Os melhores filmes sobre hospitais e médicos

Quem não adora um drama hospitalar?

Os melhores filmes sobre hospitais e médicos

Os dramas hospitalares vêm colocando jalecos brancos nas telas há décadas. As boas ações (ou não) de médicos, cirurgiões e enfermeiros podem esquentar corações, acelerar pulsações ou fazer o sangue ferver, dependendo do personagem em questão. E pacientes também costumam ser centrais num enredo de filme médico. Então, quem é seu médico favorito do cinema?

Clique na galeria a seguir e veja se ele está nessa lista de melhores filmes de hospitais.

©

NL Beeld

'Tempo de Despertar' (1990)

Robin Williams interpreta o Dr. Malcolm Sayer, um personagem fictício baseado no neurologista Oliver Sacks, em cujo livro de memórias de mesmo nome este drama se inspira. Sacks descobriu efeitos benéficos da droga L-Dopa depois de administrá-la em pacientes catatônicos. No filme, Leonard Lowe (Robert De Niro) é um dos vários pacientes despertados de seu estado de imobilidade psicomotora pelo Dr. Sayer.

©

BrunoPress

'Hospital' (1971)

George C. Scott estrela como o Dr. Herbert Bock neste drama médico satírico que vê a vida sobrecarregada de Bock desmoronando, juntamente com o hospital em que trabalha. Além disso, o hospital está lidando com a morte súbita de dois médicos e uma enfermeira, com assassinatos aparecendo como a causa provável.

©

Getty Images

'Coma' (1978)

A Dra. Susan Wheeler (Geneviève Bujold), residente de cirurgia no Boston Memorial Hospital, toma conhecimento de uma quantidade não natural de comas ocorrendo em seu hospital. Investigando mais, ela descobre uma terrível conspiração. Sentindo-se isolada e ameaçada, a médica se pergunta se pode confiar em seu próprio parceiro e colega, Dr. Mark Meadows (Michael Douglas).

©

Getty Images 

'Quase Deuses' (2004)

Alan Rickman estrela como o Dr. Alfred Blalock neste teledrama biográfico que examina a parceria complexa e muitas vezes volátil de Blalock com o pioneiro cardíaco negro Vivien Thomas no Hospital Johns Hopkins. Blalock e Thomas ficaram conhecidos por seu trabalho sobre a condição médica conhecida como síndrome do bebê azul.

©

Getty Images

'Patch Adams - O Amor é Contagioso' (1998)

Baseado na história de vida do médico norte-americano Dr. Hunter "Patch" Adams, este filme é estrelado por Robin Williams como Adams, que muda a maneira como os médicos pensam e tratam seus pacientes usando humor e empatia.

©

Getty Images 

'Um Estranho no Ninho' (1975)

A enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher) lança um olhar crítico sobre Randle McMurphy (Jack Nicholson) e Hap Arlich (Ted Markland) em uma cena de 'Um Estranho no Ninho'.

©

Getty Images 

'Gêmeos - Mórbida Semelhança' (1988)

O assustador thriller psicológico de David Cronenberg é estrelado por Jeremy Irons em um papel duplo como ginecologistas gêmeos idênticos, mas nada confiáveis. Quando a paciente Claire Niveau (Geneviève Bujold) entra em suas vidas, o golpe começa a se desfazer.

©

BrunoPress

'Por que Eu Mentiria?' (1981)

O escultor Ken Harrison (Richard Dreyfuss), paralisado do pescoço para baixo após um acidente de carro, busca ter sua vida legalmente encerrada. Dr. Emerson (John Cassavetes), no entanto, é firmemente contra a eutanásia. Enquanto isso, o médico simpático de Harrison desenvolve sentimentos pessoais por ele e quer mantê-lo vivo. Em última análise, porém, cabe a um juiz se o paciente tem o direito moral, ético e legal de escolher morrer.

©

Getty Images 

'Um Golpe do Destino' (1991)

O egocêntrico Dr. Jack McKee (William Hurt) fica arrasado quando descobre que está com câncer. Mas, à medida que chega a um acordo com sua doença e inicia o tratamento, Dr. McKee passa por uma transformação em suas visões sobre a vida, a doença e as relações humanas.

©

BrunoPress

'O Ódio é Cego' (1950)

Feito em 1950, este ousado filme noir é estrelado por Sidney Poitier (em sua estreia nas telonas) como Luther Brooks, um médico que cuida de moradores de favelas, mas cuja ética é testada quando confrontado com o racismo. Ray Biddle (Richard Widmark) é um daqueles cujo o ódio e o preconceito contra o médico é particularmente cruel.

©

Getty Images

'Dr. Hollywood - Uma Receita de Amor' (1991)

Esta comédia romântica é estrelada por Michael J. Fox como o Dr. Benjamin "Ben" Stone, um aspirante a cirurgião que acaba trabalhando no hospital de uma cidade rural antes de se mudar para Beverly Hills. No entanto, a superficialidade da glamourosa cidade logo deixa Ben ansioso pela vida no campo novamente - e pela garota que ele deixou para trás, claro.

©

BrunoPress

'O Fugitivo' (1993)

Incriminado pelo assassinato de sua esposa e injustamente condenado à morte, o Dr. Richard Kimble (Harrison Ford) foge da prisão e tenta provar sua inocência, ao mesmo tempo que busca evitar sua recaptura pelo US Marshal Samuel Gerard (Tommy Lee Jones) e sua equipe de policiais.

©

BrunoPress

'Silêncio, Hospital!' (1932)

Laurel e Hardy (mais conhecidos como "O Gordo e o Magro") acabam em outra bela bagunça neste curta-metragem. Ollie está no hospital com uma perna quebrada, Stan vai visitá-lo, mas ambos são expulsos por um médico após se comportarem mal. Stan tenta levar Ollie para casa, mas só consegue levar os dois para mais problemas!

©

Getty Images 

'Paixão Obsessiva' (2011)

Orlando Bloom estrela como o Dr. Martin E. Blake neste thriller que gira em torno da obsessão crescente de Blake por uma jovem paciente que ele está tratando de uma infecção renal.

©

BrunoPress

'Carry On Doctor' (1967)

O 15º de uma série de 31 filmes de comédia britânicos 'Carry On' (1958-1992), 'Carry On Doctor' apresenta uma variedade de pacientes que estão ao lado do popular Dr. Kilmore (Jim Dale), demitido após ser encontrado em uma posição comprometedora com uma enfermeira. Risadas e caos se seguem, é claro.

©

Getty Images 

'Medidas Extremas' (1996)

O Dr. Guy Luthan (Hugh Grant) acaba se envolvendo com uma organização médica clandestina liderada pelo Dr. Lawrence Myrick (Gene Hackman), que realiza operações experimentais e altamente antiéticas na coluna vertebral de pessoas em situação de rua para encontrar uma cura para a paralisia.

©

BrunoPress

'Não Serás um Estranho' (1955)

O aspirante a médico Lucas March (Robert Mitchum) é indiferente à sua esposa e enfermeira Kristina (Olivia de Havilland) e a outras pessoas ao seu redor, incluindo o melhor amigo e colega médico Alfred Boone (Frank Sinatra). O filme acompanha suas tentativas de humanizar o interesseiro March e ensiná-lo que todos os médicos às vezes cometem erros.

©

BrunoPress

'O Médico e o Monstro' (1920)

John Barrymore estrela como Dr. Henry Jekyll e como Mr. Edward Hyde nesta adaptação para o cinema mudo do romance de 1886, 'O Médico e o Monstro', de Robert Louis Stevenson.

©

BrunoPress

'O Escafandro e a Borboleta' (2007)

Essa é a história real de Jean-Dominique Bauby. Após sofrer um AVC maciço, ele foi deixado em uma condição conhecida como síndrome de encarceramento (ou síndrome de locked-in). 'O Escafandro e a Borboleta' acompanha Bauby (Mathieu Amalric) quase completamente paralisado e a relação que ele desenvolve com seu fonoaudiólogo. Surpreendentemente, Bauby acabou sendo capaz de ditar seu livro de memórias usando apenas o piscar de olhos.

©

BrunoPress

'Um Ato de Coragem' (2002)

John Quincy Archibald (Denzel Washington) e sua esposa Denise (Kimberly Elise) são informados pelo cardiologista Dr. Raymond Turner (James Woods) que seu filho precisa de um transplante de coração urgente. No entanto, o plano de saúde do casal não cobrirá o custo da cirurgia. John então decide resolver as coisas da sua própria maneira.

©

BrunoPress

'Terapia de Risco' (2013)

Os psiquiatras Dr. Jonathan Banks (Jude Law) e Dra. Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones) estão tratando Emily (Rooney Mara, foto) com medicamentos experimentais prescritos. Os efeitos colaterais, no entanto, se mostram inesperados e, em última análise, devastadores.

©

BrunoPress

'Linha Mortal' (1990)

Cinco estudantes de medicina, incluindo Rachel Manus (Julia Roberts), tentam descobrir o que está além da morte realizando experimentos clandestinos que produzem experiências de quase-morte. No entanto, as consequências sombrias de tragédias passadas voltam a assombrá-los.

©

BrunoPress

'Médico e Amante' (1931)

Dr. Martin Arrowsmith (Ronald Colman) é enviado para as Índias Ocidentais, onde um surto virulento de peste bubônica surgiu. O médico administra um soro aos ilhéus infectados, mas não tem ideia se a vacina funcionará.

©

BrunoPress

'Condição Crítica' (1987)

O vigarista Kevin Lenahan (Richard Prior) se passa pelo cirurgião Dr. Eddie Slattery em um hospital e acaba assumindo o comando dos pacientes e do procedimento de uma maneira pouco ortodoxa.

©

Getty Images 

'Espíritos Indômitos' (1950)

Marlon Brando estreou no cinema interpretando Ken Wiloeck, um tenente da Segunda Guerra Mundial gravemente ferido em combate e se recuperando no hospital. Para se preparar para o papel, o ator se "internou" no Birmingham General Army Hospital, em Van Nuys, Califórnia – o hospital usado no filme – e também passou muito tempo em uma cadeira de rodas.

©

BrunoPress

'O Jovem Dr. Kildare' (1938)

Um dos médicos mais conhecidos do cinema, o personagem Dr. Kildare apareceu em um total de nove filmes. Lew Ayres interpreta o médico homônimo em todos os nove, começando com 'O Jovem Dr. Kildare'. Na imagem, ele está com a atriz Lynne Carver em uma publicidade para o filme.

©

Getty Images 

'Awake - A Vida por um Fio' (2007)

Terrence Howard interpreta o Dr. Jack Harper, um cirurgião cardíaco com assassinatos em mente neste intrigante thriller de conspiração. Será que ele vai se safar? Hayden Christensen e Jessica Alba também estrelam o longa.

©

BrunoPress

'Doctor at Large' (1957)

A série 'Doctor' de filmes britânicos feitos nos anos 50 e início dos anos 60 provou ser entretenimento popular. Dirk Bogarde estrelou quatro das sete produções como o Dr. Simon Sparrow, visto aqui em 'Doctor at Large', o terceiro da série. 

Fonte: (American Scientist)

©

Getty Images 

Cultura Filmes 02/07/24 POR Notícias Ao Minuto


Os dramas hospitalares vêm colocando jalecos brancos nas telas há décadas. As boas ações (ou não) de médicos, cirurgiões e enfermeiros podem esquentar corações, acelerar pulsações ou fazer o sangue ferver, dependendo do personagem em questão. E pacientes também costumam ser centrais num enredo de filme médico. Então, quem é seu médico favorito do cinema?

PUB

Clique na galeria a seguir e veja se ele está nessa lista de melhores filmes de hospitais.

Leia Também: Atores que viveram personagens do gênero oposto

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Cultura Concerto 01/07/24

Após Londres, Pearl Jam também cancela shows em Berlim

Cultura Música 01/07/24

Paul McCartney fará show extra em São Paulo em outubro no Allianz Parque

Cultura Filmes 01/07/24

Atores que viveram personagens do gênero oposto

Cultura Filmes 02/07/24

Os melhores filmes sobre hospitais e médicos