Mais Médicos apresenta parecer na comissão especial

A reunião da comissão especial mista que analisa a Medida Provisória do Programa Mais Médicos foi marcada por tumulto e bate-boca entre os parlamentares no início da sessão. Mas a confusão não impediu que o deputado Rogério Carvalho (PT-MG) apresentasse o seu parecer sobre a matéria. Ele indicou várias modificações ao texto do Executivo.

© Agência Brasil

Política Relator 18/09/13 POR Agência Brasil

Entre elas está que permite a atuação dos profissionais estrangeiros a partir do momento em que protocolarem o pedido de registro provisório nos conselhos regionais de Medicina (CRMs).

PUB

Segundo Carvalho, os conselhos têm postergado a concessão dos registros e impedido, dessa forma, que os médicos possam exercer a profissão no Brasil. “Um prazo de dez ou 15 dias tudo bem, mas isso [prazo para concessão de registro] não pode ser uma medida postergatória. Isso é muito sério. Os conselhos não podem ficar postergando o trabalho desses médicos. Isso é desobediência dolosa à lei, a medida provisória é lei”, disse.

O relator também incluiu artigos relacionados a mudanças nos cursos de graduação em medicina no projeto de lei no qual a MP será convertida. Ele obriga que o número de vagas de residência médica deverá ser igual ao número de médicos que se formarem e que seja feito um teste de progressão na graduação, que analisará o desempenho dos cursos e dos estudantes.

Além disso, Carvalho instituiu mudanças no que ele chama de recursos humanos da área da saúde, de modo a melhorar a formação dos médicos, a quantidade de profissionais e a distribuição deles em todo o país. “Introduzimos um sistema de ordenamento de recursos humanos na área da saúde, abrindo um espaço permanente de diálogo com os ministérios da Educação e da Saúde e conselhos que representam as secretarias de Saúde para debater tudo que é tema relacionado a recursos humanos na área da saúde, em todas as profissões”, explicou.

A Medida Provisória do Programa Mais Médicos recebeu ao todo 567 propostas de emendas. Pelo menos 135 foram totalmente rejeitadas pelo relator. A maior parte delas porque aumentava os impactos financeiros da proposta ou que impedia a atuação de médicos estrangeiros no país.

As demais propostas foram parcialmente ou totalmente aceitas, ou foram ainda consideradas prejudicadas por já tratarem de temas de outras emendas. O relatório de Rogério Carvalho ainda precisa ser votado pela comissão antes de seguir para votação nos plenários da Câmara e do Senado. Os autores das emendas rejeitadas ainda podem pedir votação em destaque para tentar aprová-las na comissão ou em plenário.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 15 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Beto Barbosa Há 11 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

brasil Goiás Há 16 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Harry e Meghan Markle Há 15 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Viralizou Há 16 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 18 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 15 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 10 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 15 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

economia Banco do Brasil Há 17 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento