Vamos resolver déficit sem aumentar carga tributária, reduzindo despesa, diz Alckmin

"Eu queria destacar duas coisas, primeiro, déficit zero, cumprimento do arcabouço fiscal. Segundo, resolver o problema do déficit não aumentando carga tributária, mas reduzindo despesa, melhorando a eficiência do gasto público", disse Alckmin após participar de evento em Salto (SP).

© REUTERS / Adriano Machado (Foto de arquivo) 

Economia carga tributária 04/07/24 POR Estadao Conteudo

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira, 4, que o problema do déficit público será resolvido não pelo aumento da carga tributária, mas por meio da redução de despesas e da melhora da eficiência do gasto público.

"Eu queria destacar duas coisas, primeiro, déficit zero, cumprimento do arcabouço fiscal. Segundo, resolver o problema do déficit não aumentando carga tributária, mas reduzindo despesa, melhorando a eficiência do gasto público", disse Alckmin após participar de evento em Salto (SP).

A declaração foi dada em resposta a questionamentos da imprensa, no dia seguinte ao anúncio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que o governo já identificou R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias que poderão ser cortadas do Orçamento de 2025. O número foi divulgado após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujas falas sobre o compromisso fiscal do governo ajudaram a moeda americana a fechar o dia em baixa nesta quarta-feira, 3.

Alckmin foi perguntado sobre se o real estava sofrendo um processo de especulação nos últimos dias, mas evitou entrar nesse debate. "O presidente Lula está em seu terceiro mandato, se for verificar os dois mandatos anteriores, ele fez superávit primário e reiterou que tem total compromisso com o arcabouço fiscal", respondeu o ministro, avaliando ainda que as oscilações do câmbio são transitórias.

"O que existe, você tem cenário externo, questão dos juros americanos, estou otimista que no segundo semestre pode cair juros americanos, e se cair o nosso junto, tem crescimento forte da economia. Mercado oscila, câmbio é flutuante, não tem câmbio fixo, sobe e desce. Mas eu disse lá trás que essas oscilações eram transitórias, passageiras, que ficaria claro compromisso com arcabouço e o câmbio voltará a seu patamar adequado", disse Alckmin.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica São Paulo Há 12 Horas

Boulos diz que pedirá prisão de Marçal por divulgar suposto laudo

fama Briga? Há 10 Horas

Ana Hickmann não convida Ticiane para noivado; entenda o motivo

politica PABLO-MARÇAL Há 2 Horas

Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica

politica Bahia Há 11 Horas

Petistas arremessam ovos em governador do PT na Bahia durante carreata de campanha

mundo Estados Unidos Há 2 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

politica LULA-GSI Há 11 Horas

Ladrões roubam carro da equipe de segurança de Lula em São Paulo

fama UTI Há 11 Horas

Maidê Mahl abre olhos mas não retomou consciência, diz mãe de atriz

lifestyle Signos Há 10 Horas

Signos que não suportam críticas (mesmo que sejam construtivas)

tech Meta Há 12 Horas

Meta desvendou ferramenta de IA capaz de criar vídeos com som

fama Rodrigo Faro Há 4 Horas

Rodrigo Faro pede orações pela saúde da esposa, Vera Viel