los Angeles.

©

NL Beeld

'Angel'

O programa segue Angel, o famoso ex-vampiro de 'Buffy, a Caça-Vampiros', cuja alma humana foi restaurada como punição por um assassinato que cometeu. Sua alma restaurada o atormenta com culpa por todo o sofrimento que causou como vampiro.

©

NL Beeld

'O Poderoso Benson'

'O Poderoso Benson' é o spin-off de 'Soap' em que o personagem Benson DuBois (Robert Guillaume) aparece pela primeira vez como o mordomo da casa. No spin-off, o perspicaz Benson se torna mordomo de um viúvo e governador, que vez por outra pede conselhos de política.

©

Getty Images

'Os Simpsons'

Tendo estreado em 1989, 'Os Simpsons' na verdade começou como uma série de curtas para o programa 'The Tracy Ullman Show'.

©

NL Beeld

'Good Times'

Um spin-off de um spin-off, 'Good Times' nasceu de 'Maude' (ele próprio um spin-off da famosa série 'Tudo em Família'), onde Florida Evans (Esther Rolle) era a governanta dos Findlays.

©

Getty Images

'Maude'

Maude Findlay (Bea Arthur) apareceu pela primeira vez em 'Tudo em Família' como a prima liberal que defendia os direitos civis e a igualdade de gênero. Isso instantaneamente se tornou um enredo diferente e interessante para o que se tornou a comédia de sucesso 'Maude'.

©

Getty Images

'The Jeffersons'

Uma das sitcoms mais antigas da história, o (mais um) spin-off de 'Tudo em Família' apresentou um notável elenco afro-americano e o primeiro casal inter-racial na TV.

©

Getty Images

'Justiça sem Limites' ('Boston Legal')

A comédia dramática jurídica foi um spin-off de 'O Desafio ('The Practice' no original) e foi estrelada pelos notáveis atores James Spader, Candice Bergen e William Shatner. Funcionou por cinco temporadas.

©

NL Beeld

'Laverne & Shirley’

Laverne DeFazio (Penny Marshall) e Shirley Feeney (Cindy Williams) eram amigas de Fonzie em 'Happy Days', que mais tarde teve seu próprio programa como duas colegas de quarto solteiras morando em Milwaukee.

©

NL Beeld

'The Good Fight'

Esta websérie segue a advogada Diane Lockhart (Christine Baranski) em um novo escritório de advocacia. O programa é um spin-off de 'The Good Wife - Pelo Direito de Recomeçar' e se passa um ano após o drama do tribunal.

©

NL Beeld

'The Andy Griffith Show'

Considerado uma das melhores sitcoms de todos os tempos, este programa, estrelado por Andy Taylor, foi desenvolvido a partir de 'The Danny Thomas Show'.

©

Getty Images

'Vivendo e Aprendendo'

O spin-off de 'Diff'rent Strokes' ('Branco & Negro' no Retro Channel, 'Minha Família é uma Bagunça' na Nickelodeon e 'Arnold' no SBT) segue a governanta Edna Garrett se mudando como dona de casa na fictícia Eastland Academy, e as jovens estudando lá, crescendo e aprendendo tudo sobre a vida.

©

Getty Images

'Trapper John, M.D.'

Este drama médico segue um cirurgião adorável e compassivo em São Francisco. A série é um spin-off de 'M*A*S*H.'

©

Getty Images

'Torchwood'

Esta série de ficção científica segue um pequeno grupo de caçadores de alienígenas baseados no fictício Torchwood Institute. É um spin-off do notável 'Doctor Who' e explora temas como existencialismo e corruptibilidade humana.

Fontes: (IndieWire) (Rolling Stone) (TV Insider) (CBR)

©

Getty Images

Cultura Entretenimento 24/06/24 POR Notícias Ao Minuto


Às vezes, uma série faz tanto sucesso que acaba ganhando derivados. Seja explorando a vida de um personagem coadjuvante que se tornou muito popular ou no formato de prequelas ou continuações de sagas, os spin-offs são uma boa forma de fidelizar fãs e grandes audiências.

PUB

Mas será que todo spin-off é sempre uma boa ideia? Algumas séries derivadas tiveram êxitos tremendos ao longo das décadas, enquanto outras nem tanto. Curioso para relembrar algumas delas? Clique a seguir na galeria!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Cultura Festival 24/06/24

Nova edição do Rock In Rio Lisboa é confirmada para 2026

Cultura Entretenimento 24/06/24

Séries originais x spin-offs: Quem ganha?

Cultura Shows 24/06/24

Paul McCartney vai voltar ao Brasil em outubro para shows da turnê 'Got Back'