Defesa da filha de Leila Diniz diz que Regina Duarte desrespeitou decisão: 'Não fez retratação'

A defesa de Diniz afirma que a execução contra Regina Duarte seguirá enquanto não houver cumprimento efetivo da obrigação determinada na sentença

© <p>Getty Images</p>

Fama REGINA-DUARTE 17/07/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Após Regina Duarte publicar uma mensagem com referências à sua condenação judicial no que seria uma retratação, a defesa de Janaína Diniz, filha da atriz Leila Diniz (1945-1972) e autora da ação de indenização, considerou que a artista não cumpriu o estabelecido e desrespeitou a decisão do juiz com o seu post.

PUB

 

Regina foi condenada a pagar R$ 30 mil em indenização para a filha da atriz e a se retratar pelo uso indevido de uma foto, incluída em um vídeo feito por ela, em apoio à ditadura militar. O registro traz Leila Diniz ao lado das atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Bengell, que protestavam contra –e não a favor de– a censura imposta pelo AI-5.

Segundo a advogada Maria Isabel Tancredo, que representa a diretora e roteirista na ação, Regina contrariou a decisão e não fez retratação alguma na postagem, e sim "uma tentativa de justificar o injustificável". Ela afirma que a ação seguirá enquanto ela não cumprir o que foi determinado pela Justiça.

"É evidente que [Regina] não cumpre com a obrigação de explicitar aos seguidores da atriz que Leila Diniz nunca apoiou a Ditadura Militar e que a fotografia utilizada no conteúdo infringente foi, na verdade, feita em um contexto de oposição ao regime e à censura", diz a advogada sobre o posicionamento da atriz condenada.

"Lembre-se que o vídeo postado era um material em defesa do golpe, às vésperas do 8 de janeiro, com a voz de Jair Bolsonaro defendendo o golpe e a ditadura empresarial-militar, e a foto de Leila Diniz aparecia exatamente no momento em que se dizia que as mulheres foram às ruas para pedir o golpe. Não é uma confusão interpretativa, era uma peça de desinformação. As decisões judiciais não existem para serem burladas, mas para serem respeitadas", conclui.

Procurada pelo F5, Regina Duarte não se manifestou até a publicação deste texto.

A defesa de Diniz afirma que a execução contra Regina Duarte seguirá enquanto não houver cumprimento efetivo da obrigação determinada na sentença. Além da indenização, foi determinado que Regina deveria excluir o vídeo, que já não está mais no ar, e fazer uma retratação, explicando que Leila Diniz nunca apoiou a Ditadura Militar e que a fotografia utilizada no conteúdo infringente foi, na verdade, feita em um contexto de oposição ao regime e à censura.

Leia Também: Regina Duarte se retrata após ser condenada em processo movido por filha de Leila Diniz

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular