Aplicativo do SUS passa a aceitar dados sobre raça e nome social

A medida, segundo a pasta, garante que todas as informações editadas e autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS)

© Shutterstock

Brasil Saúde 08/07/24 POR Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (8), usuários podem autodeclarar informações sobre raça/cor e nome social no aplicativo Meu SUS Digital. De acordo com o Ministério da Saúde, também é possível inserir informações sobre orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).

A medida, segundo a pasta, garante que todas as informações editadas e autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS). “Assim, as informações declaradas no aplicativo serão espelhadas nos sistemas das unidades básicas de saúde de todo o país”.

Em nota, o ministério destacou que a proposta é garantir a integridade das informações prestadas via Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade, além de viabilizar políticas públicas específicas.

Ao acessar o app, o usuário será convidado a responder a autodeclaração do campo raça/cor, que deverá ser preenchido de forma obrigatória. Para editar o campo ou atualizar o nome social e o endereço, é preciso acessar a aba Meu Perfil. O usuário será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, onde é possível corrigir ou incluir uma nova informação no perfil.

Para realizar a autodeclaração, é necessário ter conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br.  Caso a conta seja nível Bronze, o app dará as instruções de como subir o nível de segurança.

Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero da ficha de cadastro são perguntas obrigatórias, feitas por profissionais durante o atendimento, “com respeito à autonomia dos usuários, que podem escolher se querem ou não respondê-las”, segundo o Ministério.

Com a nova atualização, sete orientações sexuais podem ser escolhidas: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro, além de sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica PABLO-MARÇAL Há 23 Horas

Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica

fama Sean 'Diddy' Combs Há 23 Horas

Diddy avisou Justin Bieber para não falar "das coisas que fizeram juntos"

fama Mel Maia Há 23 Horas

Mãe de Mel Maia desabafa sobre ingratidão das filhas: 'Me sinto um lixo'

fama Cid Moreira Há 6 Horas

Filho diz que não foi a velório de Cid Moreira por medo

esporte Michael Schumacher Há 4 Horas

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

mundo França Há 5 Horas

Vídeos de acusados ​​de estuprar mulher drogada pelo ex chocam tribunal

politica Rondônia Há 6 Horas

Candidata a vice-prefeita de Porto Velho relata que foi estuprada

fama DIDDY-RAPPER Há 1 Hora

Linha direta para vítimas de Diddy recebeu 12 mil denúncias em um único dia

fama Gusttavo Lima Há 5 Horas

Por que polícia vai usar avião que está em nome de Gusttavo Lima?

fama Entre quatro paredes Há 6 Horas

Adepta de golden shower, Flávia Alessandre abre intimidade em entrevista