É por esta razão (incrível) que você deveria comer mais insetos!
Conheça os benefícios surpreendentes dessas iguarias exóticas para a saúde!
É por esta razão (incrível) que você deveria comer mais insetos!
Sabia que cerca de 25% da população mundial come insetos? Entomofagia, a prática de comer insetos, é na verdade mais comum do que a língua inglesa - sim, há mais gente comendo esses bichos do que falando inglês! O problema é que esse hábito demorou a se popularizar no mundo ocidental e por isso nos causa tanta estranheza.
Mas o que é mais surpreendente é que há inúmeros benefícios ao incorporar insetos na alimentação dos humanos. Esses animais contêm muitos nutrientes, poucas calorias e podem ainda ser deliciosos - estamos falando super sério!
Além de ser um aliado para a perda de peso e um corpo mais saudável, esse tipo de dieta é eco-friendly, ou seja, promove ecossistemas mais limpos e ainda pode impulsionar a economia.
Então, se os participantes do 'No Limite', reality da Globo, já tiveram que encarar essas iguarias como pratos exóticos, você pode ficar tranquilo! Aliás, sabia que há espécies populares utilizadas para o preparo de quitutes em países como Brasil (sim, é verdade!), Reino Unido e Holanda? Como serão os sabores? Nós lhe dizemos tudo!
Na galeria, fique por dentro das vantagens surpreendentes de comer insetos!
© Shutterstock
Entomofagia
Em 2013, a ONU divulgou o relatório 'Insetos Comestíveis: Perspectivas Futuras para Segurança Alimentar', que apresentou um caso inovador sobre os enormes benefícios da entomofagia: densidade de nutrientes, bem como sustentabilidade ambiental, econômica e social.
© Shutterstock
Nutritivo e delicioso
Os insetos são ricos em proteínas, gorduras saudáveis, cálcio, ferro e zinco. Inclusive, muitos são alternativas mais nutritivas às fontes típicas de proteína animal, como frango, carne bovina, suína e peixe.
© Shutterstock
Insetos têm baixo teor de gordura
Muitas espécies de insetos têm menos de cinco gramas de gordura por porção, o que os tornam excelentes se você estiver de dieta.
© Shutterstock
Uma maneira de combater a obesidade
A combinação de baixo teor de gordura, baixo índice de carboidratos e alta concentração de proteína levou alguns pesquisadores a sugerir que comer insetos pode ser uma forma eficaz de combater a obesidade e suas doenças relacionadas.
© Shutterstock
Insetos são baratos e eficientes
Cultivar e colher insetos consome pouca água e combustível para transporte em comparação com gado e grãos, e é muito mais prático do que criar gado. Por exemplo, 45 quilos de ração produzem 4,5 quilos de carne bovina, mas a mesma quantidade de ração produziria mais de quatro vezes essa quantidade em grilos.
© Shutterstock
Insetos são bons para o meio ambiente
Invertebrados com asas (ou seja, grilos) também emitem significativamente menos gases de efeito estufa do que a criação de gado.
© Shutterstock
Proteína alternativa e sustentável
Para produzir quantidades iguais de proteína, os grilos requerem especificamente 12 vezes menos ração do que o gado, quatro vezes menos ração do que as ovelhas e metade da ração que consome as carnes de frango e suína.
© Shutterstock
É menos perigoso do que comer carne
Os insetos foram erroneamente associados à sujeira e às doenças, mas os pesquisadores afirmam que é menos prejudicial comer insetos do que ingerir carne. Os insetos apresentam um risco muito menor de infectar humanos com doenças zoonóticas do que o gado.
© Shutterstock
Insetos comem alimentos limpos, crescem rápido e têm muitos filhos
Grilos cultivados normalmente consomem ração orgânica à base de grãos junto com frutas e vegetais. Cada mãe grilo põe entre 1.000 e 3.000 ovos em sua vida, e leva apenas sete semanas desde a chocada dos ovos até a colheita!
© Shutterstock
Eles podem ser mortos sem 'traumas'
As condições ideais para o cultivo de grilos envolvem calor (entre 29-35°C), portanto, quando chegar a hora da colheita, você deve reduzir a temperatura. Os insetos diminuem a sua velocidade conforme a temperatura diminui, entrando em algo chamado diapausa, que é uma hibernação mais completa. Eles não gostam de sentir frio, mas não é uma morte 'estressante' para eles.
© Shutterstock
Bom para a economia
Colher e criar insetos é muito barato, o que significa que essa atividade pode impulsionar as economias urbanas e fornecer opções de investimento de baixo capital e tecnologia para as comunidades rurais.
© Shutterstock
Criação de insetos é benéfico em vários aspectos
A criação de insetos proporciona renda para populações marginalizadas, combate a desnutrição e reduz o impacto prejudicial ao meio ambiente.
© Shutterstock
Uma solução para a escassez de alimentos
Em 2050, a população mundial deve chegar a nove bilhões de pessoas e, com o problema das mudanças climáticas impactando na redução de safras, a entomofagia pode ajudar a atender no futuro à grande demanda por alimentos.
© Shutterstock
Qual é o gosto deles?
Algumas pessoas dizem que os grilos têm gosto de uma mistura de castanha de caju e milho doce, e algumas pessoas dizem que esses insetos podem ter sabor parecido com pistache. Quando são salteados com manteiga, sal e cebola, há quem afirme que eles têm gosto de camarão com nozes. Você só saberá mesmo provando!
© Shutterstock
Existem tantas opções
Besouros são os insetos mais consumidos, mas lagartas, abelhas, vespas, formigas, gafanhotos, gafanhotos e grilos também são escolhas populares. Mais de 1.500 espécies de insetos são consideradas comestíveis, cada uma com seu próprio sabor e valor nutricional.
© Shutterstock
Insetos têm uma ampla gama de usos
Os insetos podem ser fritos, cozidos, salteados, assados ou assados com um pouco de óleo e sal. Eles também podem ser feitos em farinha e usados para tudo, desde pão a biscoitos.
© Shutterstock
Comê-los é mais comum do que você pensa!
As pessoas comem insetos em todo o mundo, em cerca de 3.000 grupos étnicos. Ou seja, há mais gente comendo esses bichos do que falando inglês!
© Shutterstock
Dieta de insetos da Tailândia
Os grilos são um alimento básico na Tailândia desde pelo menos 1998, quando o Rei estabeleceu um programa abrangente de cultivo. Mas é possível encontrar todos os tipos de insetos e vermes comestíveis que são tipicamente fritos até ficarem crocantes, salgados e comidos como proteínas em lanches.
© Shutterstock
Insetos doces e salgados do Japão
A culinária no Japão inclui insetos há séculos, mas os japoneses tendem a preferir um sabor salgado e doce aos gafanhotos, que geralmente são cozidos em uma mistura de molho de soja, açúcar, saquê e mirin. Outros pratos incluem pupas de bichos-da-seda fritas e larvas de vespa.
© Shutterstock
Larvas da China
Na China, os glutões podem pedir um prato de insetos de água fervida embebidos em vinagre ou larvas de abelhas assadas e larvas de traça-da-seda fritas, que são ricas em nutrientes como cobre, ferro, riboflavina, tiamina e zinco.
© Shutterstock
Formiga-rainha do Brasil
Alguns restaurantes brasileiros oferecem formigas amazônicas fritas, que supostamente têm gosto semelhante a gengibre ou menta. Dizem que esses insetos têm um gosto especialmente bom mergulhado em chocolate.
© Shutterstock
Cupins de Gana
De acordo com o Terminix, os insetos respondem por até 60% das proteínas da dieta rural africana. Embora o cupim seja considerado uma praga em muitas partes do mundo, esse animal é um lanche nutritivo com proteínas, gorduras e óleos essenciais, que podem ser fritos, torrados ou moídos para fazer farinha de cozimento.
© Shutterstock
Larvas de formigas, gafanhotos e vermes do México
Em certas regiões do México, você pode encontrar larvas de formigas (Escamol, na foto), gafanhotos cobertos de chocolate e vermes cobertos de doces. Ao lado do mezcal, você provavelmente verá sal de gusano, que é sal feito de vermes maguey vermelhos - uma iguaria antiga usada para adicionar sabor desde os tempos pré-hispânicos.
© Shutterstock
Tarântulas fritas e formigas de fogo do Camboja
Embora as tarântulas não sejam tecnicamente insetos, no Camboja você encontrará aracnídeos crocantes ao lado de grilos e bichos-da-seda fritos preparados em uma panela wok.
© Shutterstock
Carne de larva de farinha da Holanda
Alguns cidadãos holandeses estão tentando trazer a cultura da alimentação de insetos para seu país de origem culturalmente diversa usando larvas de farinha em hambúrgueres, almôndegas e até chocolate!
© Shutterstock
Reino Unido
O Reino Unido deu as boas-vindas ao seu primeiro restaurante de insetos em 2015, o Grub Kitchen, que serve criaturas de uma forma deliciosa, desde grilo chipotle defumado à formiga preta e queijo de cabra com azeitona.
© Shutterstock
Estados Unidos
Na América, as empresárias Rose Wang e Laura D'Asaro desenvolveram os "Chirps", que são chips tipo tortilla feitos com farinha de grilo. Essa iguaria não tem glúten, possui ingredientes naturais, não transgênicos e contêm um grilo por chip e 20 gramas de proteína por saco. A crocância e os vários sabores vão fazer você esquecer que está comendo um saco de insetos!
© Shutterstock
Por que as pessoas relutam tanto em comer insetos?
Mesmo depois de ouvirem sobre os benefícios da entomofagia, muitas pessoas ainda relutam em incorporar insetos em suas dietas, mas esses sentimentos melindrosos não vêm de evidências científicas.
Em vez disso, muitas vezes é a cultura particular de uma sociedade que transmitiu o preconceito. Algumas sociedades herdaram a visão de que os insetos são pragas porque interferem nas fazendas.
© Shutterstock
Então, é só sair e começar a comer insetos?
Não, existem certos insetos que você não deve comer (diz o ditado: "Vermelho, laranja, amarelo, esqueça esse sujeito. Preto, verde ou marrom, engula-o"), e alguns insetos podem ter ingerido pesticidas prejudiciais. Felizmente, é possível pedir insetos comestíveis ou até cultivá-los você mesmo.
Leia também: Estranhos hábitos alimentares das celebridades
© Shutterstock
Lifestyle
Alimentos
11/07/24
POR Notícias Ao Minuto
Sabia que cerca de 25% da população mundial come insetos? Entomofagia, a prática de comer insetos, é na verdade mais comum do que a língua inglesa - sim, há mais gente comendo esses bichos do que falando inglês! O problema é que esse hábito demorou a se popularizar no mundo ocidental e por isso nos causa tanta estranheza.
Mas o que é mais surpreendente é que há inúmeros benefícios ao incorporar insetos na alimentação dos humanos. Esses animais contêm muitos nutrientes, poucas calorias e podem ainda ser deliciosos - estamos falando super sério!
Além de ser um aliado para a perda de peso e um corpo mais saudável, esse tipo de dieta é eco-friendly, ou seja, promove ecossistemas mais limpos e ainda pode impulsionar a economia.
Então, se os participantes do 'No Limite', reality da Globo, já tiveram que encarar essas iguarias como pratos exóticos, você pode ficar tranquilo! Aliás, sabia que há espécies populares utilizadas para o preparo de quitutes em países como Brasil (sim, é verdade!), Reino Unido e Holanda? Como serão os sabores? Nós lhe dizemos tudo!
Na galeria, fique por dentro das vantagens surpreendentes de comer insetos!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA