Envelheceram mal? Famosos que foram detonados pela aparência!
Celebridades lidam com comentários por estarem velhas, acima ou abaixo do peso!
Envelheceram mal? Famosos que foram detonados pela aparência!
Você consegue imaginar um mundo onde todos parecem iguais? Um mundo onde as medidas corporais e quaisquer padrões considerados ideais pela sociedade seriam cumpridos por cada pessoa? Seria bem chato, né? Viemos de todas as formas e tamanhos e isso deve ser celebrado, não demonizado. Celebridades, no entanto, são expostas a um público muito mais amplo e suas aparências estão constantemente sob escrutínio severo da mídia. Felizmente, muitas estrelas rebateram aqueles que tentaram ridicularizá-las.
A sociedade tem muito o que evoluir em termos de imagem corporal. É muito difícil alcançar padrões de beleza. Até galãs, intérpretes de super-heróis, já sofreram body shaming - e já depois de mundialmente famosos! Por sinal, o corpo alheio não deveria nem ser tópico de conversas.
De "muito gordo" a "muito magro" e outras afirmações inquietantes, nesta galeria você verá como muitas celebridades foram ridicularizadas e envergonhadas por causa dos corpos que têm.
©
AgNews/Leo Franco
Leticia Spiller
No Instagram, a atriz fez uma reflexão após Michelle Yeoh ganhar o Oscar em 2023. "Por muitos anos, nós mulheres nos sentíamos no fim da carreira chegando aos 40 anos. O mercado muitas vezes é cruel", disse.
"Ainda é preciso reforçar que essa cultura do etarismo e a desigualdade na forma como homens e mulheres são valorizados no mercado em geral, mas principalmente na indústria cinematográfica, precisa acabar. (...) Para mulheres, esse tipo de preconceito é muito mais acentuado".
Leticia Spiller pediu ainda que as pessoas parassem de falar frases como "você deve ter sido muito bonita" e "ela está ótima pra idade dela".
©
AgNews/Rogério Fidalgo
Leonardo DiCaprio
Desde 2014, quando sai de férias e é flagrado sem camisa, o astro de Hollywood é alvo de piadas na internet por conta da barriguinha saliente.
© Getty Images
Thor Batista
Em fevereiro de 2024, o filho mais velho de Eike Batista e Luma de Oliveira foi alvo de críticas por conta de sua aparência. Em entrevista ao EXTRA, o também empresário, de 32 anos, justificou sobre as mudanças físicas citando a genética e o excesso de trabalho.
"As mudanças têm a ver com dois fatores: O primeiro, a genética. Basta ver fotos do meu avô paterno e meu pai. Ambos já começaram a ficar com cabelo mais ralo com pouca idade. Mas os dois são meus exemplos de vida, então está tudo muito bem, obrigado. O segundo é a carga enorme de trabalho e reveses que a vida me impôs, coisas sobre as quais aos poucos estou divulgando no meu canal do Youtube e Instagram", explicou ele, negando ainda que sua aparência seja fruto de anabolizantes, o qual já admitiu uso há uma década.
"Não tem nada a ver com hormônios como alguns estão falando. Uma década atrás eu até fiz uso de algumas coisas, como DHEA em cápsulas (dehidroepiandrosterona), que é um precursor de Testosterona. Ele promove um leve aumento nos níveis de Testosterona, mas é algo sutil, e está mais para contribuir para o anti-envelhecimento do que envelhecimento em si (risos)", disse.
©
AgNews
Ben Affleck
Em 2018, o corpo do ator foi detonado em artigo da New Yorker por ostentar uma barriguinha saliente.
© Getty Images
Flávia Alessandra
Em junho de 2023, a atriz foi desabafou sobre o etarismo após postar fotos de maiô em um passeio com a família. "Recebi muitos comentários extremamente maldosos, machistas e sexistas. O que mais me impressionou é que a maior parte é de mulheres, que questionavam a minha idade para postar foto curtindo uma cachoeira, meus valores, como se fosse desrespeito ao meu marido e filhas e meu corpo, dizendo que eu estava magra demais ou que deveria ser mais encorpada...", disse
"É muito triste saber que um a mulher, curtindo um dia de sol é julgada aos 49 anos como velha. Enquanto os homens na mesma idade são interpretados como galãs e aparecem na mesma situação", completou.
©
TV Globo/João Miguel Júnior
Emma Stone
A estrela de Hollywood já teve que aturar comentários como "coma um sanduíche" e que "parece doente". "Somos sempre muito magros ou gordos ou altos ou baixos. [...] Me incomoda porque eu me preocupo muito com as meninas mais jovens", disse a atriz, desabafando ainda que a humilhação online é algo horrível.
© Getty Images
Wanessa Camargo
Durante live no Instagram com a Vogue Brasil, a cantora lembrou de época difícil em que se sentia mal com suas curvas. A artista revelou que chegou a tomar remédio escondida aos 12 anos para emagrecer e que andava curvada na praia para disfarçar a barriga. Felizmente, hoje em dia, Wanessa ignora as pressões estéticas da fama: "Na vida, sempre vai ter alguém mais bonita e melhor do que você. Mas, com o tempo, fui entendendo e aceitando minha pochetezinha, a flacidez, e busquei ter outro olhar pra vida. Tentei focar na saúde e no bem-estar".
©
TV Globo/Fabio Rocha
Beyoncé
Queen Bey não escapou do body shaming. Em sua última gravidez, a estrela havia engordando alguns quilos (como era de se esperar) e virou alvo de memes perversos no Twitter. E não, não teve graça.
© Getty Images
Claudia Ohana
Sessentona, a atriz lamentou os ataques que já sofreu nas redes sociais por postar fotos de biquíni. "Fico chocada de as pessoas acharem que estar velha é um xingamento, como se ela fosse ser jovem para sempre. Você tem 60 anos e é s-xy, faz s-xo e paquera, sim. Não é uma velha", disse.
©
TV Globo/João Miguel Júnior
Jennifer Aniston
Cansada dos constantes rumores de estar grávida, a estrela de 'Friends' escreveu um artigo em que dizia estar farta do body shaming e de fofocas que alimentam notícias de celebridades. "A objetivação e escrutínio em que submetemos as mulheres é absurda e perturbadora. O modo como sou retratada pela mídia é simplesmente um reflexo de como vemos e retratamos as mulheres em geral, comparadas com algum padrão de beleza distorcido", desabafou.
© Getty Images
Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello
A atriz, que foi mãe pela terceira vez aos 56 anos 8 (e recebeu muitas críticas até por isso), disse que nunca deixou de fazer nada por conta da idade e já fez um post de reflexão sobre o etarismo. "Ninguém tem o direito de falar o que pode ou não fazer da sua vida. Não fomos educadas para aproveitar a a liberdade e se sentir bem com a liberdade. A vida toda aprendemos que o certo era agradar o outro e não fazer muita coisa por nós mesmos... A única pessoa que você precisa pertencer é a você mesma. Sua vida, seu corpo, seus sonhos, seus boletos, suas regras... Entendido?", disse em vídeo no Instagram.
©
Reprodução Instagram @jarbashomemdemello
Chris Hemsworth
O ator Chris Hemsworth, conhecido por seu papel como 'Thor', postou uma foto em maio de 2021 dele usando short e camiseta ao lado de seu filho, que estava usando um uniforme do Superman, com a legenda: "Sorte eu ter outros dois filhos". Mas não foi a legenda divertida sobre a preferência do menino que chamou a atenção e sim as panturrilhas finas do astro. O irmão do galã, o também ator Luke Hemsworth, brincou: "Mano?! Você está pulando os dias de pernas [na academia] de novo?!". O comentário, que teve o personal trainer do artista marcado, ganhou mais de 70 mil curtidas.
©
Getty Images
Alexandre Slaviero
Muito lembrado como o Kiko de 'Malhação' e mais recentemente pelas novelas bíblicas 'Gênesis' (2021), 'Jezabel' (2019) e 'Jesus' (2018), o ator foi alvo de críticas após postar foto de barba e sem filtro nas redes sociais. Seguidores compararam Alexandre com a época em que começou a ficar famoso, com cerca de 20 anos, sendo que ele faz 40 em dezembro de 2023.
"Envelheceu tão rápido! Estou passada", "Meu Deus como esse ator mudou! Não reconheci", " "Kikinho ficou velho", relembrou um outro ao citar o personagem icônico que Slaviero viveu entre os anos de 2003 e 2006. "Naturalmente… 20 anos, não são 2 meses…", respondeu ele.
©
TV Globo/Raphael Dias
Jennifer Lopez
Quando começou sua carreira como dançarina, disseram a J.Lo que ela precisava perder peso para aparentar ser mais magra. A estrela disse que precisou lutar na indústria para manter as curvas!
© Getty Images
Paolla Oliveira
Até a atriz Paolla Oliveira, uma referência em beleza no Brasil, não está livre de críticas! Em papo no podcast 'Quem Pode, Pod', a musa de muita gente contou que lida com comentários maldosos que recebe nas redes sociais em relação às suas curvas. A artista revelou que já foi tratada como "perfeita", apesar de ressaltar que "isso não existe", mas que não pode vestir um look diferente que já dizem que "está gorda" ou "está grávida". A musa comentou mais sobre as pressões que lida...
©
TV Globo
Paolla Oliveira
"Eu era a perfeita, e isso não existe. Eu era a que está dentro dos padrões, a s e x y. Estava um mundo maravilhoso. Só que eu coloco a minha roupa que eu amo e me sinto à vontade para ir no Carnaval e começa 'está gorda', 'o braço não tá bom', 'tá grávida'. É um jogo de pressão e insuficiência o tempo inteiro, onde você está sendo jogada de um espaço para o outro", desabafou Paolla, que tenta não se abalar pelos comentários.
©
TV Globo/Paulo Belote
Kate Winslet
Kate Winslet tinha apenas 22 anos quando o blockbuster multi-vencedor do Oscar 'Titanic' saiu em 1997. O filme foi um clássico instantâneo e muitas das cenas se tornaram icônicas por décadas. No entanto, um buraco de enredo muito debatido gerou ondas de ridicularização corporal contra o jovem Winslet. Na cena final, Jack solta a porta flutuante que eles estão usando como um bote salva-vidas para que Rose possa sobreviver, mas todo mundo sempre se pergunta se não havia espaço suficiente para os dois. Só que, na época, tabloides e fãs tóxicos brincaram que o peso excessivo de Winslet era o motivo da cena. "Aparentemente, eu estava muito gorda", disse Winslet durante uma entrevista no podcast 'Happy Sad Confused'. "Por que eles foram tão maus comigo? Eles eram tão maus. Eu nem estava gorda."
©
NL Beeld
Kate Winslet
Como uma mulher na faixa dos 40 e alguns anos, Winslet olha para trás com empatia para o seu eu mais jovem, lutando com seu corpo em mudança e fama recém-descoberta. Se ela pudesse voltar e se dirigir aos jornalistas que a criticam, ela diria: "Você não se atreva a me tratar assim. Eu sou uma mulher jovem, meu corpo está mudando, estou me descobrindo, estou profundamente insegura, estou aterrorizada, não torne isso mais difícil do que já é." Winslet passou a descrever o tratamento da mídia a ela como bullying e até mesmo como "no limite do abusivo".
©
Getty Images
Adriana Bombom
Adriana Bombou voltou ao Carnaval do Rio como musa da Grande Rio, aos 50 anos. A artista aproveitou para rebater o etarismo. "Passei um bom tempo sem desfilar e há quatro anos fui convidada a ser musa pela Grande Rio. Agora, completei 50 anos e acho que atualmente estou num dos melhores momento de minha forma física e também na maturidade psicológica e afetiva, e percebo que tenho recebido cada vez mais incentivo do publico para estar na passarela do samba", disse a dançarina.
©
AgNews
Taylor Lautner
Em 22 de maio de 2023, o ator Taylor Lautner compartilhou um vídeo no Instagram, onde ele confrontou as críticas sobre sua aparência. O astro de 'Crepúsculo' publicou novamente comentários que foram deixados em um post sobre o ator, incluindo pessoas dizendo que ele "não envelheceu bem" e comentários mais maldosos de que ele "envelheceu como uma uva passa".
"Se isso fosse há 10 anos, cinco anos atrás, talvez até dois, três anos atrás, isso realmente teria me irritado", disse o ator. "Isso teria me feito querer apenas entrar em um buraco e não sair". Felizmente, Taylor acrescentou que agora está "em um lugar diferente" e não está mais em uma "posição doentia", onde se concentra nas "coisas erradas".
© Getty Images
Taylor Lautner
Lautner explicou que "você encontra valor onde o coloca" e não valoriza mais o que os outros pensam, mas sim saber quem ele é. "Vamos ser legais uns com os outros. Vamos espalhar amor e positividade", acrescentou.
O icônico intérprete de Jacob Black falou sobre suas lutas com saúde mental e imagem corporal no passado, particularmente como seu físico definido para os filmes 'Crepúsculo', e sua extensa falta de camisa entre as idades de 16 e 20 anos, que lhe levaram a ter inseguranças. "Eu não sabia que isso estava me afetando ou iria me afetar no futuro com a imagem corporal, mas agora, olhando para trás, é claro que afetou e é claro que vai afetar", disse ele ao podcast 'The Squeeze' em fevereiro.
©
BrunoPress
Samara Felippo
A atriz revelou foi alvo de muitas críticas por ostentar orgulhosa o seu cabelo grisalho, além de viver sendo comparada com a época em que começou a trabalhar na TV. "Meus cabelos brancos, que todos viram, foi uma grande militância e revolta de não poder ter cabelos brancos enquanto homens grisalhos são chamados de s-xy e charmosos. Eu adoro meus cabelos brancos. Eu sou taxada de velha. Dizem: 'Como envelheceu! Era tão jovem em 'Malhação!' Quantas mulheres não passam por isso. Envelheça como você quiser! Vá ser feliz", disse ela no Instagram.
©
AgNews/Rodrigo Sanches
Vin Diesel
Em 2015, o astro dos filmes de ação foi flagrado na varanda com uma barriga saliente. Os internautas não perdoaram o físico do protagonista de 'Velozes e Furiosos', conhecido por ser sarado.
© Getty Images
Ingrid Guimarães
Em 2023, a atriz e humorista foi às redes sociais desabafar sobre os falsos elogios relacionados ao etarismo. "A partir dos 50 anos, nossa idade aparece antes de qualquer assunto, elogio ou outro tipo de comunicação? Frases como 'tá inteira pra idade', 'tá conservada', 'parabéns por envelhecer sarada' são 'elogios' que também comunicam o quanto nossa sociedade não está preparada pra ver as mulheres envelhecerem. Que tal elogiar todas nós sem usar a nossa idade?"
©
TV Globo/Divulgação
Jennifer Lawrence
"Alguém me disse uma vez que eu era gorda, que seria demitida se não perdesse uma certa quantidade de peso", relembrou a atriz, que hoje em dia não atura críticas do gênero e conselhos sobre dieta.
© Getty Images
Tatá Werneck
A mãe da pequena Clara Maria não deixou barato crítica em relação ao seu corpo, em 2020. Questionada se estaria esperando o segundo filho, Tatá ironizou no Twitter o comentário malicioso dizendo que tinha o direito de ter a "barriga imensa", independente de estar grávida. "Essa barriga é de comida e talvez cocô, te falo em meia hora", arrematou ela em tom de brincadeira.
©
AgNews
Jason Momoa
Em agosto de 2019, o astro de 'Aquaman' foi alvo de críticas após foto dele, descontraído e sem blusa, viralizar no Twitter. Muitos seguidores criticaram Momoa, dizendo que ele estava com um "dad body", expressão que faz referência à barriguinha saliente de pai. Outra legião de fãs saiu em defesa do astro. A polêmica rendeu, mas ele não estava nem aí!
© Getty Images
Mariana Bridi
Em 2020, a influenciadora digital (à esquerda) recebeu críticas após postar fotos ao lado dos filhos e do então marido, o ator Rafael Cardoso. "Tenho barriguinha, sim. Não estou com barriga zerada nem nada perto disso. Posso um dia ter, mas não tenho agora. Eu posto a minha realidade", desabafou a filha da jornalista Sonia Bridi.
©
AgNews
Mariana Bridi
Mariana percebeu que muitos dos comentários referentes ao seu peso e caimento das roupas no corpo se devia ao fato de ser casada com um galã da Globo. Ela e Rafael se separaram após 15 anos juntos, em dezembro de 2022.
©
AgNews/Xico Silva
Selena Gomez
Selena Gomez estava deslumbrante em sua aparição no tapete vermelho do Globo de Ouro em 2023, mas recebeu muitas críticas. A estrela multi-talentosa foi ao Instagram com sua companheira de premiação, a irmã mais nova, Gracie Teefey, para demonstrar seu body positivity. "Eu estou um pouco grande agora porque eu me diverti durante as férias", disse, perguntando a Teefey: "Né?" Sua irmã confirmou com entusiasmo. Os apoiadores foram rápidos em defender Gomez, argumentando que ela não deveria ter que explicar por que seu corpo parece de uma certa maneira. Mas essa está longe de ser a primeira vez que Selena precisa rebater comentários maldosos.
Em 2022, a estrela já tinha dito que resolveu ignorar a ridicularização de seu corpo porque percebeu que nunca será capaz de agradar a ninguém. E concluiu: "Eu sou perfeita do jeito que sou".
© Getty Images
Selena Gomez
No Instagram em 2018, ela escreveu: "O mito da beleza - uma obsessão com a perfeição física que prende a mulher moderna em um ciclo interminável de desesperança, falta de autoconsciência e auto-ódio enquanto ela tenta cumprir a definição impossível da sociedade de beleza impecável. Escolhi cuidar de mim mesma porque quero, não para provar nada a ninguém."
© Getty Images
Bruna Marquezine
Houve uma época que a atriz não tinha um minuto de paz. No passado, ela já foi julgada por estar "acima do peso". No Carnaval de 2020, porém, Bruna foi julgada por estar "magra demais". Na época, muita gente também defendeu a musa no Twitter: "DE NOVO estão falando do corpo da Bruna e cada vez os comentários ficam mais irresponsáveis e repulsivos", escreveu uma fã. A atriz aproveitou a resposta de defesa para responder: "Só vou postar foto agora segurando meu exame de sangue pra ver se param de se preocupar tanto assim com a minha saúde..."
©
Getty Images
Bruna Marquezine
Além dessa aparição na folia em Salvador, Bruna já havia sido alvo de críticas por postar fotos de biquíni no início de 2020. Chamada de "retrato da anorexia", Bruna rebateu a declaração. "Seja mais responsável nos seus comentários. Estou muito saudável, feliz com quem sou e com meu corpo. Só isso importa".
©
Getty Images
Lady Gaga
No Super Bowl de 2017, a cantora não escapou de críticas por causa do seu corpo. Mas a diva se empoderou e disse no Instagram: "Tenho orgulho do meu corpo e você deve se orgulhar do seu também. Não importa quem você é ou o que faz. [...] Muito obrigada a todos que me apoiam".
© Getty Images
Alessandra Negrini
A atriz vive sendo associada à fama de parecer jovem, a rótulos de 'beleza eterna' e cansou de elogios relacionados à sua idade. "É o mesmo assunto a vida toda. Agradeço as pessoas que estão tentando ser gentis, mas enche o saco", disse em entrevista ao O Globo.
"A pessoa não tem que parecer ter menos idade, cada um faz o que quiser. Procuro me sentir bem, tento ter esse compromisso comigo. Isso é interessante para viver no máximo da sua capacidade. A forma como me coloco, quem eu sou, já é claramente antietarista", afirmou Alessandra.
©
AgNews/Adriana Spaca
Alicia Silverstone
A atriz tinha 21 anos quando interpretou a Batgirl em 'Batman e Robin' (1997). O que ela lembra dessa época? De ser chamada de gorda, pelo menos foi o que contou em uma entrevista ao The Guardian. Alicia comentou que as críticas a abalaram emocionalmente naquele ano. "Eles [a imprensa] faziam piada do meu corpo quando eu era mais jovem", relembrou. "Foi doloroso, mas eu sabia que estavam errados. Eu não estava confusa. Eu sabia que não era certo ridicularizar a forma do corpo de alguém, isso não parece a coisa certa a se fazer a um humano".
©
Getty Images
Paula Toller
Em entrevista ao Estadão, a cantora respondeu pergunta sobre pressão de beleza e cutucou repórter sobre questão relacionada à sua idade. "Você perguntaria sobre isso a um artista homem? As pessoas me elogiam e gosto. Tenho uma cobrança pessoal que não é necessariamente de beleza. Cuido do corpo e cabeça. Não é para agradar ninguém em especial, é para eu me sentir bem e um respeito com o público. Eu envelheci bem", disse a ex-vocalista do Kid Abelha.
Paula Toller aproveitou para aprofundar a questão do etarismo na música. "Existe principalmente no showbusiness, onde precisamos de novidade o tempo todo. Mas eu me sinto bem, não sinto a necessidade de competir com ninguém. Não sou escrava do trabalho e durante os shows me sinto com 18 anos, muito melhor até, pois eu era muito tímida", afirmou.
©
AgNews/Rogério Fidalgo
Kim Kardashian
A estrela de reality show foi julgada pelo seu corpo muitas vezes, inclusive quando ganhou peso na gravidez. No entanto, a celebridade não deixou se abalar: "Eu não uso drogas, quase não bebo, nunca cometi um crime - e ainda assim sou um mau exemplo por me orgulhar do meu corpo?".
©
Getty Images
Luana Piovani
Em recente troca de farpas entre Neymar e Luana Piovani, a atriz acabou por ser alvo de uma onda de comentários etaristas e machistas. Quem saiu em defesa do jogador de futebol nessa discussão foi o rapper Oruam, filho do traficante Marcinho VP, que convocou seus milhões de seguidores para xingarem a atriz a quem chamou de "velha maluca", relatou a Quem.
Mas Luana não se abalou com as críticas e é super bem-resolvida. Inclusive, em março de 2024, ela já havia comentado no Instagram sobre os últimos procedimentos cirúrgicos que fez. A celebridade, que mora em Portugal, aproveitou sua última passagem pelo Brasil para realizar um check-up clínico e fazer algumas cirurgias nas varizes da perna, no joelho e nos olhos, para retirar o excesso de pele das pálpebras.
"Tá todo mundo falando 'ai, ficou linda a blefaroplastia [cirurgia nos olhos]... Mas o que você tem do lado da boca?' Idade! Chama idade. Tá vendo? São as minhas ruguinhas, chamo de minhas vírgulas, do lado do sorriso. É isso aqui será que vocês estão perguntando?", revelou a artista nos stories de seu perfil na plataforma. "Vou fazer 48 anos", lembrou. "Me amo, sei quão linda mais ainda eu posso ficar. É isso que queria falar para vocês. O que é isso? Idade".
©
AgNews/Leo Franco
Camila Cabello
Camila Cabello se abriu sobre sua luta com a imagem corporal depois de passar por um momento terrível na praia de Miami. Num longo post no Instagram em abril de 2022, a cantora admitiu que os paparazzi a fizeram se sentir "vulnerável" e que os comentários subsequentes online afetaram sua autoestima. Ela disse sobre seu dia de praia: "Eu prendi minha respiração tão apertada que meu abdômen doía. Eu não respirava e mal sorria e estava tão autoconsciente de onde os paparazzis estavam que não conseguia relaxar e fazer o que devemos fazer quando saímos para a natureza". Ela ainda acrescentou que "nunca se sentiu tão mal na praia.
A cantora compartilhou algumas de suas estratégias de lidar com problemas de imagem corporal que incluem ouvir podcasts sobre alimentação intuitiva, seguir mulheres que aceitam suas celulites, estrias, barrigas, inchaço e flutuações de peso. Além disso, ela tenta lembrar, quando sente vergonha em torno de seu corpo, que "esses são pensamentos da cultura e não os meus. Uma cultura que se acostumou tanto com uma imagem de como é o corpo de uma mulher 'saudável' que é completamente irreal para muitas mulheres."
© Getty Images
Camila Cabello
E essa não foi a primeira vez que Camila Cabello foi ridicularizada por sua aparência. Num vídeo no TikTok, ela compartilhou uma lição muito necessária sobre amor próprio, usando um top que mostrava a barriga: "Cuidar de mim mesma tentando estar em forma. [...] Eu não estava encolhendo a barriga, porque eu estava correndo e existindo como uma pessoa normal que não se encolhe o tempo todo", continuou ela. "E eu fiquei preocupada. Mas então eu me lembrei que estar em guerra com meu corpo é uma coisa ultrapassada." Em seu vídeo sincero e sem maquiagem, a cantora acrescenta: "Sou grata por esse corpo que me permite fazer o que preciso fazer. Somos mulheres de verdade com curvas, celulites, estrias e gordura. E nós temos que ser donas disso, baby."
© Getty Images
Cleo Pires
A atriz já desabafou algumas vezes sobre ataques virtuais que recebeu quando engordou 20 kg. Em entrevista à colunista Ju Ferraz no Instagram da Revista Vogue, em 2020, a atriz contou que mensagens de apoio de fãs, amigos e familiares ajudaram no processo de aceitação do seu corpo. "Muitos perfis me ajudaram a entender que eu não estava fazendo nada de errado, que tenho o direito de emagrecer ou de engordar – e isso não faz de mim uma pessoa melhor ou pior", disse.
©
Getty Images
Cleo Pires
Além do papo em live no Instagram da Vogue, Cleo já tinha falado de críticas que recebeu também por causa dos procedimentos estéticos que fez. "Roteiristas e diretores acharam que eu tinha ficado deformada de tantas plásticas e não quiseram mais trabalhar comigo", disse a atriz.
©
Getty Images
Cleo Pires
Cleo já havia falado sobre como ofensas na internet a abalaram a ponto de desenvolver um transtorno alimentar. Durante entrevista ao 'Fantástico', em 2019, ela disse pela primeira vez: "Aí, você fica mais compulsiva ainda, aí você come mais ainda, você perde o controle mínimo das suas emoções, das suas atitudes... Parece um pesadelo. Não é justo. Compulsão não tem a ver com engordar ou emagrecer. É quando você não está comendo de uma forma saudável [...] É uma questão, mas estou tratando", destacou.
©
TV Globo/Divulgação
Cleo Pires
O aumento de peso fez a atriz vivenciar sentimentos ruins. "É muita coisa alimentando esse nosso auto ódio. Pressão de estética, ou body shaming, é algo que todas as mulheres sofrem. Eu ainda continuo [no padrão], mas saí um pouquinho e começou a porradaria. É só sair do padrão que você não pode mais existir?", questionou.
©
Getty Images
Britney Spears
Britney Spears foi incrivelmente magra por toda a sua vida, em parte devido à sua agenda de trabalho ininterrupta e em parte devido ao seu amor pela dança. Em abril de 2023, a diva pop compartilhou no Instagram que estava procurando um personal trainer há alguns meses para lhe ajudar a manter a forma. Aparentemente, uma das treinadoras com quem ela se encontrou ultrapassou todos os limites de cara. "A primeira coisa que ela fez comigo foi, literalmente – não estou exagerando –, beliscar a pele da minha barriga e das pernas e me dizer que eu precisava recuperar meu corpo mais jovem", revelou Spears.
"Isso me fez chorar. Eu obviamente não a contratei, então eu fiz isso sozinha!!!", continuou a cantora. Spears decidiu se tornar sua própria personal trainer depois dessa experiência desagradável e está mais em forma do que nunca.
©
Getty Images
Christina Aguilera e Britney Spears
Como vítima de muita ridicularização por causa do seu corpo, Britney Spears sentiu que era necessário assumir um erro que cometeu no passado num post do Instagram no qual dizia: "Descobri que só havia uma maneira de parecer magra: sair com pessoas gordas". Spears escreveu na legenda: "Eu gostaria de ter escolhido [...] meus dançarinos... Quero dizer, se eu tivesse os dançarinos de Christina Aguilera, eu teria parecido extremamente pequena." Os fãs rapidamente a informaram nos comentários que a gordofobia e o body shaming não eram apropriados. A notícia de Aguilera deixando de segui-la veio pouco depois.
©
Getty Images
Christina Aguilera e Britney Spears
Spears escreveu outro post na sequência: "De forma alguma eu estava sendo crítica ao belo corpo de Christina. Ele é o que é!!! Eu voei para ver o show dela uma vez e a principal coisa que notei foi a diferença do nosso pessoal no palco!!! De forma alguma eu sequer mencionei Christina, olhe o meu post!!! Me inspirei no show dela e ela é uma linda mulher de poder... Obrigado @xtina por me inspirar !!!" Ela continuou: "Para ser honesta, não estou tentando criticar ninguém. O que eu postei é uma projeção das inseguranças com as quais lido o tempo todo como resultado de como meus pais e a mídia me trataram... Eu nunca intencionalmente ridiculizaria alguém porque eu sei como é... Eu luto com isso por causa de como eu me sinto sobre mim mesma, não porque eu odeio como alguém se parece." Ela acrescentou que sentiu que sua família não a deixou escolher seus dançarinos para alimentar sua insegurança e, em seguida, agradeceu a seus fãs por serem compreensivos com ela.
©
Getty Images
Billie Eilish
Billie Eilish é uma jovem estrela cujo corpo, por alguma razão, se tornou uma obsessão de milhões de fãs e meios de comunicação. A cantora ganhou fama aos 13 anos e geralmente usava roupas largas que escondiam seu corpo. Agora, com seus 20 e poucos, a estrela pop tem sido o foco de intenso escrutínio depois de experimentar novos estilos. Ela apareceu famosamente na Vogue usando um espartilho e exibindo seu novo cabelo loiro. Seu elegante look do Met Gala inspirado em Marilyn Monroe foi outro afastamento do seu visual anterior. No entanto, em vez de aplaudirem a cantora por seu excelente gosto e seguir em frente, muitos estão obcecados com a aparência de seu corpo em suas roupas novas. Eilish até perdeu alguns fãs após postar uma foto de sua sessão da Vogue no Instagram: "Perdi 100 mil seguidores, só por causa dos s e i o s. As pessoas têm medo de p e i t o s grandes."
©
Getty Images
Billie Eilish
Eilish já tinha falado sobre a questão da ridicularização do corpo. Durante o pontapé inicial de sua turnê mundial 'Where Do We Go?', ela reproduziu um vídeo em que fala sobre as críticas que enfrenta a respeito do seu corpo e de suas escolhas de estilo. Notavelmente, enquanto o vídeo era reproduzido, ela tirou a roupa até ficar só com a roupa de baixo e depois entrou numa piscina.
©
Getty Images
Janet Jackson
Para Janet Jackson, quem fazia body shaming com ela, infelizmente, era seu irmão mais velho. A cantora abordou seu relacionamento com Michael Jackson, juntamente com suas batalhas pessoais com a variação de peso, em seu documentário. "Houve momentos em que Mike costumava me provocar e me xingar. 'P-rca, égua, vaca", compartilhou Janet. "Ele ria disso e eu ria também, mas depois havia algum lugar lá dentro que doía." Ela tinha cerca de 11 anos e ele era adulto na época. "Quando você tem alguém dizendo essas coisas, isso afeta você."
A estrela pop (a mais nova da famosa família Jackson) explicou que tinha mecanismos de enfrentamento insalubres que cresciam sob os holofotes desde jovem. "Eu como por emoção, então quando eu fico estressada ou algo está realmente me incomodando, comer me conforta." Jackson disse que ela e seu irmão mais velho se afastaram à medida que envelheciam, até que ele faleceu em 2009.
©
Getty Images
Demi Lovato
A cantora já sofreu muito com críticas por causa do seu corpo, tendo enfrentado inclusive distúrbios alimentares. Felizmente, Demi tem trabalhado para aceitar o próprio corpo e até disse ser orgulhosa das suas coxas grossas. "Aprender a amar meu corpo é desafiador, mas transformador", comentou.
© Getty Images
Mariah Carey
Em 2019, a diva pop foi alvo de comentários feitos por Whoopi Goldberg. Em um dos clipes da cantora, a atriz e apresentadora fez um trocadilho maldoso, chamando o clipe de "20 bodies ago" ("20 corpos atrás" em tradução livre) em vez de '20 years ago ("20 anos atrás").
© Getty Images
Whoopi Goldberg
Mas ninguém está imune ao body shaming. A juíza do Shark Tank, Barbara Corcoran, enfrentou uma séria reação depois de ridicularizar Whoopi Goldberg durante uma conversa no 'The View'. A co-apresentadora Sunny Hostin estava falando sobre a linha de jeans da marca Good American e Goldberg brincou "Bem, eu tenho que experimentá-las... Será que vão caber neste COVID [glúteo]?" Corcoran respondeu dizendo: "Quando você terminar de usar o jeans e decidir que não gosta dele pode me dar. Eu vou fazer dois pares." Os fãs não gostaram nada do comentário rude e Corcoran postou um vídeo de desculpas pouco depois, dizendo: "Eu fiz uma piada com a Whoopi, que agora eu percebo que não foi engraçada. Para aqueles que eu possa ter ofendido sem querer, eu só queria dizer que realmente sinto muito."
©
Getty Images
Melissa McCarthy
A estrela da comédia e uma das 10 atrizes mais bem pagas do mundo já foi chamada de "tamanho de trator" numa resenha de filme.
© Getty Images
Melanie Lynskey
Melanie Lynskey fez sua estreia no drama pós-apocalíptico da HBO 'The Last of Us'. Ela interpreta Kathleen, uma senhora da guerra impiedosamente inteligente e líder revolucionária. Porém, a atriz foi forçada a defender sua escalação quando a vencedora do 'America's Next Top Model', Adrianne Curry, criticou sua aparência nas redes sociais. A modelo disse: "O corpo dela diz vida de luxo... Não senhora da guerra pós-apocalíptica."
Lynskey foi rápida em responder. "Eu estou interpretando uma pessoa que meticulosamente planejou e executou uma derrubada da FEDRA. Eu deveria ser INTELIGENTE, senhora. Eu não preciso ser musculosa. É para isso que servem os capangas." Ela continuou explicando que queria que a personagem fosse "feminina e de voz suave e todas as coisas que nos disseram que são 'fracas'". A atriz terminou afirmando que a parte mais emocionante de seu trabalho é subverter as expectativas, deixando muito claro que os comentários de Curry ficaram aquém do insulto.
©
Getty Images
Melanie Lynskey
E essa também não foi a primeira vez que Melanie Lynskey foi ridicularizada por sua aparência. Em entrevista à Rolling Stone, ela contou que se sentiu envergonhada no set de 'Yellowjackets'. A atriz alegou que um membro da produção fez comentários críticos sobre seu corpo durante as filmagens: "Ele estava me perguntando: 'O que você planeja fazer? Tenho certeza de que os produtores vão te dar um treinador. Eles adorariam te ajudar com isso'", lembrou.
Felizmente, Lynskey disse que suas co-estrelas Tawny Cypress, Christina Ricci e Juliette Lewis rapidamente saíram em sua defesa, acrescentando que Lewis até escreveu uma carta aos produtores da série do Showtime em seu nome. Esses comentários não são um problema pequeno, especialmente porque Lynskey admitiu que anteriormente lutava com distúrbios alimentares e body shaming online.
©
Getty Images
Ruby Rose
A estrela da série 'Batwoman' já foi criticada por ser magra demais. Ela foi ao Instagram dizer como era frustrante ser vítima de body shaming. "Não que eu me importe com o que alguém pensa sobre o meu corpo. [...] Eu odeio isso porque não tem lógica e basicamente é apenas alguém projetando sua experiência e expectativas nos outros", destacou.
© Getty Images
Rebel Wilson
Rebel Wilson passou por uma transformação física radical em 2020, perdendo mais de 30 kg. No entanto, ela tem sentimentos confusos sobre sua perda de peso. A atriz revelou que os agentes costumavam olhar pra ela e dizer "de jeito nenhum" por causa do peso. Isso a levou a dizer "Quer saber? Eu vou pegar algo que você acha que é uma desvantagem - eu realmente não acho que seja uma desvantagem - e eu vou transformá-lo na minha história de sucesso." Wilson tornou-se extremamente bem sucedida, embora tenha sido rejeitada em muitos papéis por causa de seu tipo de corpo.
Depois de embarcar em sua jornada de saúde de um ano, a estrela percebeu que era realmente capaz de perder peso, o que já havia achado que era impossível. Isso a fez se sentir em conflito sobre ceder aos padrões estéticos da indústria do entretenimento, mesmo que sua carreira não fosse a motivação para sua mudança de estilo de vida.
©
Getty Images
Kelly Clarkson e Serena Williams
Kelly Clarkson e Serena Williams falaram sobre body positive e suas experiências com ridicularização do corpo durante a aparição da estrela do tênis no 'The Kelly Clarkson Show'. Williams elogiou Clarkson por sua resposta às críticas da jornalista britânica Katie Hopkins sobre seu peso em 2015. "Eu estava tipo, 'Olha, eu não tenho tempo para você'", disse Clarkson a Williams. "Eu tenho bastante gente me odiando aqui!"
©
Getty Images
Kelly Clarkson
Ao longo dos anos, a cantora lutou contra depressão, distúrbios alimentares e efeito sanfona. Ela contou a Williams que o maior problema que enfrenta com os body shamers é que "outras mulheres e meninas estão por aí, e são maiores do que eu e estão se sentindo, tipo, 'Se eles acham isso sobre ela, então o que o mundo pensa sobre mim?'"
© Getty Images
Serena Williams
Vez por outra, a campeã do tênis ouve comentários maldosos sobre o seu físico. Um usuário no Twitter já disse que ela parecia um homem por ser musculosa.
© Getty Images
Nicola Coughlan
A estrela de 'Bridgerton', Nicola Coughlan, fez um apelo público para que as pessoas parassem de comentar sobre seu corpo – pelo menos diretamente para ela. A atriz de 'Derry Girls' escreveu no Instagram: "Olá! Então, apenas uma coisa - se você tem uma opinião sobre o meu corpo, por favor, por favor, não compartilhe comigo." Ela disse que a maioria das pessoas "não está tentando ser ofensiva", mas acrescentou: "Eu sou apenas um ser humano da vida real e é realmente difícil assumir o peso de milhares de opiniões sobre como você se parece sendo enviadas diretamente para você todos os dias". Coughlan tentou argumentar com os fãs e continuou: "Se você tem uma opinião sobre mim, está tudo bem, eu entendo que estou na TV e que as pessoas terão coisas para pensar e dizer, mas eu imploro que você não envie para mim diretamente".
©
Getty Images
Amy Schumer
A atriz e comediante deu uma ótima resposta para os haters no Twitter: "Eu sou do tamanho 36 e não tenho planos de mudar. É isso. Fique ou saia. Beijos!".
© Getty Images
Hilary Duff
Em 2017, a atriz fez um post inspirador no Instagram "em nome de meninas, mulheres e mães de todas as idades". "Estou fazendo 30 anos em setembro e meu corpo está saudável e me leva aonde preciso. [...] Senhoras, vamos nos orgulhar do que temos e parar de desperdiçar um tempo precioso no dia, desejando que fôssemos diferentes, melhores e perfeitas", escreveu.
© Getty Images
Khloé Kardashian
Cansada de ser julgada, a estrela de 'Keeping Up With The Kardashians' desabafou uma vez: "Primeiro, sou muito gorda e agora sou muito magra".
© Getty Images
Rob Kardashian
A mudança de peso de Rob ficou bastante evidente e, consequentemente, ele foi criticado. O irmão das Kardashian sofre de diabetes e está lutando contra a depressão há algum tempo.
© Getty Images
Jessica Simpson
A cantora, atriz e empresária também já foi alvo de muitos comentários maldosos, especialmente por ganhar peso durante a gravidez. Mas como ela reagiu?? "É ridículo e injusto. Eu acho que qualquer mulher que esteja grávida e criando uma vida tem o direito de comer o que quiser, desde que esteja saudável', afirmou.
© Getty Images
Chloë Grace Moretz
A atriz se lembra de chorar depois que um colega de elenco disse que nunca sairia com ela na vida real porque ela era grande demais para ele. Chloë tinha apenas 15 anos na época.
© Getty Images
Gigi Hadid
Vez por outra, a top americana é alvo de críticas por causa do efeito sanfona. Mas o que muita gente não sabe é que Gigi Hadid sofre da doença de Hashimoto, que influencia na variação do seu peso. "Não justificarei mais a aparência do meu corpo, assim como qualquer pessoa, com um tipo de corpo que não atenda à expectativa de beleza não deveria", destacou.
© Getty Images
Kristen Bell
A atriz foi criticada por causa do peso que ganhou durante a gravidez. Inacreditável, né?
© Getty Images
Beanie Feldstein
A estrela de 'Lady Bird - A Hora de Voar' e 'Fora de Série', Beanie Feldstein, se abriu para a Vogue sobre sua luta para atender aos padrões de beleza da sociedade desde muito jovem. "Estava claro para mim que eu era gordinha e que eu era maior e, por muito tempo, porque eu era criança, eu fazia o que os adultos estavam me dizendo para fazer, que é tentar não ser assim", disse ela.
Feldstein disse que foi até empurrada para programas de dieta, como Jenny Craig e Vigilantes do Peso dos 11 aos 13 anos de idade como forma de perder peso. "Acho que senti muita pressão da sociedade, da minha família, da minha comunidade", revelou. "Então, por volta dos 16 ou 17 anos, eu pensei: 'Estou bem. Não há nada de errado comigo'. Um dia eu percebi: 'Eu não sou o problema. Esse padrão é o problema'".
Feldstein, que também estrela o revival da Broadway de 'Funny Girl', falou até sobre o body shaming no teatro musical. "Eu tenho amigos que costumavam ter que 'se pesar' para seus programas de teatro musical", disse ela ao veículo. "Isso deveria ser ilegal."
©
Getty Images
Jonah Hill
Embora o ator agora tenha perdido muito peso, durante anos ele sofreu críticas cruéis. "Eu fiquei famoso no final da adolescência e passei a maior parte da minha vida adulta ouvindo as pessoas dizerem que eu era gordo e pouco atraente", desabafou.
© Getty Images
Tyra Banks
Depois de ser atacada por um tabloide, a apresentadora e modelo deu a melhor resposta em seu programa de TV: Banks apareceu de maiô, o mesmo em que foi fotografada na matéria sensacionalista e disse: "Beije meu traseiro gordo".
© Getty Images
Chrissy Teigen
Em abril de 2020, a esposa do cantor John Legend postou um vídeo em que aparecia de maiô. E foi bombardeada com insultos por sua falta de curvas. No Twitter, a modelo deu uma ótima resposta dizendo que as pessoas estão acostumadas a "curvas cirurgicamente aprimoradas" e acrescentou: "Eu fui quadrada a vida toda e deixe-me dizer que tem valido a pena!". Chrissy disse ainda que se uma dia surgisse com curvas, ela seria criticada de qualquer maneira.
©
Getty Images
Lizzo
Normalmente, Lizzo deixa os comentários maldosos passarem batido sem perder seu tempo, mas ela abordou a ridicularização do seu corpo pelo comediante Aries Spears no MTV Video Music Awards de 2022 ao aceitar o prêmio Video For Good.
Numa entrevista, Spears tinha falado alguns absurdos sobre Lizzo e seus apoiadores, chegando ao ponto de afirmar "que ela se parece com o emoji de cocô" e com "um prato de purê de batatas". Os comentários dele se tornaram virais e os fãs estavam na espectativa de que Lizzo contragolpeasse. Depois de agradecer seus fãs por apoiá-la, enquanto estava no palco aceitando seu prêmio, ela desabafou.
"E agora, para aqueles que têm algo a dizer sobre mim na imprensa... Sabe de uma coisa? Não vou dizer nada." E continuou: "As pessoas ficam, tipo, 'Lizzo, por que você não rebate?' [...] Porque eu estou ganhando. A grandona aqui está ganhando!"
©
Getty Images
Lizzo
Lizzo tem se defendido habilmente dos body shamers, mas, numa live no Instagram, ela foi abaixo após uma nova onda de ridicularização da gordura, de racismo e de acusações de que serve a um público branco, tudo isso após o lançamento da música dela com Cardi B, 'Rumors'. "Na maioria das vezes, isso não machuca meus sentimentos, eu não me importo", disse ela entre lágrimas. "Eu só acho que quando estou trabalhando tão duro, minha tolerância fica menor... Minha paciência é menor, sou mais sensível. E isso chega até mim."
©
Getty Images
Lizzo
Cardi B logo saiu em sua defesa e tuitou: "Quando você se defende, eles afirmam que você é problemática e sensível. Quando você não faz nada, eles te despedaçam até que você chore assim. Não importa se você é magro, grande, plástico, eles sempre vão tentar colocar as inseguranças deles em você. Lembre-se de que estes são nerds olhando para a mesa dos populares." Lizzo disse em um vídeo posterior: "Eu realmente acho que as pessoas estão loucas para ver uma mulher negra e gorda que faz música pop e é feliz". Ela também tuitou: "Amar a si mesmo num mundo que não te ama de volta requer uma quantidade incrível de autoconsciência e um detector que pode ver através de padrões sociais retrógrados..."
©
Getty Images
Lizzo
E parece que a estrela pop é uma das favoritas dos inspetores de corpo alheio. A ex-treinadora de 'The Biggest Loser', Jillian Michaels, enfrentou reações negativas sobre os comentários que fez sobre Lizzo em 'AM to DM': "Por que estamos celebrando o corpo dela? Por que isso importa? Por que não estamos celebrando sua música? Não vai ser nada incrível se ela tiver diabetes", disse Michaels. "Nunca há um momento em que eu pense: 'Estou tão feliz que ela esteja acima do peso'. Por que eu me importo? Por que é meu trabalho me preocupar com o peso dela?"
©
Getty Images
Ashley Graham
Ashley Graham é uma das modelos plus size mais bem-sucedidas do mundo e inspira mulheres em todo o mundo com a sua beleza natural. No entanto, no Instagram, suas pernas foram chamadas de "cidade da celulite".
© Getty Images
Charlie Puth
Depois que fotos suas sem camisa feitas por paparazzi foram divulgadas online, muitas pessoas se sentiram no direito de comentar que o cantor não parecia "em forma". Puth não aguentou calado. "Ei, apenas um lembrete muito rápido de que não é legal ridicularizar ninguém", tuitou. "Não sei ao certo qual é o propósito disso. Desculpe, eu não tenho um tanquinho".
©
Getty Images
Gabourey Sidibe
Depois de ser criticada durante o Globo de Ouro de 2014, a atriz respondeu aos haters de maneira hilária no Twitter: "Para as pessoas que fazem comentários maldosos sobre minhas fotos GG, eu quase chorei sobre isso naquele jato particular a caminho do meu emprego dos sonhos na noite passada".
Veja também: As celebridades que se orgulham das suas curvas
© Getty Images
Fama
Críticas
26/06/24
POR Notícias Ao Minuto
Você consegue imaginar um mundo onde todos parecem iguais? Um mundo onde as medidas corporais e quaisquer padrões considerados ideais pela sociedade seriam cumpridos por cada pessoa? Seria bem chato, né? Viemos de todas as formas e tamanhos e isso deve ser celebrado, não demonizado. Celebridades, no entanto, são expostas a um público muito mais amplo e suas aparências estão constantemente sob escrutínio severo da mídia. Felizmente, muitas estrelas rebateram aqueles que tentaram ridicularizá-las.
A sociedade tem muito o que evoluir em termos de imagem corporal. É muito difícil alcançar padrões de beleza. Até galãs, intérpretes de super-heróis, já sofreram body shaming - e já depois de mundialmente famosos! Por sinal, o corpo alheio não deveria nem ser tópico de conversas.
De "muito gordo" a "muito magro" e outras afirmações inquietantes, nesta galeria você verá como muitas celebridades foram ridicularizadas e envergonhadas por causa dos corpos que têm.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA