Truques que os videntes não querem que você saiba!

Percepção extra-sensorial ou golpe? Como saber...

Truques que os videntes não querem que você saiba!

Quem não gostaria de poder prever o futuro ou comunicar-se com os mortos? Algumas pessoas afirmam ter um dom paranormal (ou sobrenatural) que lhes permite fazer isso e geralmente cobram uma boa quantia em dinheiro por seus serviços. Mas há algumas "cartas na manga" dos médiuns... Clique na galeria para saber os truques que os videntes não querem que você saiba!

© Shutterstock

Percepção extra-sensorial

A percepção extra-sensorial, também conhecida como "sexto sentido", é o reconhecimento da informação sentida através da mente, e não através dos cinco sentidos tradicionalmente reconhecidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Os médiuns afirmam ter esse poder paranormal.

© iStock

O negócio de prever o futuro

De acordo com o payscale.com, um médium nos EUA ganha em média US$ 80 por hora. Mas os videntes também faturam bem na Europa. Só no Reino Unido, a indústria vale cerca de 40 milhões de libras, relatou o The Sun.

© iStock

Por que as pessoas acreditam em poderes paranormais

Se você acha que acreditar em poderes psíquicos tem algo a ver com QI ou educação, você não poderia estar mais errado. Na verdade, um estudo mostrou que cerca de três em cada quatro americanos têm pelo menos uma crença paranormal. Por que? De acordo com a Sociedade Britânica de Psicologia, a falta de habilidades analíticas parece ser a principal causa.

© iStock

Preparando o cenário

Uma aura de misticismo é sempre uma vantagem quando você vai dizer às pessoas o que elas querem ouvir. São usadas inimagináveis artimanhas e acessórios para persuadir alguém a acreditar no profissionalismo do médium.

© iStock

Preparando o cenário em casa

Se a leitura do futuro for feita em particular, a sala costuma ser aconchegante e bem decorada com diversos adereços. Alguns livros antigos, velas e pouca iluminação nunca deixam de impressionar.

© iStock

Performance

É bastante comum que os médiuns façam seu próprio show. Seja diante de um público ao vivo em um grande teatro, ou em um ambiente mais intimista com um pequeno grupo de pessoas, os videntes certamente conseguem fazer uma ótima apresentação.

© iStock

Por que eles são tão convincentes

Tanto os médiuns como os leitores de mentes costumam fazer declarações surpreendentes sobre seus clientes para sugerir que eles podem "lê-los". Essas afirmações soam assustadoramente íntimas e deixarão as pessoas se perguntando como ele poderia saber dessa informação se não possuísse poderes paranormais.

© iStock

Técnicas

Os profissionais usam vários tipos de técnicas para convencer os clientes de que sabem informações sobre eles. Afinal, os videntes não poderiam saber desses fatos a menos que tivessem dons especiais, certo? Bem, não exatamente...

© iStock

Leitura a quente

A leitura a quente é uma técnica psíquica que consiste em obter informações previamente sobre o cliente, sem o conhecimento deste último. Quanto mais informações um médium tiver, mais precisa será a leitura.

© iStock

Como a leitura a quente funciona

Nos dias de hoje é mais fácil do que nunca obter informações sobre um indivíduo. A maioria das pessoas tem muitas informações sobre elas facilmente acessíveis online e uma rápida pesquisa no Google ou nas redes sociais pode ser suficiente para coletar uma grande quantidade de dados. Essas informações podem então ser usadas para impressionar o cliente com fatos sobre ele.

© Shutterstock

Como a leitura a quente funciona

Antes da era digital, "assistentes" de médiuns faziam leituras a quente dos clientes. Esquemas mais elaborados seriam aplicados quando as leituras envolvessem grupos maiores de pessoas. Isso envolveria a infiltração de pessoas no público. Esses "insiders" então reuniriam informações e as repassariam ao médium.

© iStock

Leitura a frio

Esta é outra técnica amplamente utilizada. Envolve analisar os clientes de diversas maneiras, incluindo linguagem corporal, aparência física, raça, religião, entre outros. É basicamente pescar qualquer informação que a pessoa possa revelar involuntariamente.

© iStock

Como os médiuns aplicam a leitura fria

O médium então usa declarações gerais de alta probabilidade com base nas informações coletadas, que na maioria das vezes repercutem no cliente.

© iStock

Por que a leitura fria funciona

A razão pela qual esta técnica é tão eficaz é devido a um viés cognitivo denominado validação subjetiva. Isso significa que os clientes atribuem significado às palavras que o médium lhes diz. As palavras tornam-se pessoalmente significativas para o indivíduo.

© iStock

Efeito Barnum

O efeito Barnum, também conhecido como efeito Forer, é um fenômeno psicológico que ocorre quando as pessoas aceitam e validam as declarações feitas sobre elas como precisas. Estas são geralmente afirmações gerais vagas que podem ser aplicáveis à maioria dos indivíduos, mas os clientes muitas vezes acreditam que estas se aplicam especialmente e intimamente a eles.

© iStock

Horóscopos

Vários estudos mencionados em um artigo da ThoughtCo. apontam o efeito Barnum como uma das razões pelas quais tantas pessoas acreditam em horóscopos.

© iStock

Parece familiar

O Departamento de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia, Fullerton, nos dá alguns exemplos de como afirmações gerais podem parecer aplicáveis a nós. Isso inclui declarações como "você tem uma grande necessidade que outras pessoas gostem e admirem você" ou
"você tem uma grande capacidade não utilizada, que não aproveitou a seu favor".

© iStock

Sim, isso soa exatamente como eu!

E se alguém lhe dissesse que "às vezes você é bastante crítico consigo mesmo" ou que "às vezes você não tem certeza se tomou a decisão certa". Parece familiar, certo? É por isso que essas generalizações funcionam.

© iStock

Afirmações

Grupos de pessoas são analisados previamente. Pesquisas são realizadas para saber mais sobre os espectadores que compareceram ao show. Mas muitas declarações de leitura fria ressoam no público. Por exemplo, é mais provável que um público de meia-idade responda positivamente a afirmações como "Sei que alguém nesta sala perdeu alguém próximo recentemente".

© iStock

Ajustando o timing

É quando o médium faz uma pergunta ao cliente e depois diz que o espírito do ente querido desta pessoa acaba de lhe dar a mesma informação. Isto reforça a ilusão de que o vidente está realmente recebendo a informação do "lado de lá".

© iStock

Perguntas negativas

Um médium também pode fazer uso de perguntas negativas. Se, por exemplo, o cliente estiver visivelmente fora de forma, ele pode dizer algo como "você não gosta de fazer exercícios, não é?" É provável que o cliente confirme a afirmação como verdadeira. É quando o médium dirá ao cliente que, mais uma vez, o ente querido falecido do cliente acaba de lhe contar isso.

© iStock

Confirmação de dados

Se o cliente tiver uma crença preconcebida de que o médium tem de fato as capacidades que afirma ter, será ainda mais fácil que essas declarações pareçam precisas.

© iStock

Pensamento seletivo

É quando os clientes se concentram nas informações que acreditam ser aplicáveis a eles, desconsiderando qualquer informação que possa contradizer essa crença.

© iStock

Manipulação da informação

Qualquer informação que os clientes forneçam aos médiuns pode então ser usada em benefício destes profissionais. Eles repetirão as afirmações aos clientes em momentos-chave para que tenham a impressão de que o vidente sabia disso o tempo todo.

© iStock

Mas isso não está certo!

Às vezes, os médiuns erram. Geralmente dizem antecipadamente aos clientes que as suas leituras não são 100% precisas e obviamente dependem da qualidade da "comunicação".

© iStock

Técnicas de alteração da mente

Técnicas mais sofisticadas também podem ser usadas por médiuns. Uma delas comumente usada é a Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL.

© iStock

Programação Neurolinguística (PNL)

A PNL é uma técnica usada para influenciar a mente e consequentemente mudar o comportamento da pessoa. Essa técnica é amplamente utilizada no setor de autoajuda, bem como em vendas e treinamento, entre outros. Parece algo que os médiuns podem fazer bom uso, certo?

© iStock

Como a Programação Neurolinguística (PNL) funciona?

A ideia é que os processos neurológicos, de linguagem e comportamentais estejam conectados e, portanto, os padrões comportamentais possam ser programados. É uma ótima habilidade para qualquer médium ter!

© iStock

Como evitar ser enganado

Seja cético sobre isso. Se as pessoas tivessem a capacidade de prever o futuro ou de se comunicar com os mortos, não seriam encontradas pessoas desaparecidas? Ou não seriam os grandes crimes e catástrofes evitáveis? Sem mencionar os cassinos que iriam à falência.

© iStock

Lifestyle Previsões 11/07/24 POR Notícias Ao Minuto


Quem não gostaria de poder prever o futuro ou comunicar-se com os mortos? Algumas pessoas afirmam ter um dom paranormal (ou sobrenatural) que lhes permite fazer isso e geralmente cobram uma boa quantia em dinheiro por seus serviços. Mas há algumas "cartas na manga" dos médiuns... Clique na galeria para saber os truques que os videntes não querem que você saiba!

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Acidente Há 20 Horas

Avião cai perto da Base de Parnamirim, no Rio Grande do Norte

fama Rei Carlos III Há 21 Horas

Rei Charles III faz importante anúncio durante viagem à Austrália

mundo Justiça Há 3 Horas

Jovem é presa por compartilhar fotos da amante do pai nua na internet

mundo Faixa de Gaza Há 4 Horas

Vídeo mostra menina descalça carregando irmã após atropelamento em Gaza

tech Meta Há 23 Horas

Facebook e Instagram vão usar reconhecimento facial para detectar fraudes

fama JOJO-TODYNHO Há 5 Horas

Jojo rebate crítica de Xuxa com resposta afiada e desabafa sobre decepção

esporte Espanha Há 4 Horas

'Homens com barba' no futebol feminino? Polêmica agita a Espanha

esporte MMA Há 6 Horas

Luto no MMA: Morre aos 48 anos o ex-lutador e empresário André Mussi

mundo Reino Unido Há 4 Horas

Mulher tem ataque cardíaco fatal após ser estuprada desmaiada em parque

fama Romance Há 20 Horas

Eles se envolveram (romanticamente) com bilionários! Conhece o brasileiro?