Sintomas comuns do câncer de bexiga: veja quais os sinais de alerta

O câncer de bexiga, classificado como o tipo mais comum entre os homens, resultou na morte de mais de 800 mil pessoas globalmente e 19 mil no Brasil entre 2019 e 2022

© Shutterstock

Lifestyle Câncer de bexiga 14/07/24 POR Notícias ao Minuto

A bexiga é um órgão oco e expansível integrante do sistema urinário, conectada aos rins pelos ureteres. Sua função primordial é armazenar a urina produzida até que esta seja eliminada através da uretra. O câncer de bexiga, classificado como o tipo mais comum entre os homens, resultou na morte de mais de 800 mil pessoas globalmente e 19 mil no Brasil entre 2019 e 2022.

PUB

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) revelam que desde 2019 houve mais de 110 mil casos diagnosticados de neoplasia maligna da bexiga. Assim como em outros tipos de câncer, o tabagismo figura como o principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de neoplasia.

O câncer de bexiga frequentemente tem origem no urotélio, o revestimento interno da bexiga.

Os sintomas do câncer de bexiga podem incluir:

Hematuria: Presença de sangue na urina, que pode ser visível a olho nu ou detectada apenas por exames laboratoriais.Urgência urinária: Sensação repentina e intensa de precisar urinar, muitas vezes acompanhada pela dificuldade em controlar a vontade de urinar.Aumento na frequência urinária: Necessidade de urinar mais frequentemente do que o habitual, mesmo quando não há grande quantidade de urina na bexiga.Disúria: Dor ou desconforto durante a micção, que pode variar de leve a intensa.Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga: Sentir que a bexiga não esvaziou completamente após urinar.Dificuldade para urinar: Dificuldade em iniciar ou manter o fluxo urinário.

O carcinoma de células uroteliais representa aproximadamente 90% dos casos de câncer de bexiga tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. A condição afeta mais frequentemente homens do que mulheres, com uma relação de cerca de 3 para 1. Globalmente, o câncer de bexiga é o 7º mais comum entre os homens e o 15º entre as mulheres.

O tratamento do câncer de bexiga varia conforme o tipo e localização do tumor, grau de invasão da parede da bexiga, disseminação para outros tecidos ou órgãos, além de considerar a idade e o estado geral do paciente. As opções incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapias biológicas, escolhidas de acordo com as particularidades de cada caso.

Leia Também: Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PABLO-MARÇAL Há 15 Horas

Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica

fama Briga? Há 22 Horas

Ana Hickmann não convida Ticiane para noivado; entenda o motivo

fama Sean 'Diddy' Combs Há 15 Horas

Diddy avisou Justin Bieber para não falar "das coisas que fizeram juntos"

fama Mel Maia Há 15 Horas

Mãe de Mel Maia desabafa sobre ingratidão das filhas: 'Me sinto um lixo'

fama Rodrigo Faro Há 16 Horas

Rodrigo Faro pede orações pela saúde da esposa, Vera Viel

fama UTI Há 23 Horas

Maidê Mahl abre olhos mas não retomou consciência, diz mãe de atriz

politica LULA-GSI 05/10/24

Ladrões roubam carro da equipe de segurança de Lula em São Paulo

esporte Michael Schumacher Há 14 Horas

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

lifestyle Signos Há 22 Horas

Signos que não suportam críticas (mesmo que sejam construtivas)

mundo França Há 17 Horas

Vídeos de acusados ​​de estuprar mulher drogada pelo ex chocam tribunal