Preços de medicamentos vendidos a hospitais sobem 0,16% em junho, afirma Fipe/Bionexo

Os medicamentos, que em proporção considerável utilizam insumos importados, também subiram menos do que o IGP-M, que teve alta de 0,81% em junho

© Getty Images

Economia Remédios 12/07/24 POR Estadao Conteudo

Os preços dos medicamentos adquiridos pelos hospitais acumularam ao longo do primeiro semestre uma alta de 3,87%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), calculado pela Fipe a partir de dados de transações realizadas na plataforma Bionexo. Em junho, o aumento foi de 0,16%, em desaceleração ante a alta de 0,35% em maio frente a abril. No mesmo mês de junho, a variação do IPCA, o índice oficial de inflação ao consumidor, foi de 0,21%.

PUB

 

Os medicamentos, que em proporção considerável utilizam insumos importados, também subiram menos do que o IGP-M, que teve alta de 0,81% em junho. Também variaram abaixo da depreciação de 4,99% da taxa de câmbio.

Nos últimos 12 meses encerrados em junho, comparativamente, o IPM-H acumula uma alta de 0,57%. Na leitura do economista e pesquisador da Fipe, Bruno Oliva, a desaceleração observada nos últimos dois meses não é estranha ao comportamento histórico do IPM-H nos meses seguintes a abril, período em que entram em vigência os reajustes anuais dos preços dos medicamentos.

"Mais especificamente, quando comparado ao comportamento médio do índice em junho de outros anos do histórico, excetuando-se 2020, ano em que os preços apresentaram maior volatilidade em razão da pandemia e os reajustes foram postergados para junho, a variação de junho de 2024 apresentou resultado bastante similar", diz Oliva.

Para o economista da Fipe, a despeito da desaceleração do IPM-H em junho, quando a análise se volta para o primeiro semestre, os resultados do índice revelam uma alta abrangente dos preços entre os grupos terapêuticos, com destaque para medicamentos classificados como sistema nervoso e aparelho respiratório.

O Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) é uma parceria entre a Fipe e a Bionexo para disponibilizar informações de interesse público relacionadas à área de saúde, com foco no comportamento de preços de medicamentos transacionados entre fornecedores e hospitais no mercado brasileiro.

O IPM-H é elaborado com base nos dados de transações realizadas desde janeiro de 2015 pela plataforma, onde são transacionados mais de R$ 17 bilhões por ano no mercado da saúde, ou cerca de 20% do mercado privado nacional.

Leia Também: Investigados por 'Abin paralela' discutiram tiro na cabeça de Moraes, diz PF

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 17 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 20 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 22 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 21 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 21 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 14 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 16 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca