Eleitor vê Trump melhor fisicamente e Biden como mais honesto, diz pesquisa

A menos de quatro meses da eleição, os dois aparecem rigorosamente empatados nas intenções de voto

© Ian Maule/Bloomberg via Getty Images

Mundo EUA 11/07/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A última pesquisa Ipsos mostra que os eleitores americanos veem Donald Trump como uma pessoa melhor física e mentalmente e o presidente Joe Biden como mais honesto e capaz de proteger a democracia. A menos de quatro meses da eleição, os dois aparecem rigorosamente empatados nas intenções de voto.

PUB

 

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

Apenas 13% acham que Biden está bem fisicamente. Outros 44% disseram que Trump está mais habilitado para um novo mandato de quatro anos à frente da Casa Branca. Quando se trata da saúde mental dos candidatos, as porcentagens são semelhantes: 44% acreditam que o republicano está bem e só 14% acham o mesmo do democrata.

Biden é visto como mais honesto e confiável que o rival. Entre os mais de 2.000 entrevistados, 39% disseram ver o atual presidente como honesto e confiável, enquanto 22% afirmaram o mesmo de Trump. Biden também é considerado como alguém que vai proteger a democracia (41% a 35%), representa mais os valores dos eleitores (36% a 31%) e entende melhor os problemas da população (34% a 32%).

Ao todo, 58% acham que Trump e Biden estão 'velhos demais'. Um em cada quatro (28%) acredita que apenas o democrata está velho demais para o cargo, ao passo que 2% têm a mesma avaliação sobre o republicano. Para 11%, nenhum dos dois está velho demais. Trump tem 78 anos e Biden, 81.

Tanto Trump quanto Biden têm 46% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, feita em abril, o ex-presidente tinha 40%; o atual, 38%. O cenário não muda muito quando são incluídos outros candidatos, com Biden somando 43%, Trump alcançando 42% e Robert F. Kennedy Jr., 9%. Cornel West e Jill Stein têm 2% cada.

Em disputa hipotética, Kamala tem ligeira vantagem sobre Trump. O levantamento também simulou um cenário em que a vice-presidente Kamala Harris seria candidata no lugar de Biden. Nesta corrida hipotética, Kamala aparece numericamente à frente de Trump, com 49% das intenções de voto. O republicano tem 47%. Recentemente, em carta ao Partido Democrata, Biden reforçou que segue na disputa.

Pesquisa ouviu 2.431 eleitores entre 5 e 9 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado por The Washington Post e ABC News.

SISTEMA ELEITORAL NOS EUA

Presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral — ou delegados — de seus respectivos estados.

Vencedor precisa conquistar 270 dos 538 delegados. O número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada estado. Por isso, o candidato que recebe a maioria dos votos populares pode não ser eleito, como aconteceu em 2016: na ocasião, Trump não conquistou a maior parte dos votos absolutos, mas sim dos delegados e derrotou Hillary Clinton.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 15 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 21 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 13 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 19 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 21 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 20 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 19 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)