Dia do Rei Pelé e mais: A incrível história do maior jogador de futebol da história!

O Dia do Rei Pelé será celebrado em 19 de novembro, no Brasil.

Dia do Rei Pelé e mais: A incrível história do maior jogador de futebol da história!

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o maior artilheiro do planeta, ganhou três Copas do Mundo e foi eleito pela FIFA como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Com um talento quase sobrenatural reconhecido mundialmente, o Atleta do Século ganhou uma bela e justa homenagem no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, no dia 2 de julho de 2024, a lei que cria o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado em 19 de novembro, mesma data em que o Rei marcou o milésimo gol.

Na galeria, aproveitamos para relembrar feitos impressionantes do maior jogador e ídolo brasileiro. Confira os muitos recordes, títulos e conquistas do Rei do futebol!

© Getty Images

A estreia no Santos e o primeiro gol

Em junho de 1956, com apenas 15 anos, Edson Arantes do Nascimento assinou contrato com o Santos. Pelé estreou na equipe sênior em setembro contra o Corinthians de Santo André. Na partida, ele marcava o seu primeiro gol em competições profissionais.

©

NL Beeld

Número 10

Pelé jogou pelo Santos de 1956 a 1974, vestindo a camisa número 10. O craque mineiro, nascido na cidade de Três Corações, ganhou o mesmo número na seleção brasileira.

©

Getty Images

Seu primeiro jogo internacional

A primeira partida internacional do jogador em ascensão foi contra a Argentina em 7 de julho de 1957, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Brasil perdeu de 2 a 1. Nesse jogo, Pelé marcou seu primeiro gol pelo Brasil, aos 16 anos. Até hoje, ele continua sendo o artilheiro mais jovem do país.

©

NL Beeld

Copa do Mundo de 1958

Com 17 anos e 249 dias, Pelé se tornou o craque mais jovem a participar de uma final da Copa do Mundo. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 em Estocolmo e levou a taça. 

©

NL Beeld

Emoção no primeiro título de campeão mundial

O jovem Pelé chora no ombro do goleiro Gilmar depois que o Brasil vence a final da Copa do Mundo de 1958. O craque marcou dois dos cinco gols do Brasil.

©

Public Domain

Copa do Mundo de 1962

Em Viña del Mar, Chile, Pelé posa com duas torcedoras alguns dias antes das quartas de final do Brasil com a Inglaterra. O jogador não participou da partida e ficou fora do restante da competição depois de se machucar em disputa na primeira rodada contra a Tchecoslováquia. Mesmo com o ídolo fora de campo, o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 1962.

©

Getty Images

Maior goleador da história do futebol

Junto ao Santos e New York Cosmos, o craque brasileiro marcou 650 gols em 694 partidas da liga. Desse total de gols, 643 foram só com a camisa santista. 

©

Getty Images

Maior ídolo do futebol brasileiro

Pelé ainda é considerado o maior goleador de todos os tempos da seleção brasileira. Foram 77 gols em 91 jogos.

©

NL Beeld

Copa do Mundo de 1966

Pelé se machuca durante confronto do Brasil contra Portugal. O português Eusébio, outra lenda do futebol, tenta ajudar o astro brasileiro. 

©

NL Beeld

O time dos sonhos da Copa de 1970!

A seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970 é considerada por muitos comentaristas esportivos como o melhor time de futebol da história. Em pé (da esquerda para a direita): Carlos Alberto, Brito, Wilson Piazza, Félix, Clodoaldo, Everaldo, Mário Zagalo (técnico). Agachados (da esquerda para a direita): Jairzinho, Roberto Rivelino, Tostão, Pelé e Paulo Cézar. No registro, faltou Gérson.

©

NL Beeld

Copa do Mundo de 1970

Na final da Copa do Mundo de 1970, no México, o Brasil venceu a Itália por 4 a 1, e Pelé conquistou sua terceira medalha em um Mundial. Foto: Pelé e o goleiro italiano Enrico Albertosi.

©

NL Beeld

Tricampeão!

Com os companheiros de equipe, Pelé celebra a vitória do Brasil erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo de 1970.

©

Getty Images

Museu Pelé

O jogador costa-riquenho Joel Campbell tira uma selfie com estátua do Rei durante visita ao Museu Pelé, em Santos.

Inaugurado em 2014, o museu conta com uma coleção de 2.400 objetos, entre eles, pertences pessoais do lendário jogador.

©

Getty Images

Recordista

Segundo o Guinness World Records, Pelé continua sendo o jogador de futebol com mais gols na carreira - foram 1.279 tentos em 1.363 jogos. Aqui, o brasileiro é visto comemorando depois de marcar o primeiro gol de partida contra a Itália na final da Copa do Mundo de 1970, no México.

©

Reuters

Ele também cantava e escrevia músicas

Curiosamente, a música também teve um espaço importante na vida da lenda do futebol. O craque começou a compor músicas e tocar violão na época em que jogava pelo Santos para passar o tempo durante as longas temporadas em hotéis por causa do clube. Algumas de suas canções foram inclusive gravadas por astros da música brasileira, a exemplo de Elis Regina e Jair Rodrigues.

©

Getty Images

O 1000º gol

Em 19 de novembro de 1969, Pelé fez história no futebol ao marcar o milésimo gol da carreira durante partida contra o Vasco, no estádio do Maracanã.

©

Getty Images

Homenagem dos Correios

Esse feito histórico de Pelé até ganhou selo comemorativo!

©

Public Domain

Um autógrafo para o presidente dos EUA

Pelé autografa bola de futebol para o presidente dos EUA, Richard Nixon, na Casa Branca em 1973, dois anos antes de ingressar no time New York Cosmos.

©

Public Domain

A estreia no futebol dos Estados unidos

Em 10 de junho de 1975, Pelé fez sua estreia no New York Cosmos. Seu primeiro jogo foi contra o Dallas Tornado. A partida foi transmitida para 22 países e contou com a cobertura de mais de 300 jornalistas de todo o mundo.

©

NL Beeld

Aposentadoria do futebol

Pelé também foi o camisa 10 do New York Cosmos. O número inclusive foi 'aposentado' pela equipe após o último jogo de Pelé, em outubro de 1977. Curiosamente, a despedida do craque do futebol foi em uma partida de exibição contra o Santos.

©

Public Domain

Filme 'Fuga para a Vitória' (1981)

O craque brasileiro também teve uma carreira de ator. Pelé se juntou ao elenco deste filme sobre a Segunda Guerra Mundial em que prisioneiros de campo nazista jogam uma partida de futebol contra um time alemão.

Estrelado por Sylvester Stallone e Michael Caine, 'Fuga para a Vitória' (1981) também contou com outros jogadores profissionais, incluindo Bobby Moore (1941–1993), capitão da equipe da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966.

©

NL Beeld

Troféu Jules Rimet

Pelé beija uma réplica do troféu da Copa do Mundo Jules Rimet. O Brasil levou a taça em 1970. No entanto, o prêmio original foi roubado a primeira vez em 1966, mas foi recuperado. Novamente, em 1983, foi alvo dos bandidos e nunca mais foi recuperado.

©

Getty Images

Jogador do Século

Em 1999, Pelé foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

©

NL Beeld

Pelé recebeu título até da Rainha Elizabeth II

Pelé posa para fotos na 10 Downing Street durante visita a Londres em 2011. A lenda doou uma camisa de futebol ao primeiro-ministro David Cameron e conheceu crianças envolvidas com a instituição de caridade da Street League. Em 1997, ele recebeu um título de cavaleiro honorário da Rainha Elizabeth II em uma cerimônia no Palácio de Buckingham.

©

NL Beeld

Lançamento de filme nos EUA

Em 2016, Pelé e a esposa Marcia Aoki marcam presença na estreia de 'Pelé: Nascimento de uma Lenda' durante o Tribeca Film Festival, em Nova York. Aoki é a terceira esposa do Rei do Futebol.

©

Getty Images

Autobiografias

O ex-jogador publicou várias autobiografias, que ele divulgou com entusiasmo em todo o mundo. 

©

NL Beeld

Máscaras em tributo à lenda!

Torcedores brasileiros prestam homenagem ao Rei do Futebol durante  jogo da Copa do Mundo. Pelé é considerado o maior ídolo do futebol brasileiro.

©

NL Beeld

Embaixador da Boa Vontade

Desde que pendurou as chuteiras, Pelé viajou pelo mundo como embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Aqui, ele participa do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que aconteceu em São Paulo.

©

Reuters

Incentivando novos talentos no esporte

Pelé passou grande parte de sua vida pós-esporte incentivando novos talentos, incluindo mulheres. Aqui, ele participa de evento em Copenhague, na Dinamarca, promovendo o futebol feminino.

©

NL Beeld

Saúde fragilizada

O presidente russo Vladimir Putin e o ídolo argentino Diego Maradona posam com Pelé, antes do sorteio final da Copa do Mundo de 2018. Foi durante esse evento que o brasileiro foi fotografado usando uma cadeira de rodas em público.

©

Getty Images

'Constrangido'

Em abril de 2019, Pelé foi fotografado chegando ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Em fevereiro de 2020, seu filho Edinho disse que o pai só conseguia caminhar com a ajuda de um andador e que por isso 'não quer sair, se expor, estar na rua, fazer praticamente nada que tenha que sair de casa. Está muito acanhado, recluso'. O ex-craque do futebol estava com problemas no quadril há vários anos. Algumas de suas últimas aparições foram feitas em uma cadeira de rodas.

©

Getty Images

CR7 supera Pelé em número de gols por partidas oficiais

Em março de 2021, Cristiano Ronaldo superou Pelé em número de gols por partidas oficiais e o Rei do Futebol o parabenizou. O craque português chegou aos 770 gols na carreira, ultrapassando os 767 feitos por Pelé em jogos oficiais. "Eu te admiro muito, adoro te ver jogar e isso não é segredo para ninguém. Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais. A minha única lamentação é não poder te dar um abraço hoje. Mas deixo essa foto em sua homenagem", disse Pelé.

©

Getty Images

Morte

Pelé estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e já não respondia mais ao tratamento de quimioterapia contra os tumores no pulmão. O câncer foi descoberto em setembro de 2021. A doença começou, segundo a equipe médica, no cólon e se espalhou para o fígado e pulmão. O ex-jogador também teve Covid-19, ronco pulmonar e insuficiência cardíaca antes de ser internado. Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2023, aos 82 anos.

©

Getty Images

Uma lenda em todo o mundo

Pelé ainda é aclamado como um dos melhores jogadores da história. Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e membro da equipe vencedora da Copa do Mundo de 1966, declarou: "Às vezes, sinto que o futebol foi inventado para esse jogador mágico". 

©

NL Beeld

Esporte Carreira 10/07/24 POR Notícias Ao Minuto


Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o maior artilheiro do planeta, ganhou três Copas do Mundo e foi eleito pela FIFA como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Com um talento quase sobrenatural reconhecido mundialmente, o Atleta do Século ganhou uma bela e justa homenagem no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, no dia 2 de julho de 2024, a lei que cria o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado em 19 de novembro, mesma data em que o Rei marcou o milésimo gol.

PUB

Na galeria, aproveitamos para relembrar feitos impressionantes do maior jogador e ídolo brasileiro. Confira os muitos recordes, títulos e conquistas do Rei do futebol!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Justiça Há 6 Horas

Escritório responsável pela defesa de X no Supremo deixa atuação a pedido da empresa

mundo Baratas Há 8 Horas

Homem inala barata no sono e fica com inseto 'no peito' durante 3 dias

fama Esportes Há 23 Horas

Atores que são atletas olímpicos (e seus esportes)!

mundo EUA Há 7 Horas

Biden usou um boné com 'Trump 2024' (e não é montagem); veja a explicação

mundo Óbito Há 3 Horas

Fisiculturista que comia 16 mil calorias por dia morre de parada cardíaca

fama Maternidade Há 21 Horas

Virginia aluga andar inteiro de maternidade para nascimento do 3º filho

mundo EUA Há 6 Horas

Mentira sobre haitianos comendo pets frustra tentativa de Trump de desviar de raça de Kamala

fama Gestação Há 19 Horas

'Seis filhos não tinham dado certo', desabafa Graciele Lacerda

tech Espaço Há 8 Horas

SpaceX fez história com Polaris Dawn e compartilha foto (deslumbrante)

fama Desabafo Há 22 Horas

Halle Berry se diz 'ofendida' por ser única atriz negra premiada com Oscar