Incerteza sobre Datena renova divergência no PSDB sobre Tabata e comando da federação

Na pesquisa Datafolha publicada no inicio de julho, Nunes e Boulos aparecem em empate técnico na liderança, com 24% e 23%. Datena marca 11%, Pablo Marçal (PRTB) tem 10% e Tabata, 7

© Divulgação / Band

Política ELEIÇÕES-SP 15/07/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Mesmo após o lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena em São Paulo, a incerteza sobre o rumo do PSDB na eleição municipal levou a novas disputas e divisões entre os tucanos a respeito do comando da federação PSDB-Cidadania e de uma aliança com Tabata Amaral (PSB) como plano B.

PUB

 

Presidente do PSDB na capital, o ex-senador José Aníbal pleiteou, na última semana, ao presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, o controle da federação PSDB-Cidadania na cidade, que hoje está a cargo do prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, que preside a federação também no nível estadual.

Parte dos tucanos leu o movimento como uma tentativa do ex-senador de definir que o PSDB apoie Tabata caso Datena repita seu comportamento em eleições passadas e desista de concorrer na última hora. Aníbal diz não ter essa intenção e diz que o apresentador está firme na disputa pela prefeitura.

Outros integrantes da sigla, no entanto, não descartam uma desistência de Datena, o que voltaria a opor a ala pró-Tabata, grupo em que Aníbal se encaixa, e a ala que prega apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB). Aníbal é visto, inclusive, como um possível vice na chapa da deputada.

Mas há, entre dirigentes tucanos, quem questione uma aliança com a pré-candidata do PSB, que é apoiadora de Lula (PT) e pode se unir a Guilherme Boulos (PSOL) num segundo turno.

Na pesquisa Datafolha publicada no inicio de julho, Nunes e Boulos aparecem em empate técnico na liderança, com 24% e 23%. Datena marca 11%, Pablo Marçal (PRTB) tem 10% e Tabata, 7%.

Nacionalmente, de olho na eleição de 2026, o PSDB tenta se reconectar com seu eleitor que migrou para o bolsonarismo, reforçar sua oposição ao governo do PT e apresentar um programa de centro-direita -projeto que seria prejudicado na associação com Tabata. Apesar de a deputada ser elogiada entre os tucanos, a leitura é a de que, no PSB, ela está à esquerda do que o PSDB gostaria.

Nesse contexto, parte dos tucanos defende que, na hipótese sem Datena, o PSDB não integre nenhuma coligação e libere seus filiados para fazer campanha para qualquer candidato. Mas toda definição passa pelo comando da federação na capital.

Perillo, presidente nacional da sigla, afirmou à Folha que recebeu de Aníbal uma proposta de composição da federação municipal e que a repassou para Duarte Nogueira, que analisaria o caso enquanto presidente estadual. Ainda não há definição. O prefeito de Ribeirão Preto não atendeu a reportagem.

Segundo Aníbal, relacionar o controle da federação por ele a uma aliança com Tabata é "procurar pelo em ovo". "Nós temos candidato", diz.

O ex-senador tem defendido que o PSDB mantenha algum entendimento com Tabata e que ela e Datena não se tratem como rivais.

Aníbal argumenta que à frente da federação teria agilidade para tomar as medidas burocráticas, como convocar convenções e registrar a chapa de vereadores. "É melhor que a federação fique com quem está operando o partido na cidade diariamente", afirma.

A previsão é a de que Datena inaugure sua pré-campanha com eventos nesta semana -o apresentador confirmou presença na sabatina realizada por Folha e UOL na terça-feira (16).

O PSDB ainda não divulgou a data da sua convenção, que deve ficar para o final do prazo -pela lei, os eventos têm que ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Nos bastidores, políticos da sigla afirmam que Datena pode, sim, desistir antes disso, o que não causaria surpresa.

Nas pré-campanhas adversárias, a aposta também é a de que o apresentador não levará a candidatura adiante.

O lançamento da pré-candidatura de Datena, em junho, teve reação de Tabata, como mostrou a Folha. A deputada ficou contrariada com o que considera descumprimento no acordo para que os tucanos indicassem o apresentador para ser vice dela e subiu o tom com o PSDB.

Em operação acompanhada pela deputada federal, o PSB avisou ao PSDB que, se não receber a adesão do partido na capital paulista, vai retirar o apoio a candidatos tucanos em duas capitais. Foi Tabata quem articulou a migração de Datena para o PSDB, até então filiado ao PSB para ser seu vice. Há relatos de que ela usou os termos traição e desrespeito, em conversas privadas.

Auxiliares da deputada trabalham com a hipótese de que Datena acabará recuando. Sem o jornalista, são citados como nomes que poderiam ser indicados para vice de Tabata, além de Aníbal, o ex-vereador Mario Covas Neto, conhecido como Zuzinha, e o ex-deputado Ricardo Trípoli.

Leia Também: Abin: PF acha arquivo 'presidente' e atribui a Ramagem 'domínio do fato'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Silvio Santos Há 23 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro 14/11/24

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

politica Atentado Brasília Há 18 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 18 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 2 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

politica Brasília Há 23 Horas

Autor de ataque em Brasília visitou STF: 'Deixaram a raposa entrar no galinheiro'

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Calendário Pirelli Há 21 Horas

Calendário Pirelli é revelado e edição marca o regresso da nudez

brasil Belo Horizonte Há 22 Horas

Motociclista morre após ser atingido por raio na Grande BH

fama Celebridades Há 22 Horas

Gente como a gente! Famosos que agora têm empregos normais