Nicolly, uma pequena catarinense de 2 anos, emocionou sua mãe após passar por uma cirurgia nos olhos. A menina, que era cega, conseguiu enxergar pela primeira vez. “Ela me viu e disse: que linda”, conta Diane Pereira, mãe da criança.
PUB
A operação ocorreu em Miami, nos Estados Unidos, em meados de março, como informa o site G1, graças a ajuda de amigos pela internet, uma ONG americana que doou US$ 15 mil (cerca de 55 mil reais), e um corredor de kart de 10 anos deu as passagens, diz a mãe de Nicolly.
Após a cirurgia, Daiane conta que a menina “chorava um pouco na hora de tirar os tampões dos olhos, mas assim que tirou foi visível que ela estava enxergando. Ela olhou tudo ao redor, na sala do hospital. A gente colocou um brinquedo e ela pegou, depois um pacote de lenços”, lembra Daiana, emocionada.
Nicolly nasceu com um glaucoma congênito, um caso grave causado pela elevada pressão intraocular e corria o risco, além da cegueira, de precisar ter os olhos retirados. “O glaucoma dela não tinha controle.”
De volta a sua cidade no litoral catarinense, Piçarras, o quadro da menina, que também não escutava, evoluiu. "Ela está escutando. Antes da cirurgia falava meio embaralhado, agora repete tudo, até canta em inglês com as musiquinhas dos brinquedos que ganhou nos Estados Unidos”, diz Daiana.