© Reuters
A seleção feminina de handebol do Brasil vai jogar a primeira fase dos Jogos Olímpicos do Rio contra Angola, Espanha, Montenegro, Romênia e Noruega.
PUB
As norueguesas são as atuais campeãs mundiais (2015), em torneio no qual as brasileiras foram eliminadas nas oitavas de final pelas romenas, que também estão no Grupo A.
Por ser país sede, o Brasil podia escolher em qual chave gostaria de jogar. O técnico Morten Soubak teve dois minutos, após as outras cinco equipes de cada serem definidas, para dizer em qual lado desejava jogar.
Ele escolheu, em teoria, o grupo mais forte.
Veja as chaves abaixo:
Torneio feminino de handebol dos Jogos Olímpicos do Rio
Grupo A
Angola, Espanha, Montenegro, Romênia, Noruega e Brasil
Grupo B
Coreia do Sul, Argentina, Suécia, Rússia, Holanda e França
MASCULINO
No masculino o Brasil não é favorito ao pódio como no feminino, o que fez o técnico Jordi Ribera escolher um grupo, teoricamente, mais fraco na primeira fase.
Enquanto as mulheres podem pensar em um possível cruzamento mais fácil nas quartas de final, os homens vão lutar para passar de fase.
Por esse motivo a escolha do Grupo B, com Egito, Alemanha, Suécia, Eslovênia e Polônia foi a feita pela seleção masculina do Brasil.
No Grupo A, além da tradicional rival Argentina, está a atual campeã mundial e favorita ao título, França. Ainda neste lado da chave está a Croácia, que eliminou o Brasil no último Mundial, a Dinamarca, uma potência do esporte, e o Qatar, que conta com uma seleção mundial devido ao grande número de atletas naturalizados.
Grupo A
Argentina, Qatar, Croácia, Dinamarca, França e Tunísia
Grupo B
Egito, Alemanha, Suécia, Eslovênia, Polônia e Brasil
Com informações da Folhapres.