Famosos que foram internados após colapsos mentais (alguns à força)!
Celebridades que precisaram de ajuda e tratamento médico para lutar contra doenças mentais
Famosos que foram internados após colapsos mentais (alguns à força)!
Muitos famosos falaram abertamente sobre suas lutas com a saúde mental. Inclusive, várias celebridades têm feito um grande esforço para aumentar a conscientização e quebrar o estigma acerca de quem sofre de doenças do gênero. Algumas dessas estrelas também passaram por episódios dramáticos em suas vidas, quando foram internadas, de forma voluntária ou forçada, em clínicas de reabilitação ou hospitais psiquiátricos.
Na galeria, conheça as personalidades que precisaram de tratamento médico para cuidar da saúde mental.
©
TV Globo/Getty Images
Sérgio Hondjakoff
Famoso como o icônico personagem Cabeção de 'Malhação', Sérgio Hondjakoff iniciou, em junho de 2022, um tratamento contra dependência química em um instituto de Sorocaba (SP). Um dos responsáveis pela internação do ator foi o ex-Polegar Rafael Ilha, que se sensibilizou ao ver situação do ex-global, após vídeo dele viralizar ameaçando o pai. Essa última internação durou um ano e, após ter alta, Sérgio revelou que está "limpo" e sóbrio e que seu desejo era recuperar a confiança dos fãs, amigos e familiares.
"Cansei de sofrer por conta das recaídas. Sei que tem muita gente que torce por mim, que quer me ver perpetuando na recuperação, na sobriedade. Eu quero reconquistar a confiança da minha família, dos meus amigos, até das pessoas que não me conhecem pessoalmente, mas que lembram de mim pelo meu trabalho e acham que eu não tenho jeito mais", disse Hondjakoff em agosto de 2023.
©
TV Globo/Fabrício Mota
Owen Wilson
O ator pode interpretar personagens cômicos, mas não há nada de engraçado em ser levado ao St. John's Hospital, em Santa Monica (EUA), depois de tentar tirar a própria vida em 2007. Wilson foi então transferido para o Cedars Sinai, em Los Angeles.
©
Getty Images
Owen Wilson
Depois de ser levado ao hospital, Owen Wilson divulgou um comunicado que dizia: "Peço respeitosamente que a mídia me permita receber cuidados e curar em particular durante este momento difícil".
©
Getty Images
Mischa Barton
Em 2009, a famosa estrela da série 'O.C.: Um Estranho no Paraíso' foi internada na ala psiquiátrica do Cedars-Sinai Medical Center, após ameaçar tirar a própria vida.
©
Getty Images
Mischa Barton
Mais tarde, a atriz se abriu sobre a situação. "Foi um colapso total... (...) Fiquei profundamente magoada no início, e então aceitei que era o momento em que precisava ficar longe da minha família e de toda a pressão", disse.
©
Getty Images
Mayana Moura
Antes de receber o diagnóstico de transtorno bipolar, em 2015, a atriz (conhecida por várias novelas na Globo e na Record) chegou a ser internada quatro vezes em hospitais psiquiátricos. "Há um grande estigma em torno do paciente. De que não pode ser funcional de novo, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Existe muita incompreensão em torno da doença, por isso prefiro seu nome 'antigo', psicose maníaco-depressiva", desabafou Mayana em entrevista a Marie Claire.
"Sou a prova viva de que, com o tratamento certo e apoio de quem nos ama, é perfeitamente possível se recuperar. O que aconteceu comigo não define o que sou", explicou.
©
TV Globo / João Cotta
Catherine Zeta-Jones
A atriz galesa luta contra o transtorno bipolar II há muito tempo. Em 2011, após o estresse de lidar com a luta de seu marido Michael Douglas contra o câncer na garganta, a atriz foi internada em um centro de saúde mental.
©
Getty Images
Catherine Zeta-Jones
Catherine Zeta-Jones mais tarde falou sobre o episódio. "[Bipolar] é algo com que venho lidando há muito tempo... Quando você leva uma pancada assim [a doença de Douglas], é um gatilho óbvio para que seu equilíbrio fique um pouco desequilibrado - sem dormir, com preocupação, estresse. É um gatilho clássico... Eu sei que não sou a única pessoa que sofre com isso ou tem que lidar no dia a dia. Então, se ajudei alguém discutindo sobre bipolaridade ou depressão, isso é ótimo", disse.
©
Getty Images
Demi Lovato
Em 2010, Demi Lovato se internou em um centro de reabilitação, onde permaneceu por três meses. A atriz e cantora foi então diagnosticada com transtorno bipolar e bulimia.
©
Getty Images
Demi Lovato
Desde então, a diva pop tem trabalhado para aumentar a conscientização sobre a saúde mental. "Entrar na reabilitação enquanto você está no Disney Channel, foi como se tudo estivesse ampliado, sob os holofotes. É uma manchete e tanto. E eu não consegui evitar. Então pensei, posso usar isso para ajudar os outros. E foi isso que eu fiz", disse ela.
©
Getty Images
Andressa Urach
Em 2022, Andressa Urach teve dias difíceis, que incluíram um surto psicótico e a necessidade de uma internação e, em dezembro deste ano, a criadora de conteúdo adulto revelou em vídeo no YouTube sobre o seu diagnóstico de transtorno bipolar. "Estou fazendo acompanhamento. Tomando os meus remédios, mas a gente sabe que é sério. Não é uma brincadeira. O que mais me ajudou foi voltar a buscar o meu relacionamento com Deus, porque para Deus nada é impossível", disse a ex-Fazenda.
©
AgNews/Daniel Pinheiro
Robbie Williams
O ex-membro do Take That obteve grande sucesso como artista solo, mas em 2007 a luta do cantor contra o vício e a depressão o levou a se internar na clínica Meadows, no Arizona (EUA).
©
Getty Images
Kanye West
O rapper já vivenciou comportamentos bizarros, mas em 2016 West foi hospitalizado para uma avaliação psiquiátrica no UCLA Medical Center. O abuso de medicamentos prescritos foi apontado como a causa.
©
Getty Images
Ashley Judd
Em 2016, a atriz passou 47 dias em um centro de tratamento para lidar com "depressão, isolamento e relacionamentos codependentes". O tratamento teve um grande impacto na vida de Judd. "Agora, mesmo quando estou tendo um dia difícil, é melhor do que o meu melhor dia antes do tratamento", disse ela.
©
Getty Images
Ashley Judd
"Entrei naquele centro de tratamento e comecei a desmoronar... Pela graça de Deus e pelas ferramentas que eles me deram, fiquei renovada, fui curada e voltei a ficar junto de uma forma que é um porta-estandarte para toda a minha família", acrescentou.
©
Getty Images
Amanda Bynes
A atriz foi internada involuntariamente em um centro de saúde mental da Califórnia em 2014. A ex-estrela infantil teria afirmado que "um 'microchip' em seu cérebro a levou a acusar falsamente seu pai de abuso s-xual".
©
Getty Images
Rafael Ilha
Rafael Ilha fez muito sucesso com o Polegar, boy band muito amada em todo o Brasil. Mas a vida do cantor tomou um rumo sombrio após o vício em drogas. Inclusive, sua saída do famoso grupo aconteceu por causa da dependência química.
"Me tornei um dependente químico ao extremo, viciado, noiado. Da cocaína fui para a cocaína injetável, daí para o crack e a minha vida desandou. Acabei indo morar na rua literalmente, me envolvi com o tráfico, roubo, com tudo que possa imaginar de ruim para sustentar o meu vício", disse ao podcast Ticaracaticast, em fevereiro de 2023.
Para tratar do vício, foram inúmeras passagens por clínicas de reabilitação. Ilha revelou que chegou a ser torturado com choques. Em outro depoimento, o artista disse que chegou a ficar amarrado por três meses em uma cama, em uma clínica de reabilitação, como forma de punição por seu comportamento.
©
AgNews/Francisco Cepeda
Britney Spears
Britney Spears sofreu um colapso (muito público) em janeiro de 2008. A diva pop foi detida por alguns dias para avaliação mental e mais tarde foi internada em um hospital psiquiátrico de Los Angeles.
©
Getty Images
Britney Spears
A cantora foi liberada sete dias e o pai de Spears foi nomeado seu tutor legal, pois ela foi considerada incapaz de administrar seus assuntos pessoais e financeiros. A tutela foi encerrada em 2021.
©
Getty Images
Winona Ryder
Queridinha dos filmes nos anos 1990, Winona Ryder deu entrada em um hospital de saúde mental em 1990 devido a crises de ansiedade. "Tive medo de fazer algo estúpido... Me colocaram na ala psiquiátrica... Foi muito assustador, muito real", disse a atriz.
©
Getty Images
Winona Ryder
Winona Ryder lutou para se preparar para seu papel em 'Garota Interrompida' (1999), que se passa em uma clínica psiquiátrica. "Eu estava com medo de interpretar uma personagem cheia de medo e ansiedade, sabendo que eu estava cheia de medo e ansiedade, e não é algo que é apenas foi passado para mim. É algo contra o qual você luta durante toda a sua vida", explicou.
©
Getty Images
Diego Gasques (Diego Alemão)
Em 26 de setembro de 2023, o campeão do 'Big Brother Brasil 7' estampou as manchetes dos jornais por um comportamento estranho. Diego Gasques, mais conhecido como Diego Alemão, foi preso por porte ilegal de arma no Rio de Janeiro e depois foi liberado após pagar fiança de R$ 4 mil. Posteriormente, ele foi internado espontaneamente em clínica de reabilitação, segundo informou seu advogado Jeffrey Chiquini ao Splash.
"Pedimos a compreensão de todos pelo fatídico ocorrido. Diego, infelizmente, vem sofrendo de um mal que tem acometido muitas pessoas atualmente. Há alguns meses tem enfrentado profunda depressão e uso de substâncias químicas", disse o seu representante legal.
Mas, em 15 de outubro, foi divulgado que o ex-BBB tomou uma decisão radical...
©
AgNews
Diego Gasques (Diego Alemão)
Alemão vai dar continuidade ao tratamento de reabilitação em uma clínica nos EUA. "Com autorização médica, decidimos dar início a tratamento específico de desintoxicação nos Estados Unidos, conhecido mundialmente por ter as melhores clínicas de reabilitação. Estive pessoalmente na clínica na Califórnia, conhecendo suas dependências, profissionais e métodos de trabalho", revelou o advogado Jeffrey Chiquini.
©
TV Globo/Fábio Rocha
Steven Tyler
A batalha do vocalista do Aerosmith contra o vício é bem conhecida. Na década de 1980, o roqueiro se internou no McLean Hospital. Essa instituição de saúde teve vários pacientes famosos ao longo dos anos, incluindo os cantores e compositores Ray Charles e Rick James, bem como a poetisa Sylvia Plath.
©
Getty Images
Yoko Ono
A esposa de John Lennon, Yoko Ono, foi internada em um hospital de saúde mental em 1962. A artista foi diagnosticada com depressão clínica.
©
Getty Images
Mariah Carey
Em 2001, Mariah Carey teve um colapso no 'Total Request Live', programa da MTV. Sobre o incidente, a cantora publicou em seu site a mensagem: "Então, basicamente, tudo que eu realmente quero dizer é que não sei o que está acontecendo com a vida."
©
Getty Images
Mariah Carey
Em julho de 2001, a diva pop deu entrada no Northern Westchester Hospital e, mais tarde, foi transferida para o Silver Hill Mental Hospital, em Connecticut (EUA). O assessor de Mariah Carrey inicialmente alegou "exaustão extrema" como o motivo, mas depois admitiu que a estrela sofreu um "colapso emocional e físico".
©
Getty Images
Vanessa Lopes
A influenciadora teve uma passagem relâmpago e polêmica no 'Big Brother Brasil 24'. A tiktoker pernambucana entrou no programa como integrante do Camarote, mas acabou desistindo da sua participação no dia 19 de janeiro ao apertar o botão de desistência.
Nos seus últimos dias de confinamento, Vanessa ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais pelo comportamento estranho dentro da casa, criando uma série de teorias da conspiração sobre o programa, chorando com frequência e confrontando os outros brothers. "Eu sei a minha essência, se eu agir por impulso, acabou. Eu posso ser doida, mas eu sou uma doida que eu sei da minha loucura", disse ela antes de abandonar a atração. "Eu só tive que ter o meu tempo para entender. Todos os meus traumas estão nessa casa, eu sei disso", acrescentou.
Especialistas opinaram que a jovem sentiu os variados desafios do confinamento de um reality show, que afetaram sua capacidade de lidar com a pressão e manter o equilíbrio emocional.
©
TV Globo/Fábio Rocha
Vanessa Lopes
Após dias de especulação sobre o estado de saúde mental de Vanessa, um boletim médico foi divulgado no dia 26 de janeiro. "A paciente Vanessa Lopes Ramalho encontra-se sob cuidados médicos, em tratamento psiquiátrico, em domicílio dos pais, acompanhada pelos mesmos 24h por dia. Faz avaliação médica psiquiátrica diária, com boa evolução até o momento, necessitando ficar afastada das atividades de trabalho (...) Foram solicitados exames complementares para avaliação clínica completa)", informou o comunicado.
©
TV Globo/Fábio Rocha
Sinéad O'Connor
Em 2017, a falecida cantora já havia compartilhado nas redes sociais sobre tirar a própria vida. Sinéad O'Connor, que lutava contra o transtorno bipolar, passou algum tempo em uma clínica de saúde mental.
©
Getty Images
Sinéad O'Connor
A estrela da música irlandesa mais tarde falou sobre sua luta de longa data contra a saúde mental. "O que realmente deu início a tudo isso foi que fiz uma histerectomia radical na Irlanda há dois anos e perdi a cabeça depois disso... Tornei-me muito suicida", desabafou.
©
Getty Images
Marilyn Monroe
A icônica loira teve uma carreira de muito sucesso, mas também uma vida pessoal conturbada. Em 1960, a atriz foi internada na clínica psiquiátrica Payne Whitney, em Nova York. Infelizmente, a estrela partiu quatro dias depois e, em 1962, morreu de overdose de barbitúricos.
©
Getty Images
Carrie Fisher
Mais conhecida por interpretar a Princesa Leia na franquia 'Star Wars', a falecida atriz lutou contra o vício em drogas e doenças mentais. Carrie Fisher foi diagnosticada com transtorno bipolar em 1985 e foi internada em centros de saúde mental várias vezes ao longo de sua vida.
©
Getty Images
Carrie Fisher
"Tenho um desequilíbrio químico que, no seu estado mais extremo, me levará a um hospital psiquiátrico. Eu costumava pensar que era um vício em drogas, puro e simples - apenas alguém que não conseguia parar de usar drogas intencionalmente. Mas acontece que sou gravemente maníaco-depressiva", explicou a atriz em uma entrevista.
©
Getty Images
Roseanne Barr
A famosa comediante e atriz ficou internada por oito meses no Utah State Hospital após uma lesão cerebral traumática que sofreu em um acidente de carro. A lesão afetou radicalmente seu comportamento.
©
Getty Images
Audra McDonald
A estrela da Broadway passou um mês em um centro de saúde mental depois de tentar tirar a própria vida durante seu tempo na faculdade Juilliard.
©
Getty Images
Audra McDonald
"[Juilliard] tinha um facilitador de saúde mental lá, um terapeuta lá e eles me internaram em um hospital de saúde mental, onde fiquei por um mês e me deram a ajuda que precisava", lembrou a atriz e cantora.
©
Getty Images
Kendra Wilkinson
A personalidade da TV e ex-modelo da Playboy foi levada ao hospital quando tinha 15 anos, após ingerir vários comprimidos.
©
Getty Images
Kendra Wilkinson
Anos depois, Wilkinson falou sobre a experiência. "Era uma loucura naquele lugar... Não víamos a luz do dia. Não tínhamos permissão para sair. Era basicamente uma prisão, mas era um hospital... Acho que isso me deixou pior porque no meu coração eu não queria mudar... As pessoas estavam me forçando, e isso é algo que não funciona comigo".
©
Getty Images
Fama
Saúde mental
10/07/24
POR Notícias Ao Minuto
Muitos famosos falaram abertamente sobre suas lutas com a saúde mental. Inclusive, várias celebridades têm feito um grande esforço para aumentar a conscientização e quebrar o estigma acerca de quem sofre de doenças do gênero. Algumas dessas estrelas também passaram por episódios dramáticos em suas vidas, quando foram internadas, de forma voluntária ou forçada, em clínicas de reabilitação ou hospitais psiquiátricos.
Na galeria, conheça as personalidades que precisaram de tratamento médico para cuidar da saúde mental.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA