Onde assistir ao 1º debate entre Biden e Trump antes das eleições nos EUA

Biden e Trump aparecem empatados na maioria das pesquisas

© 'Você vai calar a boca', diz Biden em primeiro debate com Trump

Mundo EUA 27/06/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O presidente Joe Biden e seu antecessor Donald Trump fazem nesta quinta-feira (27), na CNN americana, o primeiro debate antes das eleições de novembro nos Estados Unidos. A transmissão ao vivo começa às 22h (de Brasília) e deve durar uma hora e meia.

PUB

ONDE ASSISTIR

No Brasil, o debate estará disponível nos canais de TV a cabo, do YouTube e no site oficial da CNN Brasil. Os canais da GloboNews e da Record News também retransmitirão o debate a partir das 22h.

Nos EUA, a transmissão ao vivo será feita pela CNN local e compartilhada simultaneamente com as redes PBS, C-Span, Fox News, ABC News e NBC News.

4 PONTOS PARA ENTENDER BIDEN E TRUMP

Imigração. O democrata Joe Biden chegou à Casa Branca em 2021 com o plano de promover uma política "mais humana", prometendo não "demonizar" os imigrantes e separar famílias. O republicano Donald Trump, ao contrário, chegou a dizer que os estrangeiros "envenenam o sangue do país" -frase que lhe rendeu comparações a Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista.

Aborto. Biden defende a reinclusão do aborto na Constituição, tendo chamado de "terrível, extrema e totalmente equivocada" a decisão da Suprema Corte americana que, em junho de 2022, suspendeu o direito à interrupção voluntária da gravidez. Para Trump, o direito ao aborto não é uma questão federal, cabendo a cada estado definir suas restrições. "É irrelevante se fico confortável ou não", disse.

Guerras. No conflito entre Rússia e Ucrânia, o presidente e seu antecessor divergem: Biden apoia a Ucrânia, enquanto Trump apoia a Rússia, tendo feito elogios a Vladimir Putin. Quanto à Faixa de Gaza, porém, os dois estão do lado de Israel, embora o democrata tenha sido o único a fazer críticas ao governo de Benjamin Netanyahu pelo alto número de mortes entre civis palestinos.

Democracia. A proteção à democracia é a justificativa usada por Biden para tentar a reeleição. O presidente condenou os questionamentos do rival sobre as eleições de 2020 e classificou a invasão ao Capitólio como um "dia em que quase perdemos os EUA". Já Trump não garante que vai aceitar o resultado da próxima eleição e promete perdoar os réus presos após o ataque de 6 de janeiro de 2021.

O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Biden e Trump aparecem empatados na maioria das pesquisas. Os últimos levantamentos apontam para uma disputa acirrada, com os dois candidatos em empate técnico e pouco impactados pelas condenações de Hunter Biden e do próprio Trump na Justiça. O democrata tem recebido mais apoio de eleitores negros e imigrantes, enquanto o republicano é mais popular entre homens brancos e evangélicos.

Presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto da população. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.

Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes do Colégio Eleitoral. O número de representantes (delegados) é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada estado. Desta forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares pode não ser eleito, como aconteceu em 2016. Na época, Trump não conquistou a maioria dos votos absolutos, mas teve delegados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Uganda 27/06/24

Leão de três patas atravessa lago cheio de crocodilos em busca de fêmea

Mundo Bolívia 26/06/24

Presidente da Bolívia, Luís Arce, denuncia golpe do exército

Mundo E.coli 27/06/24

Surto de E.coli no Reino Unido faz um morto; há 275 casos confirmados

Mundo Tentativa de golpe 26/06/24

Governo brasileiro condena tentativa de golpe na Bolívia

Mundo Bolivia 27/06/24

Tentativa de golpe na Bolívia: especialistas explicam crise no país

Mundo Rússia 27/06/24

Pelo menos dois mortos e dezenas de feridos em descarrilhamento na Rússia

Mundo Israel/Palestina 27/06/24

Ministro da Defesa de Israel ameaça enviar Líbano "para a idade da pedra"

Mundo Consumo 26/06/24

Maconha é droga mais usada do mundo, aponta relatório da ONU

Mundo Guerra 27/06/24

Rússia bombardeia bases para caças F-16 na Ucrânia

Mundo EUA 27/06/24

Onde assistir ao 1º debate entre Biden e Trump antes das eleições nos EUA