Foguete Ariane 6 será lançado com nanossatélite português a bordo

O lançamento ocorrerá na base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, entre as 19h00 e as 10h00 (horário de Brasília)

© Lusa

Tech Ariane 6 08/07/24 POR Notícias ao Minuto

A Agência Espacial Europeia (ESA) está programada para lançar nesta terça-feira o novo foguete Ariane 6, marcando seu voo inaugural com um nanossatélite português a bordo, desenvolvido por estudantes e professores do Instituto Superior Técnico de Portugal (IST).

PUB

O lançamento ocorrerá na base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, entre as 19h00 e as 10h00 (horário de Brasília).

O teleporto de Santa Maria, nos Açores, operado pela Thales Edisoft Portugal, será a primeira estação a fornecer dados do foguete, contribuindo durante uma fase crítica da missão.

Para a Thales Edisoft Portugal, o lançamento inaugural do Ariane 6 representa o retorno da capacidade operacional europeia de acesso ao espaço.

O ISTSat-1 estará a bordo do foguete, sendo o primeiro nanossatélite concebido por uma instituição universitária portuguesa. Ele será utilizado para testar um novo decodificador de mensagens de aviões, permitindo a detecção em áreas remotas e avaliando o uso de nanossatélites para receber sinais sobre o estado de aeronaves, como velocidade e altitude, em prol da segurança aérea.

A equipe do IST monitorará o satélite na estação terrestre do polo de Oeiras, verificando se ele atende às especificações e possui o desempenho esperado, comparando os dados recebidos com referências.

Posicionado a 580 quilômetros da Terra, acima da Estação Espacial Internacional, o ISTSat-1 começará a enviar dados nos primeiros meses de operação. Estima-se que o nanossatélite permaneça em órbita entre cinco e 15 anos antes de reentrar na atmosfera, representando um projeto multidisciplinar ideal para a formação de engenheiros.

Além do ISTSat-1, o foguete transportará outros satélites e equipamentos científicos de diversas instituições, empresas e agências espaciais internacionais.

O Ariane 6, cujo lançamento inaugural sofreu um atraso de quatro anos e custou 4,5 bilhões de euros, substituirá o Ariane 5, que encerrou sua operação em julho de 2023.

A ESA, da qual Portugal é membro desde 2000, planeja um segundo lançamento comercial da nova série de foguetes europeus até o final do ano, com mais 14 voos programados para os próximos dois anos.

Em 2026, a ESA planeja enviar a sonda espacial Plato com o Ariane 6, que realizará observações de milhares de estrelas em busca de planetas semelhantes à Terra, contando com a participação científica do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço de Portugal. 

Leia Também: Foguete espacial cai e explode acidentalmente na China; veja as imagens

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama PRETA-GIL Há 19 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 59 mins

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 41 mins

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 2 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR 21/12/24

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 23 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Blake Lively Há 20 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

fama RODRIGO-FARO Há 22 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede

mundo Alemanha Há 19 Horas

Divulgadas imagens do autor de ataque em feira de Natal na Alemanha

mundo Alemanha Há 21 Horas

Atropelador em mercado de Natal na Alemanha era ativista anti-islã