A lava vulcânica mais fria da Terra

Você ousaria viver perto desse lugar?

A lava vulcânica mais fria da Terra

Quem já assistiu notícias, filmes ou mesmo documentários sobre vulcões pode facilmente atestar o perigo e o medo que eles induzem. Afinal, plumas de cinzas e lava ardente são ejetadas de uma cratera, causando danos imensuráveis a tudo ao seu redor! Mas você sabia que existe um vulcão no continente africano que não se comporta da mesma forma que outros vulcões? Na verdade, sua lava é muito mais fria e ele não entra em erupção da mesma maneira.

Bateu curiosidade? Clique na galeria a seguir para ver de que vulcão estamos falando!

© Shutterstock

Onde fica?

A lava mais fria da Terra pode ser encontrada na fenda da África Oriental, particularmente em um vulcão chamado Ol Doinyo Lengai, na Tanzânia. Este vulcão único, que tem uma altitude de quase 3.000 metros, produz lava que entra em erupção a temperaturas muito mais baixas em comparação com outros vulcões típicos.

©

Shutterstock

Placas tectônicas

O mundo sob nossos pés nada mais é do que peças de quebra-cabeças, conhecidas como placas tectônicas, que estão sempre em movimento. Ol Doinyo Lengai está localizado onde as placas africana e somali se encontram. Essas duas placas estão realmente se afastando uma da outra, e é por isso que a fenda da África Oriental existe e a lava vem de suas profundezas.

©

Shutterstock

Composição

A lava do Ol Doinyo Lengai é fria porque é composta por um tipo raro de elemento chamado natrocarbonatito, que é rico em sódio e potássio. A maioria dos outros vulcões é composta de silício e oxigênio (da chamada lava silicatada), que se mantém unida de forma muito mais espessa, criando temperaturas mais altas.

©

Shutterstock

Vulcão atípico

Curiosamente, a lava em Ol Doinyo Lengai entra em erupção a menos de 600°C, que é metade da temperatura da maioria das outras lavas. A última vez que o vulcão entrou em erupção foi em 2023.

©

Shutterstock

Um brilho vermelho

Devido à baixa temperatura da lava em Ol Doinyo Lengai, ela não brilha da mesma forma que a lava típica. Durante o dia, a cratera do vulcão parece adormecida e a lava flui preta e lamacenta, mas à noite a cratera brilha num vermelho fraco.

©

Getty Images

Raridade global

Lavas carbonatitas são extremamente raras em escala global. Na verdade, o Ol Doinyo Lengai continua sendo o único vulcão ativo no mundo que entra em erupção com esse tipo de lava fria.

©

Shutterstock

Aparência

Quando o vulcão entra em erupção, a lava carbonatita parece negra e flui como lama. Enquanto a lava de silício normal flui a uma taxa de cerca de 30 km/h e pode ser facilmente ultrapassada por uma pessoa, a lava carbonatita flui muito mais rápido e supera facilmente um ser humano.

©

Shutterstock

Cinzas

A parte amenizadora sobre o perigo potencial deste vulcão é que ele realmente não entra em erupção com tanta frequência. E quando isso acontece, a lava mais fria esfria rapidamente e reage com a umidade do ar, tornando a lava branca e desintegrando-a em um pó fino que se espalha pelas colinas circundantes.

©

Shutterstock

Preservado para a eternidade

Quando o vulcão explodiu no passado, a temperatura mais fria da lava esfriou rapidamente e permitiu que muitos indígenas caminhassem pela paisagem. As pegadas estão agora espalhadas pela montanha, preservadas para a eternidade.

©

Shutterstock

Eletrônicos

A lava expelida por Ol Doingyo Lengai é, na verdade, incrivelmente rica em elementos raros, que são componentes essenciais para a eletrônica moderna.

©

Shutterstock

Arredores

A paisagem ao redor do vulcão é um testemunho da maneira como a temperatura mais fria da lava molda a terra. Como a lava flui em padrões semelhantes à lama, ela se instala na paisagem e se embranquece em formas únicas que parecem quase rachaduras e rios.

©

Shutterstock

Paisagem alienígena

A área ao redor do vulcão não é o único lugar peculiar. As cinzas brancas que se formam depois que a lava esfria criaram uma paisagem incrivelmente alienígena dentro do próprio vulcão. De fato, várias torres de lava semelhantes a chaminés podem ser vistas no interior, parecendo chifres na cratera.

©

Getty Images

Chifres altos

Estas torres de lava elevam-se consideravelmente acima do interior da cratera vulcânica. A lava fria de baixo flui como lama para fora do topo, derramando-se pela lateral e adicionando ainda mais carbonatito à estrutura existente.

©

Shutterstock

Uma cicatriz

Toda vez que Ol Doinyo Lengai entra em erupção, o fluxo de lava fria resultante esfria rapidamente dentro de horas ou dias, manchando a paisagem com cinzas brancas. A formação pode ser facilmente vista do espaço, e aparece como uma cicatriz na superfície do planeta.

©

Shutterstock

Um nome adequado

O povo Maasai, indígena da região, refere-se a Ol Doinyo Lengai como a "Montanha de Deus". Eles acreditam que o deus africano Engai escapou para o vulcão depois de ser atingido por um caçador com uma flecha.

©

Shutterstock

Um nome diferente

Curiosamente, o nome dado ao vulcão pelas antigas tribos zulus (outro grupo africano indígena que migrou pela área) é o nome predominantemente usado em todo o mundo: Ol Doinyo Lengai, que significa "Leito do Deus do Fogo".

©

Getty Images

Cultura e religião

Ol Doinyo Lengai tem profundo significado cultural e religioso para o povo Maasai. Eles o consideram uma montanha sagrada e o incorporam em suas práticas espirituais, chegando a realizar cerimônias e rituais para honrar o vulcão.

©

Getty Images

Balanço harmonioso

As tribos indígenas locais existem em harmonia com a montanha. Também são conhecidas por fornecer guias turísticos para estrangeiros que viajam para a localidade. Aliás, este é um dos principais elementos do turismo da região.

©

Shutterstock

Atração turística

A lava fria e única de Ol Doinyo Lengai atrai turistas e pesquisadores de todo o mundo. Os visitantes são continuamente fascinados pela atividade vulcânica incomum e pela oportunidade de testemunhar a lava que se comporta de forma diferente do que normalmente é esperado.

©

Shutterstock

Conservação

Em 2007, uma grande erupção no vulcão forçou a evacuação de várias aldeias próximas e causou a morte de vários animais selvagens. Após a erupção, os indígenas defenderam a implementação de restrições de acesso para preservar a montanha e proteger a vida humana.

©

Shutterstock

Importância do turismo

Mas, devido ao aumento do turismo que a lava fria do vulcão atrai, o governo tanzaniano ainda não fez nenhuma lei em relação a possíveis restrições de acesso à montanha.

©

Shutterstock

Sobrevivente

No mesmo ano da erupção, um carregador Maasai local escorregou e caiu na cratera do vulcão, onde a lava fria estava fluindo. Ele conseguiu sair, mas sofreu queimaduras graves e acabou hospitalizado antes de se recuperar. Esse é o único caso conhecido de alguém que caiu em lava e sobreviveu.

©

Shutterstock

Impacto ambiental

A presença de lava fria no Rifte da África Oriental impacta o ambiente local de forma diferente em comparação com lavas mais quentes. As propriedades químicas únicas da lava carbonatita ajudam muito a composição do solo e a vegetação na área circundante, favorecendo plantas mais ricas em nutrientes.

©

Shutterstock

Solo rico

As comunidades que vivem perto de Ol Doinyo Lengai adaptaram suas parcas práticas agrícolas à presença de cinzas vulcânicas. Na verdade, as cinzas enriquecem o solo com minerais, aumentando a fertilidade de suas plantações.

©

Shutterstock

Pecuária

Mas, apesar da abundância de minerais no solo graças às cinzas do vulcão, o povo Maasai local é mais pastoril, preferindo a criação de gado a práticas agrícolas.

©

Shutterstock

Vida selvagem

A lava fria e as cinzas do vulcão também ajudam a vida selvagem local, particularmente a população de flamingos do vizinho Lago Natron. Embora a inalação de cinzas vulcânicas seja perigosa, os minerais das cinzas permitem que as algas do lago prosperem, o que é uma fonte crucial de sustento para as aves.

©

Shutterstock

Pesquisa

Os cientistas estão tentando monitorar e entender essa montanha e paisagem únicas na esperança de contribuir para pesquisas vulcânicas mais amplas. Talvez a temperatura e a composição química da lava possam ajudar em alguns avanços científicos ainda desconhecidos.

Fontes: (Vulkane Net) (European Space Agency) (Guinness World Records) (IFLScience) (Wired)

©

Getty Images

Lifestyle Ol doinyo lengai 28/06/24 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Quem já assistiu notícias, filmes ou mesmo documentários sobre vulcões pode facilmente atestar o perigo e o medo que eles induzem. Afinal, plumas de cinzas e lava ardente são ejetadas de uma cratera, causando danos imensuráveis a tudo ao seu redor! Mas você sabia que existe um vulcão no continente africano que não se comporta da mesma forma que outros vulcões? Na verdade, sua lava é muito mais fria e ele não entra em erupção da mesma maneira.

PUB

Bateu curiosidade? Clique na galeria a seguir para ver de que vulcão estamos falando!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 28/06/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Alimentação 28/06/24

Gases Intestinais? Diga adeus com essas trocas simples na alimentação

Lifestyle Alimentação 28/06/24

Para perder peso e diminuir o colesterol, aposte nestes sete alimentos

Lifestyle Cuidados 27/06/24

Os melhores tratamentos caseiros para cada tipo de cabelo

Lifestyle Signos 27/06/24

Está na lista dos signos mais insuportáveis do zodíaco?

Lifestyle Saúde 27/06/24

Coqueluche ressurge e preocupa autoridades de saúde

Lifestyle óbitos 27/06/24

Conhece as doenças que mais matam no Brasil e no mundo?

Lifestyle Covid-19 28/06/24

KP.3: O que se sabe sobre a nova variante da Covid-19

Lifestyle Olhos 28/06/24

Tempo seco: dicas para proteger os olhos e a pele

Lifestyle Pastel 28/06/24

Que tal um pastelzinho? Saiba como preparar a massa