Famosos com deficiências que conquistaram carreiras de sucesso
Fernando Fernandes está de volta em nova temporada de 'No Limite', reality da Globo.
Famosos com deficiências que conquistaram carreiras de sucesso
Muitos famosos têm algum tipo de deficiência. Apesar das dificuldades que precisam lidar com diferentes condições, essas celebridades mostraram que é possível ter uma vida normal e ser bem-sucedido.
Na galeria, relembre as celebridades que convivem com suas condições e continuam sendo referências nas suas respectivas áreas.
©
Getty Images
Robin Williams
O ator americano, que morreu em 2014, tinha dislexia, um distúrbio que é caracterizado pela dificuldade na leitura e que afeta as pessoas de diferentes formas. De acordo com a People, Williams também sofria de Demência de Corpos de Lewy, que tinha efeitos psicológicos e físicos.
© Getty Images
Frida Kahlo
A artista mexicana contraiu poliomielite durante a infância, o que fez com que esta tivesse uma perna mais fina que a outra. Frida usava saias longas para esconder essa diferença.
© Getty Images
Tom Cruise
O galã se tornou um dos maiores astros de Hollywood, mesmo com a dislexia.
© Getty Images
Charles Darwin
Existem várias teorias que referem que é possível que o naturalista mais famoso do mundo tivesse uma dislexia leve.
© Getty Images
Whoopi Goldberg
A dislexia também foi um obstáculo para a atriz e comediante, mas a condição não a impediu de ganhar um Oscar e de ser bem-sucedida em vários filmes.
© Getty Images
Flávia Cintra
Repórter do 'Fantástico', Flávia começou a ficar conhecida na TV após se tornar consultora da novela 'Viver a Vida' (2009), que teve a personagem Luciana (Alinne Moraes), também tetraplégica, baseada em sua história de vida. Com ajuda da fisioterapia, a jornalista e escritora recuperou movimentos das mãos e braços e se tornou uma ativista e referência dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
©
TV Globo/Divulgação
Flávia Cintra
No dia 2 de julho de 2023, a jornalista emocionou ao aparecer andando pela primeira vez em 32 anos, quando teve um acidente de carro. Flávia esteve em Nova York para testar um exoesqueleto, em matéria para o 'Fantástico'. O Atalante, um robô com 12 motores espalhados pela estrutura que fazem o papel das articulações naturais do corpo, "abraça" e ajuda pessoas com algum tipo de paralisia a voltar a caminhar.
Para viver a experiência, Flavia Cintra precisou passar por um mês de preparação para suportar os impulsos necessários e fazer a caminhada com o exoesqueleto. "Andar esses metros foi como uma maratona para mim", disse.
"Gente, eu tô andando. Muito bom. Ainda não consigo elaborar... gente, é muito bom. É meio desengonçado, mas acho que melhora com o treino. Foi muito bom. A sensação de estar sentindo o peso do meu corpo contra os pés no chão", contou.
©
TV Globo/Divulgação
Stevie Wonder
Com vários hits icônicos, o cantor e pianista americano é, sem dúvida, um dos cegos mais bem-sucedidos da música.
© Getty Images
RJ Mitte
Famoso como o Walter Jr. de 'Breaking Bad', o ator revelou ao Daily Mail ter paralisia cerebral, assim como o seu personagem. Contudo, sua condição não é tão severa como era a do filho do protagonista da série.
© Getty Images
Ray Charles
Charles foi outro grande cantor e pianista de sucesso que era cego. O músico americano começou a perder a visão na infância, tendo ficado completamente cego aos 7 anos.
© Getty Images
Tiger Woods
Após vários anos fazendo terapia da fala e esforço, o ícone do golfe conseguiu superar a gagueira crônica que tinha desde a infância.
© Getty Images
Mia Farrow
A atriz sofria de poliomielite, uma doença viral infecciosa causada pelo poliovírus, que atinge o sistema nervoso central.
© Getty Images
Donald Sutherland
Quando criança, o ator canadense sofreu de poliomielite.
© Getty Images
Muhammad Ali
O lendário boxeador americano tinha Parkinson. Alguns estudos sugerem que o lutador já demonstrava alguns sintomas da doença ainda antes de se aposentar dos ringues.
© Getty Images
Herbert Viana
O vocalista dos Paralamas do Sucesso sofreu um acidente de ultraleve em 2001, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a esposa do cantor faleceu e o músico ficou paraplégico. Apesar da dificuldade de locomoção, Viana retornou para a banda e continua lançando álbuns e fazendo shows.
©
Getty Images
Lars Grael
O velejador brasileiro, que ganhou duas medalhas de bronze nas Olimpíadas, teve de amputar uma das pernas após sofrer um acidente durante uma regata, em 1998.
© Getty Images
Andrea Bocelli
Um dos maiores tenores da atualidade, o cantor italiano é cego desde a infância.
© Getty Images
Stephen Hawking
O físico teórico e cosmólogo britânico, que morreu em março de 2018, lutou a vida inteira contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que foi diagnosticada quando ele tinha 21 anos.
© Getty Images
Lais Souza
Em 2014, a ex-ginasta brasileira sofreu um acidente, enquanto treinava esqui aéreo, que a deixou tetraplégica. Em outubro de 2018, a ex-atleta falou abertamente sobre como lida com as necessidades de adaptação de cabeça erguida no 'Altas Horas'. 'Eu gosto da vida, gosto de desvendar. Eu sei que mais para frente vão encontrar maneiras para eu ficar em pé', disse ela, otimista.
© Getty Images
Andy Warhol
Muitas das características do pintor, artista, diretor e ícone do movimento pop art, como a repetição constante na sua arte, sugerem que ele pode ter tido a síndrome de Asperger.
© Getty Images
Fernando Fernandes
O atleta paralímpico e ex-BBB é famoso pela história de superação no esporte. Antes de perder os movimentos das pernas após sofrer acidente de carro, em 2009, Fernando era um modelo de sucesso e iria desfilar na Semana de Moda de Milão. Apesar da adversidade, o paulista encontrou força na canoagem adaptada, tendo já participado de muitas competições. Atualmente, ele é o apresentador do 'No Limite', reality da Globo.
©
TV Globo/ Maurício Fidalgo
Albert Einstein
Existem rumores de que o físico teórico alemão lutou contra a dislexia.
© Getty Images
Rob Lowe
Desde bebê, o ator americano não consegue ouvir nada no ouvido direito.
© Getty Images
Abraham Lincoln
Suspeita-se que o 16º presidente dos Estados Unidos tinha a síndrome de Marfan, uma desordem genética que afeta o tecido conjuntivo. As pessoas que têm esta desordem costumam ter membros (braços ou pernas) longos, desproporcionais ao restante do corpo.
© Getty Images
Christopher Reeve
Famoso por ter interpretado o papel de Super-Homem no cinema, o ator ficou tetraplégico depois de sofrer um acidente de equitação, em 1995.
© Getty Images
Roberto Carlos
Apesar de não gostar de falar do assunto, o cantor foi vítima, aos seis anos de idade, de um acidente trágico numa linha de trem que lhe arrancou parte da perna direita. O Rei usa uma prótese e tem uma vida normal.
© Reuters
Richard Pryor
O ator e comediante americano, que morreu em 2005, foi diagnosticado com esclerose múltipla, uma doença degenerativa crônica que afeta o sistema nervoso central.
©
Getty Images
Ida Lupino
A atriz e diretora inglesa também lutou conta a poliomielite. Mais tarde, Ida Lupino dirigiu e coescreveu 'Never Fear' (1950), um filme sobre uma bailarina que contrai a doença.
© Getty Images
Paul Stanley
O vocalista dos Kiss nasceu com Microtia, uma deformidade congênita que faz com que as suas orelhas sejam muito pequenas. Ele também é quase surdo do ouvido direito.
© Getty Images
Franklin D. Roosevelt
O 32º presidente dos Estados Unidos, que foi o único político a ser eleito quatro vezes no país, superou a poliomielite.
© Getty Images
Ludwig van Beethoven
O lendário músico alemão teve um declínio no nível de audição, tendo ficado completamente surdo. Apesar da adversidade, o artista entrou para a história como um dos maiores compositores de música clássica.
© Getty Images
Madeline Stuart
A australiana se tornou uma das primeiras modelos profissionais do mundo com síndrome de Down. Madeline Stuart já desfilou em mais de 60 passarelas (incluindo a Semana de Moda de Nova York) e fez em 2018 sua estreia como estilista.
© Getty Images
Heather Whitestone
Ex-Miss América, Whitestone sofreu de deficiência auditiva. Numa entrevista concedida à Audiology Online, Whitestone revelou que tinha esse problema devido a uma medicação ototóxica que usou contra a febre.
© Getty Images
Jamie Brewer
A atriz, conhecida por participar da série 'American Horror Story', tem síndrome de Down.
© Getty Images
Fama
Inspiração
30/06/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Muitos famosos têm algum tipo de deficiência. Apesar das dificuldades que precisam lidar com diferentes condições, essas celebridades mostraram que é possível ter uma vida normal e ser bem-sucedido.
Na galeria, relembre as celebridades que convivem com suas condições e continuam sendo referências nas suas respectivas áreas.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA