Onda de frio intensa atinge o sul do Brasil e outra regiões; confira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de frio que abrange quase todo o estado, com exceção do extremo norte

© Shutterstock

Brasil Frio intenso 08/07/24 POR Notícias ao Minuto

O inverno começou há pouco mais de duas semanas, mas somente agora a região Sul do Brasil está começando a sentir seus efeitos mais rigorosos. Após um outono anormalmente quente, as temperaturas finalmente caem de maneira significativa. Nesta segunda-feira, o Rio Grande do Sul enfrentará uma queda drástica, com a máxima em Porto Alegre não ultrapassando os 10°C, enquanto as mínimas podem chegar a 7°C.

PUB

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de frio que abrange quase todo o estado, com exceção do extremo norte. Este alerta, emitido no último sábado, pode se estender até quarta-feira. Além disso, o centro-sul do estado está sob risco de geadas, especialmente nesta segunda-feira, que deve ser o dia mais frio desta frente fria.

A parte norte do Rio Grande do Sul e regiões de Santa Catarina também estão sob alerta, embora de menor intensidade, válido entre segunda e terça-feira. Já o litoral sul de São Paulo, a faixa central do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina têm alertas para chuvas intensas.

O declínio de temperatura não se limita ao Sul do Brasil. Todo o estado do Paraná, o norte de Santa Catarina, o litoral sul de São Paulo e grande parte do Mato Grosso do Sul também enfrentarão um resfriamento entre esta segunda e terça-feira, segundo o Inmet.

Além das baixas temperaturas, a baixa umidade, comum nesta época do ano, afetará vários estados na região central do Brasil. O Inmet destaca que a umidade relativa do ar nesses estados variará entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e impactos à saúde.

Os estados atingidos incluem Rondônia (leste), Mato Grosso (exceto o sul), Pará (extremo sul), Tocantins (centro-sul), Maranhão e Piauí (extremo sul), Bahia (extremo oeste), Minas Gerais (noroeste e Triângulo Mineiro), São Paulo, Mato Grosso do Sul (extremo norte), Goiás e o Distrito Federal.

Entre as capitais, Porto Velho pode registrar uma máxima de 38°C, enquanto Manaus e Palmas podem chegar a 35°C. Rio de Janeiro, Belém, São Luís, Teresina e Rio Branco podem alcançar 34°C. Em contraste, São Paulo, após registrar 27°C no domingo, não passará de 21°C nesta segunda-feira, mesma máxima prevista para Florianópolis, e um pouco mais alta que Campo Grande (MS), com 20°C.

Leia Também: Você sabe o que o frio intenso pode fazer ao seu corpo? Entenda!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PABLO-MARÇAL Há 16 Horas

Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica

fama Briga? Há 23 Horas

Ana Hickmann não convida Ticiane para noivado; entenda o motivo

fama Sean 'Diddy' Combs Há 16 Horas

Diddy avisou Justin Bieber para não falar "das coisas que fizeram juntos"

fama Mel Maia Há 16 Horas

Mãe de Mel Maia desabafa sobre ingratidão das filhas: 'Me sinto um lixo'

fama Rodrigo Faro Há 17 Horas

Rodrigo Faro pede orações pela saúde da esposa, Vera Viel

esporte Michael Schumacher Há 15 Horas

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

lifestyle Signos Há 23 Horas

Signos que não suportam críticas (mesmo que sejam construtivas)

mundo França Há 18 Horas

Vídeos de acusados ​​de estuprar mulher drogada pelo ex chocam tribunal

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

fama JENNIFER-ANISTON Há 21 Horas

Jennifer Aniston se pronuncia sobre boatos de caso com Barack Obama