Projeção da CNI de crescimento do PIB é mantida em 2,4% para 2024

A instituição também aponta para aumento de 2,8% no consumo das famílias

© Shutterstock

Economia Crescimento 11/07/24 POR Estadao Conteudo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quinta-feira, 11, que a projeção da entidade para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 foi mantida em 2,4%, de acordo com o Informe Conjuntural do segundo trimestre deste ano.

PUB

 

Por outro lado, houve revisão positiva de 2,1% para de 2,3% na projeção do PIB industrial para este ano. A instituição também aponta para aumento de 2,8% no consumo das famílias. No primeiro trimestre, a expectativa era de 2,5%.

"Embora a previsão da CNI para o PIB seja de manutenção do impulso à atividade econômica, o cenário atual mostra incertezas para esse ritmo de crescimento", cita o documento da CNI.

Outro dado apresentado é expectativa para investimentos em 2024, que aumentou de 2,8% para 4% frente a 2023. O relatório ressalta, contudo, que o crescimento de 4,1% em investimentos verificado no primeiro trimestre, conforme dado do IBGE, foi influenciado pela base de comparação fraca de 2023, quando o indicador caiu 3%. Em contrapartida, há taxas de juros menores na comparação com 2023.

Apesar das quedas apresentadas pela indústria de transformação em maio, com as enchentes do Rio Grande do Sul e as greves no setor automotivo, a CNI avalia que o setor ainda será beneficiado pelo aumento da demanda interna e prevê crescimento de 2,2% em 2024. No início do ano, a expectativa era de alta em 1,7%.

O desempenho da indústria da construção em 2024, que concentra parte dos investimentos, está sendo influenciado por fatores como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelas mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida.

Crédito

Já para o mercado de crédito, a CNI prevê que as concessões totais devem aumentar 6,2% este ano. As reduções da Selic em reuniões passadas do Comitê de Política Monetária (Copom) e o aumento da massa de rendimentos reais são fatores apresentados para esse cenário positivo.

Outra revisão ocorreu justamente na estimativa para a taxa básica de juros no fim do ano. A expectativa da CNI é que a Selic encerre 2024 em 10,5% ao ano, acima dos 9% previstos anteriormente. O número está em linha com a mediana do Boletim Focus, também em 10,50% - patamar atual da taxa.

"A taxa de juros real deve encerrar 2024 com 1,6 ponto porcentual acima da taxa de juros real neutra e a política monetária se manterá em campo restritivo até o fim do ano", disse o relatório.

Agropecuária

Para a CNI, o setor agropecuário deverá registrar queda de 4% em 2024, com revisão para baixo para os resultados da safra de cereais, oleaginosas e leguminosas, com impactos climáticos esperados pelo fenômeno de El Niño.

A instituição verifica que apesar da expectativa para a produção animal ser alta, o desempenho positivo deve apenas "atenuar" a queda da produção vegetal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 18 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica Eleições Há 8 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

politica PABLO-MARÇAL Há 15 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 17 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Maidê Mahl Há 16 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

fama Michael Jackson Há 18 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

justica Pé de Serra Há 16 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 17 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 16 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação

justica MORTE-SP Há 15 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP