Marta, aos 38, tenta levar Brasil de volta ao pódio olímpico: 'É normal haver cobrança'

Maior artilheira em Copas do Mundo, 17 gols em cinco edições, Marta diz que "a alegria é a mesma" em disputar mais uma edição dos Jogos Olímpicos

© Getty

Esporte Paris 2024 11/07/24 POR Estadao Conteudo

Dona de duas medalhas de prata, a jogadora Marta se prepara para sua sexta participação olímpica e tenta levar o Brasil de volta ao pódio da competição após as três últimas edições em que a seleção não terminou entre as três melhores. Apesar de não citar as últimas campanhas, a jogadora disse que é normal haver cobrança.

PUB

 

"A gente vive num país em que o futebol é o maior esporte", afirmou ela, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo. "É normal que haja cobranças. Sabemos do nosso potencial, conhecemos cada vez mais as nossas companheiras e conseguimos entender a cada dia a maneira que nosso professor (Arthur Elias) quer que a gente se imponha dentro de campo."

Maior artilheira em Copas do Mundo, 17 gols em cinco edições, Marta diz que "a alegria é a mesma" em disputar mais uma edição dos Jogos Olímpicos. "É sempre um prazer vestir a camisa da seleção, representar o nosso país numa competição tão grandiosa como a Olimpíada", afirmou a jogadora, que tinha 18 anos quando jogou em Atenas-2004. "Tudo era novo pra mim. Eu estava descobrindo sobre o futebol feminino brasileiro. Já atuava na Suécia, mas tinha pouca oportunidade de estar na seleção.

O Brasil está no Grupo C da Olimpíada, ao Aldo de Espanha, Japão e Nigéria. No A estão França, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia, e o Grupo B é formado por Estados Unidos, Zâmbia, Alemanha e Austrália. Avançam para as quartas de final as duas primeiras seleções de cada grupo e as duas melhores terceiro colocadas.

Tradicionalmente, a disputa do futebol começa antes da Cerimônia de Abertura da Olimpíada. O Brasil estreia no dia 25 de julho, um dia antes do início oficial dos Jogos, contra a Nigéria. Na sequência, a equipe dirigida por Arthur Elias enfrenta o Japão no dia 28 e a Espanha no dia 31.

A Espanha faz sua primeira participação no torneio olímpico feminino, mas chega a Paris como grande favorita ao ouro após o primeiro título na Copa do Mundo, em 2023. "A Olimpíada é uma competição difícil, de muito equilíbrio", afirmou Marta. "Não vai faltar vontade e garra. Estamos trabalhando muito e acredito que teremos a oportunidade de mostrar isso desde o primeiro momento."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Homem acorda em operação para doar órgãos após ser dado como morto

justica Rio de Janeiro Há 12 Horas

Homem tenta atear fogo em homens em situação de rua em Botafogo; VÍDEO

mundo Oriente Médio Há 13 Horas

Sozinho entre ruínas: Vídeo mostra últimos momentos do líder do Hamas

economia Transações Há 10 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

esporte Futebol Há 6 Horas

Messi surpreende e indica jogador inusitado como seu favorito a Bola de Ouro

fama Surfe Há 12 Horas

Vídeo do príncipe Harry surfando na Califórnia viraliza na web

fama Família Há 9 Horas

Após Sabrina Sato revelar gravidez, Duda Nagle diz querer ter mais filhos

economia Dinheiro Há 14 Horas

Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos

politica Ideologia Há 14 Horas

Lula diz que Bolsonaro inventou ser evangélico e que ninguém foi mais de esquerda que Jesus

fama LUTO Há 6 Horas

Robbie Williams fala de saúde mental e diz que estendeu a mão a Liam