Instagram e Facebook não podem usar dados de brasileiros para treinar IAs, decide agência

A Meta começou a utilizar no mês de junho as publicações abertas de usuários do Facebook e do Instagram para treinar IAs generativas (como o ChatGPT), segundo a última alteração que a big tech fez em sua política de privacidade

© <p>Getty Images</p>

Tech META-NEGÓCIOS 03/07/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proferiu, nesta terça-feira (2), medida preventiva contra a Meta -dona do Instagram, Facebook e WhatsApp- para suspender o uso de dados de usuários para treinar modelos de inteligência artificial generativa.

PUB

A ANPD justifica a decisão pelo "risco iminente de dano grave e irreparável ou de difícil reparação aos direitos fundamentais dos titulares afetados" e determinou uma multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento.

A Meta começou a utilizar no mês de junho as publicações abertas de usuários do Facebook e do Instagram para treinar IAs generativas (como o ChatGPT), segundo a última alteração que a big tech fez em sua política de privacidade. A mudança nos termos de uso não foi divulgada em informe público.

Uma das soluções de IA generativa do conglomerado de redes sociais é o gerador de figurinhas do WhatsApp, que relacionou fuzis a pessoas negras em teste feito pela Folha de S.Paulo. Essas tecnologias geram textos, imagens e áudios, em respostas condicionadas por quantidades massivas de dados -esse processo é chamado de treinamento.

Na avaliação de ANPD, há indícios "de tratamento de dados pessoais com base em hipótese legal inadequada, falta de transparência, limitação aos direitos dos titulares e riscos para crianças e adolescentes".

A decisão da agência foi tomada em resposta a questionamento do Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) sobre a política da Meta. Para o instituto, a conduta caracteriza violações à Lei Geral de Proteção e Dados e ao Código de Defesa do Consumidor.*COMO EVITAR QUE O INSTAGRAM USE SEUS POSTS PARA TREINAR A IA:

- Acesse o seu perfil e vá até a seção de configurações, sinalizada por três barras no canto superior direito- Clique na opção "sobre", localizada no fim da página- Selecione a política de privacidade. Nessa nova página, as três barrinhas no canto superior direito levam ao centro de privacidade- Clique na seta ao lado de outras políticas e artigos e selecione a opção "Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa"- No décimo nono parágrafo, sem contar tópicos, está a opção "direito de se opor". Clique nela.- Preencha e envie o formulário. A Meta confirma a identidade com um código numérico enviado ao email cadastrado na conta. Depois, é só esperar a confirmação do opt-out. Pode levar alguns minutos.

Leia Também: Ministério Público cobra explicações da Meta sobre anúncios de apostas com crianças

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 22 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde 21/11/24

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica BOLSONARO-PF Há 14 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 23 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

esporte Indefinição Há 15 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 22 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 18 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

fama ED-MOTTA Há 20 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

brasil Brasil Há 16 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo