As danças mais populares do mundo (e 2 são do Brasil)!
Em todo o seu esplendor colorido e animado, conheça algumas das maravilhosas danças típicas que são ainda muito populares em diversos países
As danças mais populares do mundo (e 2 são do Brasil)!
A dança é uma das formas de arte mais dinâmicas e criativas que existe. Tradicionalmente um meio de expressar a identidade social e cultural, as danças também representam as origens, história e rituais antigos de um povo.
Em todo o seu esplendor colorido e animado, conheça algumas das maravilhosas danças típicas que são ainda muito populares em diversos países. Duas são do Brasil. Consegue adivinhar quais são? Clique na galeria a seguir.
©
Getty Images/Shutterstock
Dança dos Cossacos - Rússia
Também conhecida como Hopack, esta forma de dança originou-se no sul da Rússia e na Ucrânia em 1600. Feita por homens e mulheres, é conhecida por seu estilo enérgico, altamente acrobático e apresentação exuberante.
© Reuters
Dervixe giratório - Turquia
A saia branca rodopiante (chamada de mandato), usada por um dervixe (religioso muçulmano que segue uma vida de pobreza e austeridade) enquanto ele gira em alta velocidade da direita para a esquerda, é um espetáculo visual que remonta a mais de 700 anos, desde o Sufismo e a Ordem Mevlevi.
© Reuters
Valsa - Viena
Já no século XVII, valsas aconteciam nos salões de baile da corte dos Habsburgos. Seu nome vem de walzen – "girar" em alemão – e é dançado durante o Baile Anual da Ópera de Viena, um dos destaques do calendário social da Áustria.
© Reuters
Step dancing (ou dança irlandesa) - Irlanda
Conhecida pela sua força de ritmo e graça na entrega, o step dancing está enraizada na antiga tradição celta. A dança continua enormemente popular na Ilha Esmeralda e nas comunidades irlandesas ao redor do mundo.
©
Getty Images
Tango - Argentina
Uma das danças mais celebradas e influentes do mundo, esta forma de arte altamente complexa originou-se nos bairros do século XVIII de Buenos Aires. O tango é dançado com uma paixão avassaladora e uma profunda conexão com a música.
© Reuters
Dança do dragão - China
Os dragões dançam na China desde a distante Dinastia Han (180–230 DC). A dança expulsa os maus espíritos e a má sorte a eles associada, e é especialmente relevante durante as celebrações do Ano Novo Chinês.
© Reuters
Dança dos paus - Portugal
Conhecida como dança dos paus, esta cerimônia milenar realiza-se em Miranda do Douro, na região de Trás-os-Montes, Portugal. Grupos de homens, os pauliteiros, usam paus como parte de uma performance barulhenta e maravilhosamente visual.
©
Getty Images
Flamenco - Espanha
A palavra Flemenco se aplica à música, à dança e ao violão. Evocando paixão, temperamento e energia, esta forma de arte teve origem na Andaluzia e reconhece as expressões musicais árabes, ciganas, cristãs e judaicas com um estilo único.
© Reuters
Samba - Brasil
A forma de música e dança por excelência associada ao famoso Carnaval tem origens mesmo brasileiras. Surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, e começou com os batuques e rodas de samba realizados pelas comunidades afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer. O samba popularizou-se na década de 1930, com o rádio e as escolas de samba, e tornou-se um dos ritmos mais tradicionais da cultura brasileira.
© Reuters
Kabuki - Japão
Um drama de dança clássico japonês, Kabuki é uma forma de arte teatral de 400 anos, rica em carisma. Combina música, dança e mímica de uma forma altamente estilizada. O estilo também é conhecido pela elaborada maquiagem usada por seus performers.
©
Getty Images
Salsa - Cuba
Misture bateria africana com guitarra espanhola, adicione um pouco de metal, muita percussão e você terá um dos ritmos de dança afro-latinos mais irresistíveis de Cuba. A salsa é uma expressão da cultura social popular.
©
Getty Images
Bharatanatyam - Índia
Esta extraordinária e sublime forma de dança clássica indiana foi iniciada nos templos hindus de Tamil Nadu. A Bharatanatyam é uma expressão de temas e elementos religiosos hindus, com artistas vestidos com trajes brilhantes e cintilantes.
© iStock
Yaake - Níger
Alto, olhos arregalados, dentes brancos e brilhantes... Não, as mulheres não. A dança Yaake mostra jovens Wodaabe vestidos com suas melhores roupas e repletos de maquiagem durante o festival de Gerewol, onde a beleza masculina é excessivamente enfatizada para atrair mulheres casadas.
© iStock
Balé clássico - Itália
Dançado em todo o mundo, o balé clássico tem origem nas cortes renascentistas italianas do século XV. A forma de arte foi aprimorada na França, Inglaterra e Rússia.
© Reuters
Dança Morris - Inglaterra
Os "Moryssh daunsers" apareceram pela primeira vez em meados do século 15, dançando nas ruas de paralelepípedos de Londres. A dança acabou migrando para o campo, onde o estranho espetáculo de cavalheiros ingleses saltando ao som de um acordeão enquanto empunhavam baquetas e lenços agora faz parte da tradição do verão inglês.
© Reuters
Capoeira - Brasil
Criado por escravos que desejavam esconder de seus senhores o fato de estarem aprendendo e praticando artes marciais, o balé mortal que é a capoeira teria se originado na África, chegando à América do Sul no início do século XVI.
© Reuters
Tinikling - Filipinas
Uma das expressões artísticas mais antigas e populares do país, Tinikling traduz-se como "Dança do Bambu" para a performance que imita o movimento de um pássaro enquanto ele caminha pelos caules da grama ou sobre galhos quebrados de árvores.
© Reuters
Kathak - Índia
Outro dos principais gêneros de dança clássica antiga da Índia, Kathak é originário do norte e é tradicionalmente associado às histórias de viagem contadas pelos bardos itinerantes conhecidos como Kathakers, ou contadores de histórias.
© Reuters
Dança da corte - Coreia
Parecendo graciosas e serenas, essas mulheres realizam uma dança de corte em uma tradição que remonta a séculos. Membros da família real, funcionários da corte e enviados estrangeiros teriam sido entretidos com esta bela performance.
© Reuters
Dança Ewegh - Norte da África
A música e a dança desempenham um papel importante na cultura tuaregue. Povo nômade que habita vastas áreas do Norte da África, os tuaregues executam diversas danças, incluindo a Ewegh, exclusivamente masculina.
© Reuters
Dança do mastro - Suécia
Com a cerimônia enraizada nos rituais de fertilidade pagãos germânicos, dançar ao redor do mastro é uma celebração centenária da chegada do verão. A dança é predominante na Inglaterra, Alemanha e Suécia.
© Shutterstock
Dança tanoura - Egito
Tal como acontece com um dervixe giratório, uma dançarina tanoura usa uma saia, embora esta seja multicolorida para representar cada ordem sufi. O caleidoscópio giratório de cores é bastante hipnótico.
©
Getty Images
Indlamu – África do Sul
A forma de arte tradicional mais frequentemente associada à cultura Zulu e às danças de guerra dos guerreiros, Indlamu é uma expressão poderosa da identidade masculina Zulu e é executada em traje regimental completo.
© Reuters
Apsara - Camboja
Muito apreciada em todo o país, a Apsara é conhecida por sua coreografia alongada e lindamente elegante e por seus trajes ornamentados.
© Flickr/Creative Commons
Jarabe Tapatio - Mexico
Com mulheres vestidas com looks China poblana radiantes e de estilo extravagante e homens trajados de ternos elegantes de charro, esta é simplesmente a mais colorida e patriótica de todas as danças tradicionais do México.
©
Shutterstock
Dança Maasai - Quênia
A tradicional "dança do salto" Maasai envolve aldeões do gênero masculino se revezando para saltar no ar em uma demonstração de força e resistência. Quanto mais alto for o salto, mais alto será o canto.
© Shutterstock
Schuhplattler - Alemanha
Essencialmente uma dança de cortejo, a forma de arte remonta a meados do século XIX e é a mais característica de todas as formas de expressão da Baviera. A Oktoberfest anual de Munique é um dos melhores lugares para testemunhar o Schuhplattler.
© Shutterstock
Dança do tambor de cintura - China
Como o próprio nome indica, este antigo ritual é realizado por artistas que tocam tambores de cintura enquanto correm e saltam em formação. A dança originou-se no noroeste da China há mais de 1000 anos.
©
Getty Images
Haka - Nova Zelândia
Os fãs do time All Blacks de rugby estão familiarizados com esta tradicional dança de guerra Maori, praticada em campo antes dos jogos para intimidar os adversários.
See also: The health benefits of dancing
©
Getty Images
Cultura
Danças
08/07/24
POR Notícias Ao Minuto
A dança é uma das formas de arte mais dinâmicas e criativas que existe. Tradicionalmente um meio de expressar a identidade social e cultural, as danças também representam as origens, história e rituais antigos de um povo.
Em todo o seu esplendor colorido e animado, conheça algumas das maravilhosas danças típicas que são ainda muito populares em diversos países. Duas são do Brasil. Consegue adivinhar quais são? Clique na galeria a seguir.
Leia Também: Homenagem ou gafe? Famosos acusados de apropriação cultural
PARTILHE ESTA NOTÍCIA