Homenagem ou gafe? Famosos acusados de apropriação cultural
Algumas celebridades foram criticadas por excessos, mesmo quando achavam que estavam fazendo homenagens.
Homenagem ou gafe? Famosos acusados de apropriação cultural
A apropriação cultural tem sido um tema recorrente e polêmico nos últimos anos. O termo se refere quando alguém de uma cultura dominante adota características de minorias, reduzindo comunidades a um estereótipo. Alguns famosos foram criticados por excessos, mesmo quando achavam que estavam fazendo homenagens.
Na galeria, conheça mais celebridades, incluindo brasileiras, que foram acusadas de apropriação cultural.
©
Getty Images
Isabella Santoni
Famosa por 'Malhação', a atriz foi criticada após postar foto no Instagram com trancinhas afros.
©
AgNews/Rogerio Fidalgo
Beyoncé e Coldplay
O clipe do Coldplay, 'Hymn for the World', causou rebuliço em 2016. Com participação de Beyoncé, que interpreta atriz de Bollywood, o vídeo soou como uma representação equivocada do Holi, festival hindu de cores que celebra a derrota do mal.
© BrunoPress
Beyoncé e Coldplay
O The Guardian condenou as apropriações 'desnecessárias' da cultura indiana, dizendo que 'continuam uma longa e duvidosa tradição de retratar a Índia como pano de fundo para a diversão do Ocidente'.
© BrunoPress
Beyoncé
Em outro momento, Queen Bey foi acusada de apropriação cultural após sua apresentação no Coachella, quando ela incorporou o visual da antiga rainha egípcia Nefertiti.
©
Getty Images
Adele
Em agosto de 2020, Adele foi parar nos trending topics novamente - e não foi por causa da sua boa forma. A diva britânica postou uma foto sua com nós Bantu no cabelo, um penteado tradicional de mulheres negras.
©
Getty Images
Adele
Usuários do Twitter foram rápidos em chamar sua atenção no visual, que ela combinou com um biquíni com de estampa da bandeira jamaicana para celebrar o que seria o Carnaval de Notting Hill em tributo à comunidade caribenha.
©
BrunoPress
Taylor Swift
O vídeo de 'Shake it Off' foi considerado um retrato reducionista e estereotipado da cultura hip hop ao restringir o movimento em shorts curtos, correntes, moletons com estampa de leopardo, grandes brincos de argola e twerk.
© BrunoPress
Anitta
No clipe 'Vai Malandra', a cantora brasileira aparece de tranças. Em entrevista à Marie Claire, a diva se defendeu de críticas e disse que 'cresceu na favela, usando shortinho e tomando banho de sol na laje'. 'A família do meu pai é negra e mineira, a da minha mãe é paraibana'.
©
Getty Images
Lady Gaga
Gaga usou burca em alguns momentos, incluindo na Semana de Moda de Londres, que ocorria na época da guerra dos EUA no Iraque.
© BrunoPress
Madonna
Quando a tendência dos anos 1990 parecia estar mergulhada em diferentes culturas para inspiração artística, Madonna usou um bindi e até henna nas mãos para performance de 1998 da MTV de 'Shanti/Ashtang', canção que continha versos em hindu.
© Getty Images
Madonna
Em resposta às críticas da Associação Mundial Vaisnava, a Rainha do Pop disse: 'A essência da pureza e da divindade é o não julgamento ... Eles devem praticar o que pregam ... Se eles são tão puros, por que eles estão assistindo à MTV?'.
© Getty Images
Miley Cyrus
A cantora pop dançou twerk em performance com Robin Thicke e outra vez no clipe dela 'We Can't Stop'. Artistas como Jay-Z e Azealia Banks reprovaram Cyrus por usar algo que se originou na cultura do hip hop negra para promover sua carreira.
© BrunoPress
Miley Cyrus
Quando era mais nova, Miley Cyrus parece ter escolhido usar o bindi apenas como uma escolha de moda, mas o símbolo hindu não foi uma mera tendência. Várias pessoas se ofenderam com essa exibição casual.
© BrunoPress
Miley Cyrus
Além de ser criticada por usar um bindi em várias ocasiões, a artista também foi vista usando dreadlocks, o que gerou muitas reclamações.
© Getty Images
No Doubt
O clipe 'Looking Hot' teve má recepção do público por ter sido considerado um retrato grosseiro dos nativos americanos. O vídeo acabou saindo do ar logo após polêmica. A banda mais tarde pediu desculpas dizendo: 'Nossa intenção com o nosso novo vídeo nunca foi ofender, magoar ou banalizar os nativos americanos, sua cultura ou sua história'.
© BrunoPress
Daniela Mercury
A rainha do axé usou uma peruca black power no Carnaval de Salvador em 2017. Na ocasião, a cantora se definiu uma 'preta de pele branca' e que o cabelo era uma homenagem a Elza Soares.
© Getty Images
Jennifer Lawrence
Lawrence e a grife francesa Dior também não escaparam de críticas de apropriação cultural. A atriz estrelou campanha da marca inspirada no México.
© Reuters
Jennifer Lawrence
Fãs e seguidores da Dior foram rápidos em perguntar porque a grife luxuosa, que pretendia valorizar a cultura do país na campanha, não escolheu como garota-propaganda uma celebridade latina.
© Getty Images
Justin Bieber
Em 2021, fãs não perdoaram ao ver que Justin Bieber decidiu trazer de volta seus polêmicos dreadlocks de 2016, mostrando que não aprendeu nada sobre as críticas que recebeu sobre ter feito apropriação cultural. De férias, o astro pop exibiu nas redes sociais o visual.
Na seção de comentários do post, seguidores tentaram explicar que os negros há muito enfrentam discriminação por usar esse estilo. Outros internautas afirmaram que o cantor era hipócrita em se posicionar contra o racismo, colocando amostras de discursos de Martin Luther King Jr. em seu novo álbum, 'Justice' (2021), apenas para ignorar o significado histórico do penteado e ofender afro-americanos.
©
Getty Images
Jennifer Lopez
Muita gente estranhou o fato de J.Lo ter sido convidada para liderar o tributo aos 60 anos da Motown, com muitos artistas negros, no Grammy Awards de 2019.
©
Getty Images
Jennifer Lopez
A diva latina se defendeu das críticas dizendo que ela participou da homenagem inspirada por sua mãe. Jennifer revelou que sua mãe amava a música negra e que ela cresceu ouvindo essas canções. Smokey Robinson, que participou do tributo no Grammy, ao lado da estrela, veio em sua defesa, afirmando à Variety que 'quem está chateado é estúpido'.
© Getty Images
Katy Perry
Um dos momentos mais polêmicos da diva pop foi durante sua performance no American Music Awards de 2013, onde ela se apresentou vestida de gueixa japonesa.
©
Getty Images
Katy Perry
Em 2014, a estrela usava trancinhas afros no clipe 'This Is How We Do'. Segundo noticiou a TeenVogue, Katy se desculpou sobre a polêmica da apropriação cultural, dizendo que não sabia que o que tinha feito era errado até ver as pessoas reclamarem.
© Getty Images
Katy Perry
Antes, no Grammy de 2010, a cantora resolveu dar um incrementada no look colocando um bindi, mesmo sem estar com visual hindu. O público questionou a diva pop.
©
Getty Images
Nego do Borel
Em 2018, o cantor se envolveu em polêmica com o clipe 'Me Solta'. O artista carioca, que aparece no vídeo vestido de mulher, foi acusado de tentar se promover usando a comunidade LGBTQ.
© Getty Images
Kim Kardashian
Em 2019, a celebridade foi criticada por conta do nome da sua linha de cintas modeladoras, a Kimono Intimates, que parecia fazer menção à tradicional peça de vestuário japonesa. Ao The New York Times, a empresária justificou que a escolha não tinha por objetivo distorcer a cultura do país, mas fazer uma referência ao seu nome, da mesma forma que a Kimoji, outra marca de produtos da famosa.
© BrunoPress
Kim Kardashian
'Eu tomei a decisão de nomear minha empresa Kimono, não para desassociar a palavra de suas raízes japonesas, mas como um aceno para a beleza e os detalhes que entram em uma peça de roupa', explicou.
© Getty Images
Kylie Jenner
A empresária e influencer já foi alvo de críticas de se apropriar da cultura afro-americana usando acessórios e trancinhas, conforme a própria já postou no Instagram.
© Getty Images
A resposta de Amandla Stenberg para Kylie
A atriz de 'Jogos Vorazes' reprovou a conduta de Kylie. No Instagram, a artista disse que a caçula dos Kardashian-Jenner falhou em 'usar sua posição de poder para ajudar os negros americanos, direcionando a atenção para as perucas dela em vez da brutalidade policial ou racismo' o qual sofrem essas pessoas.
© Getty Images
Kim Kardashian
Como a irmã Kylie Jenner, a estrela de reality show também já postou várias fotos de trancinhas afros. O público não perdoou, afirmou o Independent.
© Getty Images
Khloe Kardashian
Mais uma celebridade do clã Kardashian-Jenner já esteve envolvida em polêmica do gênero. Khloe postou imagens usando dreadlocks e cocar indígena. Pegou super mal!
© Getty Images
Karlie Kloss
A top desfilou na passarela da Victoria's Secret em 2012 com um cocar indígena e lingerie inspirada no traje do nativo americano, que é carregado de significado espiritual e cerimonial. A opinião pública foi negativa e a aparição de Kloss nesse visual, quando o programa foi ao ar, foi retirada.
©
BrunoPress
Selena Gomez
A música 'Come and Get It' foi muitas vezes acusada de apropriação cultural. A cantora foi criticada por ter usado o traje e o bindi hindus para fins sensuais e comerciais.
©
Getty Images
Selena Gomez
Selena cantou a música durante a turnê e em eventos televisionados como o 'Dancing With the Stars' e o MTV Movie Awards. Nos shows, ela adotou uma caracterização de Bollywood, mas sem dançarinas indianas. Apesar da má reação dos fãs, ela não se desculpou.
© BrunoPress
Selena Gomez
O líder da Sociedade Universal do Hinduísmo, Rajan Zed, explicou que o bindi na testa é uma tradição antiga do hinduísmo e tem significado religioso, segundo o The Cut. A pinta 'não deve ser usada livremente para efeitos sedutores ou como um acessório de moda visando a ganância mercantil'.
© Getty Images
Rita Ora
Em 9 de agosto de 2020, Rita Ora foi acusada nas redes sociais de se passar por negra. Uma usuária do Twitter postou uma imagem da artista ao lado dos pais e várias outras fotos dela com penteados tradicionalmente afros e a publicação se tornou viral.
©
Getty Images
Rita Ora
Esta não foi a primeira vez que a etnia da cantora veio à tona, uma vez que muita gente achava que ela era mestiça. Em 2016, a apresentadora Wendy Williams disse a ela: 'Eu pensei que você fosse metade negra e metade branca, ou algo assim', e Rita Ora respondeu: 'Todo mundo geralmente pensa. Eu poderia muito bem ser. Mas não, eu sou albanesa'. Por supostamente criar essa ideia intencional de ser fruto da miscigenação, ela foi acusada de 'blackfishing', que é quando pessoas não-negras se apropriam de itens da cultura afro para se beneficiarem.
©
Getty Images
Vanessa Hudgens
Presença constante em festivais de música, a atriz já foi eleita Rainha do Coachella por seus looks. No entanto, já foi criticada também por suas escolhas de moda, incluindo o uso frequente de henna e bindis.
© BrunoPress
Gwen Stefani
A cantora já foi mencionada por ter sido uma das artistas que popularizou o bindi na cultura pop dos anos 1990. Por já ter usado o símbolo hindu sem fins espirituais, a estrela foi acusada de apropriação cultural.
© Getty Images
Avril Lavigne
O clipe 'Hello Kitty' foi criticado por induzir o 'fetichismo japonês', como referiu a Billboard. Ela respondeu às críticas com tuíte dizendo que amava a cultura nipônica e que 'passava metade do seu tempo no Japão. 'Eu viajei para Tóquio para gravar esse vídeo', disse ela, tentando justificar.
© Getty Images
Eminem
Embora as origens do rapper sejam amplamente respeitadas, ainda hoje se debate sobre se o uso de certos termos do hip hop como apropriação cultural. Em especial, como um rapper branco, sua música capitalizou o aumento da popularidade da cultura hip hop negra.
© Getty Images
Michelle Williams
Na capa da revista AnOther, a atriz ostentou tranças de estilo nativo-americano, pintura facial e penas. Tanto Williams quanto a publicação foram criticadas pela ignorância e insensibilidade em relação à desigualdade sofrida por essas minorias.
© Getty Images
Nicki Minaj
Acompanhada por dançarinos asiáticos, a rapper apresentou seu novo single 'Chun-Li' no programa 'Saturday Night Live' com uma roupa o r i e n t a l típica em um palco que apresentava um pavilhão de estilo asiático.
© Getty Images
Nicki Minaj
Sua música e sua roupa foram baseadas na personagem do game 'Street Fighter', mas a performance dividiu opiniões, com muita gente chamando-a de apropriação cultural.
© Getty Images
Chet Hanks
O rapper e filho de Tom Hanks e Rita Wilson se envolveu em controvérsia no Instagram ao usar termo considerado ofensivo para negros. O jovem se defendeu dizendo que o hip hop não é sobre raça - é sobre a cultura com a qual você se identifica ... 'Ninguém pode me dizer o que eu não posso falar', conforme relatou o Wet Paint.
© BrunoPress
Pharrell Williams
Em colaboração com a marca Adidas, o cantor criou e batizou um calçado após sua primeira experiência no festival hindu Holi. Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, pediu que o astro e o CEO da Adidas se desculpassem pelo ato.
© Getty Images
Pharrell Williams
Rajan Zed afirmou que o cantor e a Adidas eram 'altamente insensíveis' e que isso havia sido um uso inadequado da tradição hindu para criar moda e lucrar, noticiou o Metro.
Leia também: As celebridades que eram pobres antes da fama!
© Getty Images
Fama
Apropriação cultural
07/07/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
A apropriação cultural tem sido um tema recorrente e polêmico nos últimos anos. O termo se refere quando alguém de uma cultura dominante adota características de minorias, reduzindo comunidades a um estereótipo. Alguns famosos foram criticados por excessos, mesmo quando achavam que estavam fazendo homenagens.
Na galeria, conheça mais celebridades, incluindo brasileiras, que foram acusadas de apropriação cultural.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA