Novo efeito secundário? Ozempic e Wegovy podem aumentar risco de cegueira

Investigadores alertam para os riscos de medicamentos com semaglutide, como o Ozempic e o Wegovy, usados para tratar diabetes, assim como a obesidade e o excesso de peso

© Shutterstock

Lifestyle Saúde 04/07/24 POR Notícias ao Minuto

Quase todos já ouviram falar de medicamentos como Ozempic e Wegovy, amplamente utilizados não apenas para tratar diabetes, mas também para perda de peso. Estes fármacos têm sido associados a múltiplos efeitos secundários, e um estudo recente concluiu que o semaglutide, ingrediente ativo tanto do Ozempic quanto do Wegovy, pode aumentar o risco de um tipo raro de cegueira.

PUB

Publicado na JAMA Ophthalmology por cientistas da Escola de Medicina de Harvard, o estudo analisou cerca de 1700 pessoas que usavam semaglutide para tratar diabetes tipo 2 ou obesidade, comparando com outros tratamentos. Os resultados indicaram uma possível ligação entre o semaglutide e a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica. Especificamente, o semaglutide foi associado a um risco quatro vezes maior dessa condição rara quando utilizado para diabetes tipo 2, e sete vezes maior quando utilizado para obesidade, conforme relatado pelos pesquisadores.

Os dados mostraram que entre os pacientes com diabetes tipo 2 que usaram semaglutide, 8,9% desenvolveram a condição rara, em comparação com 1,8% dos que usaram outros medicamentos. Para os pacientes tratando obesidade, a taxa foi de 6,7% com semaglutide versus 0,8% com outros tratamentos.

A Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos, respondeu ao estudo, citando na Forbes americana que os dados não são suficientes para estabelecer uma associação direta entre semaglutide e a doença, e que a condição não é considerada uma reação adversa aos medicamentos disponíveis publicamente. A empresa também apontou que o estudo tinha limitações de amostra, pois não foi um ensaio controlado randomizado, o qual é considerado o padrão-ouro para validar eficácia e segurança de tratamentos.  Leia Também: Pacientes tratados com remédios como Ozempic têm menos riscos após bariátrica, diz estudo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LUTO Há 23 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

politica São Paulo Há 8 Horas

Boulos diz que pedirá prisão de Marçal por divulgar suposto laudo

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

fama Briga? Há 6 Horas

Ana Hickmann não convida Ticiane para noivado; entenda o motivo

politica Bahia Há 8 Horas

Petistas arremessam ovos em governador do PT na Bahia durante carreata de campanha

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Atriz Maidê Mahl deixa UTI e vai para enfermaria um mês após internação

politica LULA-GSI Há 8 Horas

Ladrões roubam carro da equipe de segurança de Lula em São Paulo

fama UTI Há 7 Horas

Maidê Mahl abre olhos mas não retomou consciência, diz mãe de atriz

lifestyle Signos Há 6 Horas

Signos que não suportam críticas (mesmo que sejam construtivas)

tech Meta Há 8 Horas

Meta desvendou ferramenta de IA capaz de criar vídeos com som