Espanha elimina França com genialidade de Yamal e vai à final da Eurocopa

Lamine Yamal foi o protagonista da classificação da seleção espanhola

© Getty Images

Esporte Europa 09/07/24 POR Estadao Conteudo

Se Dorival Júnior tem cautela em excesso na seleção brasileira para usar Endrick e convocar outros jovens, como Estêvão, porque "um erro pode ser fatal", na Espanha, jogam os melhores, independentemente da idade. Foi Lamine Yamal, o melhor e mais novo dessa talentosa geração espanhola, o protagonista da classificação da seleção espanhola, que eliminou a França ao ganhar por 2 a 1 nesta terça-feira, em Munique, e avançou à final da Eurocopa.

PUB

Campeã em 1964, 2008 e 2012, a Espanha vem exibindo o melhor futebol desta Eurocopa e vai atrás de seu quatro troféu europeu. Na final, enfrentará Holanda ou Inglaterra, que decidem quem será o outro finalista na quarta-feira, em Dortmund. A decisão está marcada para o próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico de Berlim.

Habituado a quebrar recordes, Yamal já era o mais jovem a disputar uma Eurocopa na história e também a dar uma assistência - é o maior garçom do torneio, com três passes para gol. Nesta terça-feira, a quatro dias de completar 17 anos, o meia-atacante virou também o mais novo a marcar um gol na competição entre seleções mais importante da Europa.

Yamal derrubou o recorde de duas décadas que pertencia a Johann Vonlanthen, ex-atacante colombiano naturalizado suíço que balançou a rede com 18 anos e 141 dias, na edição de 2004 da Eurocopa.

Quando a França estava melhor e vencia por um gol de vantagem, marcado por Muani de cabeça, aos oito minutos de jogo após assistência de Mbappé, Yamal, tão novo quanto ousado, decidiu para os espanhóis e liderou a virada, consumada em quatro minutos.

O astro do Barcelona se desmarcou e, da entrada da área, acertou um lindíssimo chute perto do ângulo para empatar a partida aos 20 minutos. Aos 24, ele começou a jogada pelo meio que terminou no segundo gol, marcado por Dani Olmo. O meio-campista camisa 10 da Espanha deu uma finta seca em Tchouaméni e bateu forte, cruzado. A bola desviou em Koundé, que tentou tirar, mas viu ela morrer no fundo das redes.

O árbitro, inicialmente, deu o gol contra para o zagueiro francês, mas mudou sua decisão depois e Olmo foi identificado com o autor do gol que levou os espanhóis a uma final de Eurocopa depois de 12 anos.

Liderada por Mbappé, que se apresentou bem, mas não fez a mais brilhante de suas apresentações, a França insistiu no primeiro e no segundo tempo. Encontrou espaços, criou chances e se valeu de todos seus recursos para ao menor empatar a partida e forçar a prorrogação.

A Espanha, porém, foi competente para segurar o resultado que conquistou na primeira parte da etapa inicial. Fechou-se com inteligência, irritou os franceses ao dar cadência ao jogo e "cozinhar" o adversário, fazendo o tempo passar. Liso, Yamal foi importante para segurar a bola nos minutos finais até ser substituído nos acréscimos e ser aplaudido de pé pelos torcedores presentes em Munique.

A França, campeã mundial em 2018 e vice em 2022, tão acostumada a decisões e quase imbatível em jogos de mata-mata, enfim conheceu uma eliminação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 13 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 17 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 19 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 18 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 17 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 17 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 17 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 10 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 12 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca