'Cidade provisória' inaugurada após enchente no RS tem 126 casas

O primeiro Centro Humanitário de Acolhimento receberá cerca de 630 pessoas. Com 30 m², a ''cidade'' tem 126 casas modulares, banheiros, refeitório, lavanderia, berçários, policiamento, transporte e posto médico, além de saneamento, serviços de água, energia elétrica e Wi-fi.

© <p>Getty Images</p>

Brasil GOVERNO-RS 04/07/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Foi inaugurada nesta quinta-feira (4) a primeira ''cidade provisória'' do Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o estado. Construído em Canoas e chamado de ''Recomeço'', o local abrigará famílias que perderam suas casas nas enchentes do mês de maio no estado.

PUB

O primeiro Centro Humanitário de Acolhimento receberá cerca de 630 pessoas. Com 30 m², a ''cidade'' tem 126 casas modulares, banheiros, refeitório, lavanderia, berçários, policiamento, transporte e posto médico, além de saneamento, serviços de água, energia elétrica e Wi-fi.

O espaço foi construído em um mês e as vagas devem ser preenchidas até o dia 15 de julho. As famílias que serão recebidas estavam nas dependências da Universidade Ulbra, do Clube Fênix e do Sesi Cachoeirinha.

A ''cidade'' será gerida pela OIM (Organização Internacional para as Migrações). O Centro está localizado na avenida Guilherme Schell, número 10.470, próximo à passarela da refinaria Alberto Pasqualini.

VEJA ESTRUTURA126 casas modulares. As casas foram doadas pela Acnur (Agência da ONU para Refugiados) e montadas por militares. Cada uma tem capacidade para abrigar cinco pessoas.

Chuveiros e sanitários. Serão 76 sanitários comuns, divididos em feminino e masculino, e outros 15 serão destinados para PcDs (pessoas com deficiência). Além disso, serão 48 chuveiros comuns e mais 6 adaptados.Lavanderia coletiva. O local conta com oito máquinas de lavar e oito de secar. As famílias também terão um espaço disponível de varal para estender as roupas.

Refeitório. O espaço tem capacidade para 450 pessoas em mesas compartilhadas. Todos os dias serão servidos café da manhã, almoço e jantar.Berçário e lactário. Haverá também uma sala com berços, cadeiras de amamentação, espaço de trocador, geladeiras, torneiras de água quente, bebedouros e micro-ondas para esquentar mamadeiras. Um espaço destinado para crianças também foi construído.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica São Paulo Há 10 Horas

Boulos diz que pedirá prisão de Marçal por divulgar suposto laudo

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

fama Briga? Há 8 Horas

Ana Hickmann não convida Ticiane para noivado; entenda o motivo

politica Bahia Há 9 Horas

Petistas arremessam ovos em governador do PT na Bahia durante carreata de campanha

fama Emergência Médica 04/10/24

Atriz Maidê Mahl deixa UTI e vai para enfermaria um mês após internação

politica LULA-GSI Há 9 Horas

Ladrões roubam carro da equipe de segurança de Lula em São Paulo

fama UTI Há 9 Horas

Maidê Mahl abre olhos mas não retomou consciência, diz mãe de atriz

lifestyle Signos Há 8 Horas

Signos que não suportam críticas (mesmo que sejam construtivas)

tech Meta Há 10 Horas

Meta desvendou ferramenta de IA capaz de criar vídeos com som

brasil Palmas Há 8 Horas

Passageiro infarta, e avião que ia para Miami faz pouso de emergência no TO