Quem era Thomas Matthew Crooks, o jovem que disparou contra Trump?

O jovem de 20 anos não levou nenhuma identificação para o local do tiroteio e teve que ser identificado por outros métodos.

© US Secret Service

Mundo EUA 15/07/24 POR Notícias ao Minuto

Thomas Matthew Crooks foi identificado como o jovem de 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, Estados Unidos, que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump no sábado, durante um comício republicano.

PUB

 

Segundo a imprensa internacional, o atirador estava num telhado fora do perímetro do comício, usou uma arma do tipo AR-15 e disparou oito tiros antes de ser abatido pelos agentes dos Serviços Secretos. De acordo com as autoridades, Crooks não carregava nenhuma identificação e teve que ser identificado por outros métodos.

"Estamos analisando fotografias neste momento e tentando analisar seu DNA para obter confirmação biométrica", disse Kevin Rojek, agente especial do FBI, durante uma conferência de imprensa.

Mas quem era Thomas Matthew Crooks?

O jovem morava a cerca de uma hora de distância do local do tiroteio, em Butler, e tinha um cadastro limpo. Segundo registros eleitorais da Pensilvânia, a que a CNN Internacional teve acesso, Crooks estava registrado como republicano. Esta seria a primeira eleição presidencial em que ele teria idade para votar. Aos 17 anos, ele fez uma doação de 15 dólares para a ActBlue, um comitê de ação política que arrecada fundos para políticos de esquerda e democratas, destinada ao Progressive Turnout Project, de acordo com um documento da Comissão Eleitoral Federal de 2021.

Após o ataque, o pai de Crooks, Matthew Crooks, 53, disse que estava tentando entender "o que estava acontecendo" e que "esperaria até falar com a polícia" antes de comentar sobre seu filho.

Segundo o Pittsburgh Tribune-Review, Crooks terminou o ensino médio em 2022 na Bethel Park High School e recebeu um prêmio de 500 dólares da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências. Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022 mostra Crooks recebendo seu diploma sob alguns aplausos. Ele aparece de óculos, com a beca de formatura preta, posando para fotos com um funcionário da escola.

Autoridades na residência do atirador

Após a divulgação do nome do atirador, dezenas de veículos policiais foram vistos na residência de Crooks, conforme noticiado pelo USA Today. A área ao redor da residência foi isolada com fita amarela da polícia, e agentes do departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos estavam no local. "É uma loucura que alguém possa fazer isso", disse Dan Maloney, um morador local de 30 anos.

O que aconteceu?

Donald Trump, ex-presidente e candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos, ficou ferido no sábado após um tiroteio em um comício em Butler, Pensilvânia. Duas pessoas morreram, incluindo o atirador. Após os tiros, Trump se abaixou rapidamente enquanto os serviços secretos o retiraram do palco. No momento em que foi retirado, ele ergueu o punho sob os aplausos de seus apoiadores, gritando: "Mantenham-se firmes".

O ataque a Trump ocorreu durante seu último comício antes da convenção republicana, onde será oficialmente nomeado candidato do Partido Republicano às eleições de novembro para a Casa Branca. O ex-presidente foi "examinado em um centro médico local", segundo o porta-voz da campanha, Steven Cheung. De acordo com a Associated Press, os agentes dos serviços secretos levaram cerca de dois minutos desde o primeiro tiro até Trump entrar no carro blindado.

Além das vítimas fatais, dois homens ficaram gravemente feridos. O tiroteio no comício de Trump está sendo investigado pelo FBI como uma tentativa de assassinato do ex-presidente.  

Leia Também: FBI confirma "tentativa de homicídio" de Donald Trump; veja as imagens

Leia Também: Trump lamenta morte de apoiador e diz 'estar ansioso' para falar ao público

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular