Igualdade de gênero: Os melhores países para mulheres

Da Holanda ao Ruanda, estes são os países com maior igualdade de gênero em 2023

Igualdade de gênero: Os melhores países para mulheres

Como está o mundo no que diz respeito à igualdade de gênero? Bem, até agora, nenhum país alcançou ainda a plena igualdade entre os s-xos. Na verdade, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (FEM), o quadro é misto. Embora as coisas estejam a caminhar na direção certa, de acordo com o mais recente Índice Global de Desigualdade de Gênero, se persistir o atual ritmo de progresso, serão necessários 131 anos para alcançar a paridade total entre mulheres e homens (vale destacar que o relatório não leva em consideração pessoas não binárias e outras identidades de gênero).

Entre os critérios levados em conta, a pesquisa analisa oportunidades econômicas, educação, saúde e liderança política. Com base nesses dados, vamos dar uma olhada nos 30 países com maior igualdade de gênero em 2023. Clique na galeria.

©

Shutterstock

30. Canadá

O Canadá melhorou 0,5 ponto porcentual desde a última pesquisa. Além disso, a paridade na igualdade salarial para trabalhos semelhantes e no rendimento auferido estimado aumentou.

©

Shutterstock

29. Eslovênia

A nação dos Bálcãs obteve uma classificação elevada em número médio de anos de educação para mulheres, ausência de discriminação legal e percepção de segurança comunitária.

©

Shutterstock

28. Países Baixos

O governo holandês empreendeu muitas iniciativas para apoiar os direitos das mulheres. Inclusive, reconheceu que elas são pouco representadas na política holandesa.

©

Shutterstock

27. Chile

A nação sul-americana melhorou os seus resultados de paridade de gênero em pelo menos 0,5 ponto porcentual. Isto tem ocorrido principalmente em relação à participação, liderança e remuneração da força de trabalho.

©

Shutterstock

26. Austrália

Embora a Austrália seja uma das principais economias do Pacífico, as mulheres estão, infelizmente, representadas como trabalhadoras em tempo parcial em indústrias com baixos salários. Elas também não ocupam funções de liderança.

©

Shutterstock

25. Moçambique

Embora Moçambique tenha um longo caminho a percorrer, como todos os países, 83,3% dos quadros jurídicos que promovem, aplicam e monitoram a igualdade de gênero, com foco na violência contra as mulheres, estão em vigor.

©

Shutterstock

24. Jamaica

Embora a Jamaica tenha feito progressos significativos na igualdade de gênero, a igualdade de acesso às oportunidades econômicas ainda é um sonho distante. No entanto, a ilha do Caribe melhorou as suas pontuações de paridade no rendimento auferido estimado desde 2022.

©

Shutterstock

23. Dinamarca

Embora a igualdade de gênero seja uma pedra angular do Estado-providência dinamarquês, os homens dinamarqueses ainda ganham 12,7% mais do que as mulheres. Em comparação com outros países nórdicos, a igualdade de gênero está a progredir mais lentamente na Dinamarca.

©

Shutterstock

22. Estônia

As mulheres da Estônia têm, em média, formação de educação muito superior ao da média global. Além disso, o quadro jurídico para a igualdade de gênero está consagrado na Constituição do país, que afirma no artigo 12.º que todos são iguais perante a lei e que ninguém deve ser discriminado em razão do s-xo.

©

Shutterstock

21. Suíça

Em comparação com muitos países, a Suíça foi bastante lenta em dar às mulheres o direito de voto, o que só aconteceu em 1971. Hoje, quando se trata de igualdade de gênero, o país alpino também não está entre os primeiros países em termos de salários. A disparidade de gênero foi reduzida em apenas 70%.

©

Shutterstock

20. África do Sul

Quando se trata de salários para trabalhos semelhantes, a África do Sul registrou uma das maiores melhorias na pontuação. Além disso, a nação africana eliminou mais de 70% da disparidade geral de gênero.

©

Shutterstock

19. Moldávia

Em 2023, o progresso no quesito igualdade de gênero neste país da Europa de Leste estagnou. No entanto, duas áreas aumentaram com um ponto cada: o mercado de trabalho e a educação. Isto significa que a paridade de gênero nestes dois setores melhorou.

©

Shutterstock

18. Espanha

Em termos da porcentagem de mulheres em cargos ministeriais, a Espanha é um dos 11 países que têm mais de 50% de ministros que são mulheres. Em novembro de 2023, foi anunciado que elas ocuparão 12 dos 22 cargos no novo governo do recém-reeleito primeiro-ministro Pedro Sánchez.

©

Shutterstock

17. Albânia

No que diz respeito aos salários para trabalhos semelhantes, a Albânia reduziu a disparidade de gênero em 80%. Além disso, 12 dos 17 cargos ministeriais são ocupados por mulheres no governo do primeiro-ministro Edi Rama.

©

Shutterstock

16. Filipinas

As Filipinas alcançaram 79,1% na igualdade de gênero, melhorando três posições comparado ao ano passado. Com 26% de mulheres ministras, o país também se recuperou nessa área. No que diz respeito à participação econômica e às oportunidades, as Filipinas mantêm a paridade total entre oficiais superiores e trabalhadores técnicos, embora o rendimento das mulheres em relação aos homens precise melhorar.

©

Shutterstock

15. Reino Unido

Classificada em 15º lugar, uma das principais leis mais recentes aprovadas no Reino Unido, no que diz respeito aos direitos das mulheres, foi a abolição do imposto sobre absorventes internos. Isto significa que a taxa é zero aplicada a esse produto de higiene feminino.

©

Shutterstock

14. Costa Rica

A Costa Rica é o segundo país latino-americano que mais melhorou na igualdade de gênero em 2023. Sua pontuação global registrou um aumento em relação ao ano anterior.

©

Shutterstock

13. Letônia

A nação báltica vê a igualdade de gênero como um "princípio horizontal" que deve ser integrado em todos os serviços nacionais. Em 2023, a Letônia pontuou 70,1% no que diz respeito a salários por trabalhos semelhantes.

©

Shutterstock

12. Ruanda

A Ruanda é um líder reconhecido na igualdade de gênero e no empoderamento feminino. O seu parlamento tem a maior porcentagem de mulheres num parlamento de câmara única em todo o mundo, com 61,3% dos assentos ocupados por elas.

©

Shutterstock

11. Irlanda

Em 2023, a Irlanda caiu duas posições, colocando o país fora do top 10 pela primeira vez. Embora as disparidades econômicas, sociais e de saúde globais entre homens e mulheres tenham diminuído em 79,2%, a pontuação mais fraca registrou-se no empoderamento político, com mais da metade (53,5%) dos cargos ministeriais preenchidos por homens.

©

Shutterstock

10. Bélgica

A Bélgica juntou-se ao top 10 pela primeira vez em 2023, ao eliminar 79,6% da disparidade geral de gênero. A maior parte desse upgrade ocorreu na política, onde alcançou a paridade total em cargos ministeriais e contou com as mulheres ocupando 42,7% dos assentos parlamentares.

©

Shutterstock

9. Lituânia

Com uma pontuação de paridade de 80,0%, a Lituânia subiu 0,1 ponto percentual em relação ao ano passado. A melhoria da nação báltica pode ser atribuída à ascensão das mulheres em cargos parlamentares e à eleição de uma primeira-ministra, Ingrida Šimonytė, resultando numa igualdade de 46,6% na política. Em termos de educação (98,9%) e saúde (98%), a Lituânia aproxima-se da paridade total.

©

Shutterstock

8. Namíbia

Sendo o país da África Subsariana com a classificação mais elevada, a Namíbia atingiu 80,2% de igualdade de gênero. Com 56% dos trabalhadores técnicos e 43,6% dos oficiais superiores sendo mulheres, a participação econômica e as oportunidades situam-se numa paridade de 78,4%. A Namíbia também alcançou 44,3% de paridade no empoderamento político, tendo como líder uma primeira-ministra, Saara Kuugongelwa, desde 2015.

©

Shutterstock

7. Nicarágua

Com 81,1% de paridade, a Nicarágua é o país latino-americano com melhor classificação da pesquisa. A nação alcançou a paridade de gênero no nível de escolaridade e tem-se mantido numa paridade de 97,8% no subíndice de saúde e sobrevivência. Quando se trata de mulheres em cargos ministeriais e parlamentares, o número tem ultrapassado a marca dos 50% nos últimos anos.

©

Shutterstock

6. Alemanha

Subindo quatro classificações desde o ano passado, a Alemanha registrou mais 1,4 ponto porcentual, para uma pontuação de 81,5%. Isto deve-se principalmente ao aumento de mulheres em cargos parlamentares e ministeriais, que aumentaram o subíndice de empoderamento político (63,4%) em 8,4 pontos percentuais desde 2022. Nas categorias saúde e sobrevivência, a Alemanha apresenta uma paridade de 97,2%.

©

Shutterstock

5. Suécia

Mantendo a sua posição desde o ano anterior, a Suécia eliminou 81,5% da disparidade de gênero. O empoderamento político é de 50,3% e a participação econômica e as oportunidades são de 79,5% de paridade. Quando se trata da igualdade em saúde e sobrevivência, esse número é de 96,3%.

©

Shutterstock

4. Nova Zelândia

Nos últimos cinco anos, a Nova Zelândia ganhou mais de cinco pontos porcentuais, eliminando 85,6% da disparidade geral de gênero. Com paridade em cargos parlamentares e uma mulher chefe de estado durante 16 dos últimos 50 anos, a Nova Zelândia tem o terceiro nível de igualdade mais elevado do mundo em termos de empoderamento político. A nação também superou a divisão de gênero em todos os níveis de educação e taxas de alfabetização.

©

Shutterstock

3. Finlândia

Primeiro país europeu a conceder às mulheres o direito de voto em 1906, a Finlândia registrou 86,3% de paridade na pesquisa de 2023. O recente mandato de uma mulher chefe de estado, Sanna Marin, e a paridade em cargos ministeriais aumentam a paridade no empoderamento político para 70%. Por outro lado, tal como em várias outras economias de rendimento elevado, a esperança de vida saudável das mulheres diminuiu quase 1,5 ano desde 2006, aumentando parcialmente a atual disparidade de gênero nas categorias de saúde e na sobrevivência (97%).

©

Shutterstock

2. Noruega

A primeira onda de feminismo na Noruega começou na década de 1840, e muitas ondas se seguiram desde então, abrindo caminho para os direitos das mulheres no país escandinavo. O progresso rumo à paridade de gênero tem sido constante, resultando numa pontuação de 87,9%. Uma grande parte da melhoria do país pode ser atribuída aos progressos em termos de empoderamento político, que aumentou consideravelmente desde 2006. As mulheres ocupam agora 50% dos cargos ministeriais e 46,2% dos cargos parlamentares no país.

©

Shutterstock

1. Islândia

Pelo 14º ano consecutivo, a Islândia ocupa a primeira posição com 91,2%. Também continua a ser o único país que eliminou mais de 90% da sua disparidade de gênero. Mas embora a ilha do Atlântico Norte esteja na vanguarda da igualdade de gênero, a greve das mulheres de 2023 mostra que a Islândia e o mundo ainda têm um longo caminho a percorrer.

Fontes: (World Economic Forum) 

©

Shutterstock

Lifestyle Paridade 08/07/24 POR Notícias Ao Minuto


Como está o mundo no que diz respeito à igualdade de gênero? Bem, até agora, nenhum país alcançou ainda a plena igualdade entre os s-xos. Na verdade, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (FEM), o quadro é misto. Embora as coisas estejam a caminhar na direção certa, de acordo com o mais recente Índice Global de Desigualdade de Gênero, se persistir o atual ritmo de progresso, serão necessários 131 anos para alcançar a paridade total entre mulheres e homens (vale destacar que o relatório não leva em consideração pessoas não binárias e outras identidades de gênero).

PUB

Entre os critérios levados em conta, a pesquisa analisa oportunidades econômicas, educação, saúde e liderança política. Com base nesses dados, vamos dar uma olhada nos 30 países com maior igualdade de gênero em 2023. Clique na galeria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Cid Moreira Há 9 Horas

Filho diz que não foi a velório de Cid Moreira por medo

esporte Michael Schumacher Há 7 Horas

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

politica Rondônia Há 9 Horas

Candidata a vice-prefeita de Porto Velho relata que foi estuprada

fama Entre quatro paredes Há 9 Horas

Adepta de golden shower, Flávia Alessandre abre intimidade em entrevista

fama DIDDY-RAPPER Há 4 Horas

Linha direta para vítimas de Diddy recebeu 12 mil denúncias em um único dia

fama Gusttavo Lima Há 8 Horas

Por que polícia vai usar avião que está em nome de Gusttavo Lima?

mundo França Há 8 Horas

Vídeos de acusados ​​de estuprar mulher drogada pelo ex chocam tribunal

mundo Médio Oriente Há 10 Horas

Homem tenta incendiar-se durante protesto contra guerra em Gaza

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Marçal sofre derrotas e fica na mira de Moraes após uso de laudo falso contra Boulos

fama Looks Há 4 Horas

Famosos que ninguém reconhece sem seus visuais marcantes