Polícia Militar de SP identifica agente que autorizou youtuber dos EUA em operação

A publicação, intitulada "24 hrs na vida de um policial no Brasil", foi publicada há três semanas, já atingiu 1,6 milhão de visualizações e continua no ar mesmo depois da abertura da sindicância policial nesta semana

© iStock

Justiça PM 26/06/24 POR Estadao Conteudo

Após a repercussão negativa nas redes sociais sobre um vídeo em que um youtuber americano acompanha, de dentro de uma viatura da Polícia Militar de São Paulo, uma operação em favelas da zona norte capital paulista, a PM abriu sindicância interna para apurar o episódio e remanejou o agente que teria autorizado o influenciador a participar da operação.

PUB

"A participação de outros agentes na gravação é apurada, assim como falas ditas no vídeo que violam os valores da Corporação. Todas as medidas cabíveis serão tomadas quando a apuração for concluída", disse a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em nota.

Questionada sobre qual era a identidade ou o posto do agente que autorizou a participação do youtuber e para onde ele foi remanejado, a pasta não respondeu a reportagem até a publicação desta matéria.

Além de a filmagem e participação do youtuber na operação violar as regras internas da PM - o produtor de conteúdo Gen Kimura acompanhou a ação do banco de trás da viatura, utilizou um colete à prova de balas da corporação e chegou a empunhar uma arma -, em determinado momento, um agente diz que comemora mortes causadas pela polícia com "charutos e cervejas".

A publicação, intitulada "24 hrs na vida de um policial no Brasil", foi publicada há três semanas, já atingiu 1,6 milhão de visualizações e continua no ar mesmo depois da abertura da sindicância policial nesta semana. O vídeo acompanha a rotina de policiais da Força Tática no batalhão e mostra abordagens a suspeitos em residências e uma perseguição a motociclistas.

Nesta terça-feira, 25, a Secretaria da Segurança Pública já havia confirmado que "a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", que vetam o envolvimento de civis em práticas exclusivamente militares.

Disse ainda, sobre a comemoração de mortes com charutos e cervejas, que a frase dita pelo agente "não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado".

Leia Também: Youtuber mata colega a facadas durante live na Coreia do Sul

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad